Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/11/2021 as 10:30pm

Coluna Inspiração

Terapia da palavra Por preconceito ou total falta de conhecimento sobre o assunto, muitas...

Coluna Inspiração Coluna Inspiração

Terapia da palavra

Por preconceito ou total falta de conhecimento sobre o assunto, muitas pessoas ainda pensam que apenas “gente louca” precisa de ajuda, e que apenas quem sofre um trauma muito grande deve fazer terapia.

É importante esclarecer, no entanto, que terapia nada mais é do que uma excelente ferramenta para compreender os próprios sentimentos e comportamentos, além de oferecer apoio para mudanças que o indivíduo considera necessárias para melhorar a vida e conforto em momentos difíceis.

Cada vez mais presentes em um mundo acelerado, com diversas mudanças ao longo dos anos, muitas pessoas sentem-se frustradas, ansiosas ou, até mesmo, depressivas. Por isso, é mais do que necessário dar a devida atenção à nossa saúde mental.

É através das palavras que podemos ter a possibilidade de nos ouvirmos e assim compreender muita coisa que estava escondida em nossa mente.

Terapia é como popularmente chamamos a psicoterapia psico (mente) + terapia (curar).

Ao contrário do que se pode pensar, a terapia é recomendada para qualquer pessoa que deseja melhorar aspectos emocionais em sua vida e não somente para quem tem algum tipo de transtorno mental. O terapeuta tem a função de auxiliar o paciente na busca por respostas, fazendo-o entender o porquê do surgimento de certos pensamentos e atitudes.

Certamente, você deve conhecer alguém que sofre com algum nível de ansiedade ou estresse. Essas são doenças comuns do nosso século tem como um dos motivos o elevado nível de informação e agitação diária.

Outro aspecto que encontramos em muitas pessoas é a baixa autoestima, que pode ter milhares de explicações na sua vida. Porém, na maioria das vezes, ela é causada por situações que ocorreram no passado. Até mesmo durante a infância, é possível encontrar acontecimentos que deixaram marcas profundas na sua vida adulta e você não se deu conta.

Dessa forma, a melhor maneira de tomar as decisões mais acertadas no seu dia a dia é se conhecendo melhor. Isso vale para tudo: trabalho, família, casamento, estudos, relacionamento com os amigos, entre outros. É como diz a frase escrita na entrada do templo grego de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”.

O autoconhecimento é de extrema importância, pois, a partir dele, conseguimos controlar as nossas emoções. No momento em que descobrimos quem nós realmente somos, sabemos exatamente quais situações merecem ser ignoradas e quais realmente merecem a nossa atenção, nos poupando um grande desgaste emocional. A terapia pode auxiliar nesse processo de recuperação e conhecimento.

A terapia é algo que todos deveriam fazer. Mesmo depois que os problemas mais agudos sejam resolvidos, os profissionais, como os psicanalistas, psicólogos, psiquiatras ou outros terapeutas devem estar sempre presentes em nossas vidas para aprendermos a lidar melhor com o mundo à nossa volta.

Cuide-se e cultive o seu melhor.

Fiquem bem! E até a próxima.

Top News