Publicado em 22/12/2021 as 7:00pm
Coluna Wendel Stein
O PROCESSO CRIATIVO “O cinema é a arte da mentira que através de imagens e sons, às...
O PROCESSO CRIATIVO
“O cinema é a arte da mentira que através de imagens e sons, às vezes, transmitem mais verdades do que nossa própria realidade”
Wendell Stein
Em 2021 publiquei dois novos livros, uma ficção chamada “Danda, o Capa Preta e a Maldição de Scofield”, e o livro jornalístico “O Impacto do Primeiro Contato para a Humanidade”, também foi o ano que completei 23 anos como escritor e diretor audiovisual.
Muitas pessoas perguntam como se dá o processo criativo para escrever um livro, ou produzir um filme. Acho que cada pessoa tem uma explicação diferente para estas respostas, no meu caso tudo começa com a informação que também que também chamo de bagagem cultural. Sem bagagem cultural nenhuma criação é possível, é o acúmulo de informações e experiências que dão munição para escrita. Isso é adquirido lendo livros, quadrinhos, assistindo filmes e séries, e sobretudo através da observação. Na literatura é isso que provoca a catarse criativo, e faz as palavras surgirem, é a exposição de nossas experiências, sensações, pensamentos em coisas, nem sempre táteis, que só a literatura propicia.
Já o cinema para seu processo criativo, começo com sua conceituação, eu defino o audiovisual como a arte da mentira, através de fotos em movimento, que as vezes, transmitem mais verdades do que nossa própria realidade.
O processo criativo surge juntando a bagagem cultural com a experiência e observação pessoal de coisas, momentos e sensações. Com esse processo acumulado no subconsciente, ou em um caderno pautado, é preciso montá-lo, para isso saber os fundamentos da jornada do herói, muito bem explicado nos livros de Joseph Campbel é mais um passo importante para a viabilidade da ficção, pois dá razão a ação, motivação e destino dos personagens.
É claro que os grandes escritores não seguem regras tão rígidas, mas para poder inovar e desenvolver seu próprio estilo é muito importante saber os fundamentos destes mecanismos de criação. Depois de entendê-los, aí sim você pode criar seu próprio estilo, romper barreiras e adentrar no vasto e maravilhoso mundo que é a criação de histórias. O importante é sempre escrever e ler, pois desta forma evoluímos também em nosso estilo e na própria escrita.
Wendell Stein é jornalista, escritor e cineasta. É colunista do Brazilian Times. E-mail: wendellstein@me.com