Publicado em 29/12/2021 as 11:00pm
Coluna Light Up by David Faria
O Natal pelo Mundo A comemoração religiosa do Natal só foi iniciada no século IV quando o...
O Natal pelo Mundo
A comemoração religiosa do Natal só foi iniciada no século IV quando o Papa Júlio I levou a cabo um estudo intensivo sobre a data de nascimento de Jesus Cristo e acabou por estabelecer oficialmente o dia 25 de Dezembro para as celebrações. Durante os três primeiros séculos da nossa era, os cristãos não celebraram o Natal. A festa do Natal foi introduzida na Igreja Romana no século IV e, somente no século V, estabelecida oficialmente como festa cristã. Uma das tradições mais marcantes do Natal é a Árvore de Natal. O mundo inteiro comemora o Natal, sendo que todos possuem maneiras próprias de comemorar.
O Natal na Itália: SAUDAÇÃO: “Buon Natale". O Natal na Itália é cheio de conhecimento ligado ao significado religioso. Quando acaba a ceia, as pessoas esperam a meia-noite jogando cartas, até o momento em que poderão abrir os presentes e ir à Missa da Meia-Noite. As festas se concluem com a "Epifania", dia 6 de Janeiro, dia em que os reis magos deram os presentes ao Menino Jesus.
O Natal na Suécia: SAUDAÇÃO:"God Jul". O Natal na Suécia é dos mais típicos e tradicionais, em especial porque o país está situado no extremo norte da Europa e sempre tem um Natal coberto de neve. Na Suécia é costume enterrar, no dia 25 de dezembro, uma semente de cevada. Quando chega a germinar, o que não é nada fácil, o acontecimento é considerado prenúncio de boas colheitas.
O Natal em Portugal: SAUDAÇÃO: "Boas Festas". O Natal é uma dos festejos mais importantes no país. Em Portugal, as celebrações têm um grande pendor religioso. No entanto, o aspecto mais importante e que predomina é da festa da família, ocasião paracolocar as desarmonias de lado, voltar ao local de procedência e comemorar com os pais, avós e outros familiares. A comemoração religiosa do Natal começa à meia-noite do dia 24 de Dezembro com a Missa do Galo. O objetivo é festejar o nascimento de Jesus Cristo, que a Igreja Católica atribui a este dia. Os fiéis vão à Igreja para a cerimônia, voltando após para a sua casa onde se reúnem para a ceia e abrem os presentes. A denominação de Missa do Galo deve-se à lenda que afirma que um galo cantou nessa hora para anunciar o nascimento de Jesus Cristo.
O Natal na Espanha: SAUDAÇÃO: "Feliz Navidad". O verdadeiro Natal só começa no dia 22 de dezembro que é o dia em que se realiza o sorteio da Loteria de Natal. Este sorteio é o mais importante do mundo pela sua propagação em toda a Espanha. Esse é o ponto de partida do Natal. A tradição da Nochebuena (noite antes do Natal) é totalmente familiar, por costume, os bares e restaurantes não abrem nessa noite. Faz-se uma ceia em família, com menu variado, sendo o mais comum o marisco ou as aves. As sobremesas, são torrões e tortas, alguns doces de origem árabe com amêndoas e mel. Às 12 horas, os católicos praticantes, dirigem-se à igreja para a tradicional Missa do Galo.
O Natal na França: SAUDAÇÃO: "Joyeux Noel". Feirinhas natalinas, concertos nas igrejas, a espera de Papai Noel e os pratos peculiares são algumas das tradições natalinas francesas. Os franceses, como bons mestres da melhor cozinha, preparam com requinte a ceia de Natal. É comum comer patê de fígado de ganso, uma espécie de embutido de cor branca que se chama "boudin blanc” e peru assado. Como sobremesa, se serve “la bûche de Noël”, um pastel em forma de tronco recoberto de chocolate e recheio de creme ou trufa.
O Natal na Alemanha: SAUDAÇÃO:"Frohliche Weihnachten". A Alemanha é o país que, de acordo com os historiadores, viu nascer a árvore de Natal por volta do século VIII e, portanto os pinheiros adornados enfeitam praças e lugares em todas as cidades durante o mês de Dezembro.
O Natal na Polônia: SAUDAÇÃO:"Boze Narodzenie". Para os poloneses, a véspera de Natal é um momento do recolhimento e de harmonia com a família. Na Polônia, as tradições natalinas tem como maior característica a construção de presépios em casas, igrejas, em praças das cidades, e nas vitrines das lojas, assim como nos ambientes de trabalho, entre outros.
NATAL NA LAPÔNIA: SAUDAÇÃO:"Hauskaa Joulua". A região da Lapônia, na Finlândia, consta na história como a terra da lenda do velho Nicolau, o Papai Noel. O mais interessante é que o Papai Noel da Lapônia recebe aproximadamente 700 mil cartas por ano, de cerca de 150 países, com pedidos de presentes, principalmente brinquedos.
Em todo o universo as festividades natalinas apresentam características próprias e culturais, mas em todas elas o sentido de união, amor e paz é o predominante e são estes sentimentos que todos os membros do Brazilian Times desejam aos nossos leitores, amigos e parceiros!
Mensagem deste Colunista
Esta é a última Coluna antes do Natal e meu grande anseio é que possamos viver felizes. Certamente nossas experiências do cotidiano, vivencias e relacionamentos interpessoais influenciam de modo contundente neste meu desejo, que por ser um estado efêmero, acaba comprometido por exemplificadas circunstâncias, mas... sejamos felizes!
Seja com um sabor agradável, aquele que por exemplo me encheu o coração de alegria e que tratei no texto “o que é felicidade” (el helado de dulce de leche de Abuela Goya em BS), por um cheiro que nos remeta a momentos afetivos (sempre que entro em banheiros cuja encanação é de metal o cheiro da água – confesso que pode ser psicológico – me remete à casa de minha avó (in memoriam) Lídia e me sinto tão abraçado, amado)... os motivos são tantos.
Felicidade, tristeza, amor, ódio, são sentimentos que nos acompanham mas que dependem de nós atribuir-lhes o devido valor. Não é fácil lidar com forças antagônicas, mas certamente sempre é mais forte aquilo que alimentamos mais. Alimentemos pois, a felicidade! Deixemo-nos cortar quando necessário e sejamos como já disse Clarice Lispector “como a primavera que renasce cada dia mais bela... exatamente porque não são as mesmas flores”.
Consigno aqui meu agradecimento a todos os leitores, ao Jornal Brazilian Times e toda sua equipe que me orgulho de pertencer e desejo um Natal alegre, com saúde, paz e desejo de que nossa felicidade seja duradoura.
Você Sabia?
Os presentes se tornaram uma tradição do natal, pois os três reis magos levaram incenso, ouro e mirra para serem oferecidos ao rei dos reis, logo após o seu nascimento. As folhas de azevinho, por serem naturais, são o símbolo da vida e trazem boas energias e bons pressentimentos para as pessoas.