Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/01/2022 as 6:00pm

Coluna Flavianny Marques

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DURANTE A MENOPAUSA Toda mulher tem que enfrentar essa "mudança de...

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DURANTE A MENOPAUSA

Toda mulher tem que enfrentar essa "mudança de vida" na época de sua última menstruação. Em média, as mulheres chegam à menopausa aos 51 anos, mas isso pode acontecer mais cedo ou mais tarde. Os sintomas da menopausa variam com cada mulher. Os sintomas comuns incluem ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, distúrbios do sono e mudanças de humor. No entanto, algumas mulheres passam pela menopausa sem nenhum sintoma real.

O que causa a menopausa? Hormônios. Conforme as mulheres envelhecem, seus ovários produzem menos estrogênio e progesterona, dois dos principais hormônios para a reprodução. À medida que os níveis de estrogênio diminuem, um dos primeiros sinais de "transição da menopausa" são os períodos irregulares em que o sangramento é incomumente intenso ou leve; o tempo entre os períodos também pode ficar mais longo.

Ganho de peso com menopausa: Devido à redução dos níveis hormonais e ao processo natural de envelhecimento, muitas mulheres acham mais difícil manter os quilos extras na casa dos 40 e 50 anos. Frequentemente, as mulheres perdem músculos e ganham gordura, principalmente na região da barriga. Fatores de estilo de vida também entram em jogo, mulheres na menopausa tendem a ser menos ativas e ingerir mais calorias do que podem precisar.

Riscos para a saúde associados ao ganho de peso na menopausa: Quando nossos corpos mudam, pode ser desconfortável e pode causar baixa autoestima. O ganho de peso pode estar relacionado a problemas de saúde, incluindo colesterol alto, pressão alta e resistência à insulina.

Evitando uma "crise metabólica da meia-idade": Planeje a desaceleração metabólica natural do seu corpo. Como em qualquer época da vida, não há soluções rápidas quando se trata de perda de peso. No entanto, existem maneiras de evitar uma crise de meia-idade quando se trata de um metabolismo mais lento.

Seja fisicamente ativo: Procure fazer exercícios de fortalecimento pelo menos duas vezes por semana. O treinamento de força não apenas reporá sua massa muscular perdida, mas também ajudará a retardar a perda de minerais em seus ossos, que pode levar à osteoporose. Mais importante ainda, o exercício deve ser divertido. 

Coma bem: Alimentos como vegetais, frutas, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e alimentos com proteínas magras, como feijão e lentilha, contêm os nutrientes de que você precisa e devem constituir a maioria de suas refeições e lanches.  Se você sofre de ondas de calor, experimente reduzir a cafeína e os alimentos picantes. Observe a ingestão de sódio e tente cozinhar a maioria das refeições em casa, em vez de comer fora.

Beba muita água: A água ajuda a mover as fibras pelo sistema, mantém você hidratado e pode atenuar as ondas de calor. Lembre-se de que frutas e vegetais são carregados com água e também com nutrientes que promovem a saúde.

A dieta saudável e os hábitos de exercícios que você adota durante a menopausa a manterão se sentindo bem depois que as ondas de calor, as mudanças de humor e as noites sem dormir passarem.

Flavianny Marques

Top News