Publicado em 18/03/2022 as 4:30pm
Coluna Vanilsa Oliveira
AUTORRESPONSABILIDADE: VOCÊ NO COMANDO Dentre as muitas vantagens de assumir o comando da...
AUTORRESPONSABILIDADE: VOCÊ NO COMANDO
Dentre as muitas vantagens de assumir o comando da nossa vida, está o poder de transformar qualquer realidade. De fato, só conseguimos mudar cenários quando encaramos de frente o desafio e focamos na solução. É óbvio que existem situações difíceis de controlar. Muitas vezes dá vontade de desistir, culpar alguém, correr, sumir. Porém o caminho mais assertivo é assumir o comando da situação, agindo com autorresponsabilidade. Afinal, a vida é sua, só você e mais ninguém é o principal responsável pela direção do seu destino.
ORGANIZANDO O CAMINHO:
Possivelmente você precisa planejar a viagem, ajustar a rota, prever os possíveis desafios e se abastecer de coragem. Os imprevistos, as tempestades e os obstáculos, todos nós sabemos que faz parte da jornada. A grande sacada, é estar ciente da autorresponsabilidade, assumir o comando da viagem até o destino.
EXPANDINDO A CONSCIÊNCIA
O fato de seus olhos estarem abertos nem sempre significa que você esteja acordado, afinal, a diferença entre os resultados que você obteve na sua vida e os resultados que gostaria de obter, nada mais é do que o reflexo do que você tem feito e do que você deveria fazer. Preste mais atenção no seu redor e você perceberá o que precisa ser mudado. É neste ponto que ocorre a expansão da consciência, onde as portas se abrem e o milagre acontece!
PRATICANDO AUTORRESPONSABILIDADE:
Sua situação atual é fruto de seus pensamentos e sentimentos, hábitos e ações. Sim, você é fruto das suas escolhas! Nada, absolutamente nada, acontecepor acaso! Sim, você permitiu de alguma forma que isso acontecesse. Seja por medo, omissão, negligência, imaturidade. Enfim, nem adianta culpar os outros ou se fazer de vítima! A decisão mais sábia é assumir as próprias responsabilidades. Se necessário, busque ajuda ou aprimoramento. Porque qualquer realidade pode ser transformada, basta querer!
No livro “O poder da autorresponsabilidade”, Paulo Vieira, cita algumas leis, selecionei 3 delas que considero essenciais:
1- Se é para buscar culpados, busque solução - A maioria das pessoas culpam os outros por seus próprios erros, e que a necessidade de mudança é sempre dos outros. Por exemplo, o seu negócio deu errado, ao invés de culpar o mercado, você já se questionou em reavaliar seu posicionamento e entregar mais valor aos seus produtos e serviços? Enquanto você permanecer com a mesma mentalidade e atitudes, dificilmente sua vida ou negócio irá mudar.
2- Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor - Enquanto você agir como vítima, sempre irá ser passageiro, jamais comandante. Porque você precisará ser guiado, direcionando ou socorrido. Assuma de uma vez por todas, ser comandante! Tenha autorresponsabilidade, inove e aja como um vencedor.
3- Se é para justificar os seus erros, aprenda com eles - Muitas pessoas fogem dos seus erros e evitam falar deles, mas até os melhores profissionais do mundo cometem erros, a diferença é que eles encaram o erro como uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento. Reconhecer os próprios erros é um ato de humildade e também de autorresponsabilidade.
“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.” Chico Xavier
Pense nisso!
www.facebook.com/vanilsasilvanomentoriaempresarial
https://www.instagram.com/vanilsasilvano
https://www.linkedin.com/in/vanilsasilvano