Publicado em 1/04/2022 as 8:00pm
Coluna Francisca Benvenuto
Você precisa saber a diferença entre o SER e o TER, entre Preço e Valor . São...
Você precisa saber a diferença entre o SER e o TER, entre Preço e Valor .
São conceitos que estão diariamente presentes em nossa vida, andando lado a lado no imaginário popular como se fossem sinônimos, mas na verdade são bem diferentes.
Se responda :
A gratidão tem preço ou valor??
Realização profissional tem preço ou valor?
Você vale o que tem ? Ou o seu SER te completa ?
Seu conhecimento tem preço ou valor?
Sua paz ? Preço ou valor ?
Na construção de seu capital intelectual você consegue avaliar a diferença?
O preço se diz respeito a algo tangível, ou seja, ele é expresso por um número e simboliza a soma dos custos para desenvolvimento do produto/serviço e a margem de lucro do negócio. Já o valor é algo muito mais abstrato, subjetivo e que varia de pessoa para pessoa, pois envolve afeições, sentimentos e experiências. É sobre a importância que aquele serviço ou produto tem na vida de cada um.
Mas e quanto ao capital humano, ele tem valor ou preço? É possível precificar o esforço de um profissional para compreender determinada área do conhecimento e fazer ela ser útil em nossas vidas? Como precificar as noites em claro se dedicando ao aperfeiçoamento? O serviço de um fotógrafo pode ter preço para alguém que queira apenas guardar as fotos 3x4, mas pode ter um valor imensurável para uma mãe que quer realizar o ensaio fotográfico de 1 mês do filho.
Eu, Francisca, acredito que o trabalho humano tem valor, ele envolve muito mais que uma conta de gasto x lucro. É sobre fatores não precificáveis, sobre experiências, sobre a pessoa por trás de tudo. Em conversa com Alessandra Ribeiro, profissional de alta performance feminina, a mesma afirmou que entende que:
“Na sociedade atual que vivemos existe uma linha muito fina que separa aquilo que tem preço e aquilo que tem valor.
Por exemplo, a FELICIDADE, um valor buscado por toda humanidade, é facilmente confundida com aquilo que tem preço, pois o material , tangível e limitado é sugerido como única e real condição para que o homem seja feliz.
Assim como a felicidade, nossos valores mais nobres devem transcender a nós mesmos e atingir a outras pessoas, ou seja, quando os utilizamos para beneficiar mais pessoas, além de nós mesmos.
E nesta dinâmica poderosa, revela-se a maior conquista que o homem pode ter e exercer a do amor ao próximo e isso não tem preço, só tem valor”.
Estamos em uma era competitiva, por isso a importância em “ agregar valor” ao serviço e produto. Lamentavelmente a economia aquece com eventos sazonais cujo argumento de venda se agarra ao que deveria ter valor , como dia da mulher , dia das mães, dia dos pais etc…
Parece que não, mas, tudo isso tem ligação com essência e com a nossa imagem, cuide da sua , vista-se de você ! Autenticidade tem valor , uma bolça GUCCI tem preço e valor , sem você ela perde valor, consequentemente, preço.
PÉROLAS DA CHICA
“O valor mora onde a essência e autenticidade fazem morada .
Capital humano, não se precifica , se valoriza por ser um gerador de valor . Quem sabe Ser, não se abala pelo que nao Tem “.
Mentora se Pessoas e negócios
Priscilla Caminha é carioca , CEO da AO CONSULTORIA EMPRESARIAL, é uma profissional com um Capital Humano gerador de valor coordenadora editorial do livro Mulheres que inspiram 2
Um livro para inspirar, motivar, ativar, transformar!
Mulheres que Inspiram 2 ,tem como objetivo mostrar, de forma clara e real, que nós, mulheres, possuímos todas as ferramentas necessárias para alcançarmos o sucesso, impactando o nosso futuro e fazendo a diferença na vida das pessoas. Além disso, mostrar que é possível voar ainda mais alto e ser uma realizadora, de propósito e com propósito, plena e feliz.