Publicado em 6/04/2022 as 2:30pm
Coluna Flavianny Marques
Comer bem não é complicado Comer bem não precisa ser complicado. Comece a construir um...
Comer bem não é complicado
Comer bem não precisa ser complicado. Comece a construir um prato saudável escolhendo frutas e vegetais, grãos inteiros, proteína magra e laticínios com baixo teor de gordura, alimentos que são embalados com os nutrientes de que você precisa, sem muitos açúcares adicionados, sódio e gorduras sólidas.
Foco na variedade: Escolha uma variedade de alimentos de todos os grupos alimentares para obter os nutrientes de que seu corpo necessita. Frutas e vegetais podem ser frescos, congelados ou enlatados; Coma mais vegetais verde-escuros, como folhas verdes e brócolis, e vegetais laranja, incluindo cenoura e batata-doce; Varie suas escolhas de proteínas com mais peixes, feijões e lentilhas; Procure comer pelo menos 85 gramas/dia de cereais integrais, pães, biscoitos, arroz ou macarrão.
Procure alimentos com baixo teor de gordura saturada e gordura trans para ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas; Aproveite a maior parte das gorduras que você ingere, óleos mono e poliinsaturados; Verifique o rótulo de informações nutricionais na embalagem dos alimentos.
Opte por carne moída magra, peru, frango, peixe, feijão, lentilha e tofu. Reduza o consumo de carnes processadas, como cachorros-quentes, salame e bacon; Grelhe, asse ou cozinhe no vapor os alimentos em vez de fritar.
Escolha alimentos e bebidas com pouco ou nenhum açúcar adicionado: Beba principalmente água e opte por suco de fruta 100% em quantidades moderadas; Adicione limões, limas ou pepinos à água ou beba água gaseificada sem açúcar; Coma frutas frescas como sobremesa com mais frequência do que bolos, biscoitos ou doces; Compre alimentos com pouco ou nenhum açúcar adicionado, incluindo cereais integrais sem açúcar.
Reduzir o sódio: Use ervas e temperos para temperar os alimentos em vez de sal; “Segure o sal” ao cozinhar macarrão, arroz e vegetais; Leia o rótulo de informações nutricionais para comparar o teor de sódio de alimentos ricos em sódio, como alimentos pré-fabricados, refeições congeladas, pão, sopas enlatadas e vegetais.
A maioria de suas escolhas alimentares deve ser embalada com vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes. Fazer escolhas alimentares saudáveis e ser fisicamente ativo pode ajudá-lo a se sentir melhor.
Flavianny Marques