Publicado em 6/04/2022 as 6:30pm
Coluna Wendel Stein
O tempo passa e nós passamos “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se...
O tempo passa e nós passamos
“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. Dalai Lama
Nem parece verdade, mas o ano 2000 chegou há pouco mais de 22 anos, e o futuro já se tornou passado, com a velocidade conhecida que o tempo possui. A tecnologia deu saltos significativos, assim como os costumes e lutas pelas causas sociais de gênero e raça. Mas e a humanidade será mudou?
Devemos entender, que muito do que ocorreu na sociedade foi graças a evolução tecnológica, principalmente com a invenção dos smartphones e a popularização da internet.
O conceito de humanidade passou a ter um destaque maior, e uma busca mais incisiva por direitos iguais, surgindo movimentos sociais (que não seriam possíveis há 20 anos atrás), que lutam pela maior igualdade entre classes sociais, raças e opções sexuais.
No entretenimento, o VHS e os LPS terminaram dando lugar ao DVD, Blu-ray e aos cds, que também, em um curto espaço de tempo, foram substituídos pelo streaming. Então vieram o youtube, facebook e instagram alterando a forma de relacionamento e definições de amizade.
Esse choque tecnológico fez com que a maior necessidade das pessoas fosse a comunicação instantânea. Um costume nocivo e viciante, tal como o açúcar, o cigarro e as drogas. Isso levou praticamente ao fim os jornais e revistas impressas, que não acompanhavam a velocidade da informação.
Alguns estudos já demonstram que os saltos tecnológicos foram muito mais rápidos do que o ser humano poderia absorver, surgindo, inclusive, casos de ansiedade e depressão entre jovens e adolescentes. Com a pandemia da Covid, a acessibilidade tecnológica deu outro salto, desta forma, pessoas acima dos 60 anos, aprenderam a usar os recursos como WhatsApp e videoconferências, para manter contato com familiares e amigos. Até atendimentos médicos começaram a serem feitos via vídeo.
O mundo venceu as mortes causadas pela pandemia, sobretudo, com a união da ciência. Mas não conseguiu reduzir a fome, e as diferenças sociais. Com a Guerra na Ucrânia, o mundo se mostrou frágil, e os países sem ação para defender uma invasão criminosa, com o medo de iniciar uma nova Guerra Mundial.
O mundo ainda é um lugar perigoso, ainda distante daquele universo de Paz, imaginado por Gene Roddenberry em Star Trek, nos anos 60, mas caminhamos, com fé no futuro e nas pessoas.
Wendell Stein é jornalista, cineasta e colunista do Brazilian Times. E-mail: wendellstein@me.com