Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/07/2022 as 9:00pm

Coluna Esporte Total

Coluna Esporte Total

Deu “zebra” em Silverstone

Sainz peita Ferrari e vence pela primeira vez


O espanhol Carlos Sainz da Ferrari deu o ar da graça. Depois de uma carreira pautada pela insistência e persistência ao longo de 8 anos e150 GPs, Sainz provou no fim de semana em Silverstone, que o ditado popular está vivo: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

E foi assim que o fim de semana na Grã-Bretanha coroou a excelente performance do espanhol. Tudo começou no sábado com pista molhada, onde ele cravou sua primeira pole da carreira. Mas, o sonho que durava 8 anos estava reservado para o domingo. O piloto da Ferrari, com 150 GPs na carreira, mesmo tendo a sombra ao seu lado ( na largada ) do atual campeão Max Verstappen, e sendo forçado pela equipe a ceder posição na pista para seu companheiro Charles Leclerc, foi a luta e conquistou sua primeira vitória merecida na carreira.

A expressão “Deu zebra em Silverstone”, é fundamentada no que já falei reiteradas vezes aqui nesta coluna em relação ao atual campeão ( Verstappen só perde na temporada por quebras no carro ou abandono ).
Se formos levar em consideração o critério fundamental de uma competição de regularidade, entendemos que: A regularidade, aliada ao melhor carro, melhor piloto da temporada e atual campeão, o esboço de texto das redações dos jornais já estavam preparados para noticiar a vitoria de Max Verstappen depois de tomar a frente por duas vezes na corrida.
Ledo engano. “A zebra estava solta”. Embora Max tenha tido um início espetacular, tomando a ponta na largada e na relargada, o imponderado aconteceu como nos dois primeiros GPs da temporada. Detritos deixados na pista devido o grave acidente “cinematográfico” com o chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo), danificou a traseira do carro do atual campeão tirando o equilíbrio aerodinâmico causando perda de potência. Max, num sacrificio dramático, vendo todos passarem por ele, mesmo assim conseguiu arrastar seu “Touro Vermelho” ao 7º lugar marcando 6 pontos e mantendo a liderança absoluta do campeonato.


Pérez põe Hamilton no “bolso”

Silverstone tinha tudo para ser uma grande decepção para o mexicano da Red Bull Checo Pérez. Logo na largada, num toque com Leclerc, Pérez teve sua asa danificada tendo de retornar ao box. Depois da parada, ele recomeçou em último tendo que escalar todo pelotão para conquistar um merecido 2º lugar no pódio.
Mas, o que marcou a espetacular performance de Checo em Silverstone, foi a disputa com a Mercedes de Hamilton e a Ferrari de Leclerc. Com Hamilton teve um gostinho a mais. O autódromo com aproximadamente 200 mil pessoas, vibravam quando o piloto da casa passava o mexicano. Porém, Checo que fez uma bela corrida de recuperação, estava com a “faca nos dentes”, e deu um show de pilotagem e colocou Hamilton e Leclerc no “bolso”, dando o troco sempre que era ultrapassado, tomando o segundo lugar no pódio.

Curioso mesmo é que a Mercedes tentou junto a FIA mudar a regra do jogo praticamente no meio da competição há duas semanas, reclamando do efeito “porpoising”, o fenômeno aerodinâmico que faz o carro de Fórmula 1 quicar em grandes retas, especialmente após ver Lewis Hamilton com dificuldades de sair de seu carro, com “supostas” dores em todo o corpo após a corrida. O fato comentado no paddock de Silverstone, é que num passe de mágica, os carros da Mercedes ficaram competitivos e pararam de quicar tanto como antes. Enfim, o foto é que no circo da F1 vale “quase tudo” para tentar manter a hegemonia e tentar esconder a falta de competência da equipe. Tanto é que recentemente Hamilton pelo rádio disse que a equipe tinha dado a ele uma “merda” de carro.


Zhou salvo pelo halo

Foi de tirar o fôlego. Zhou protagonizou um dos acidentes mais arrepiantes da Fórmula 1 nos últimos tempos no domingo (3), em Silverstone. As imagens impressionam, mas felizmente o piloto chinês saiu ileso e está apto a participar no próximo Grande Prémio da Áustria.

Zhou levou um toque na traseira que o fez capotar, e deslizou cortando o asfalto e caixa de brita, só parando depois de romper a barreira de pneus e ficar de lado entre a proteção de pneus e a tela que separa do público.

A corrida foi interrompida após a colisão com bandeira vermelha que durou quase uma hora. “Estou bem, tudo certo”, o “Halo me salvou hoje. Obrigado a todos por suas mensagens gentis.” disse Zhou no Twitter após ser atendido no centro médico do autódromo.

O halo de titânio foi introduzido pela Fórmula 1 em 2018, inicialmente devido a alguma resistência dos pilotos que não gostavam da aparência do anel de proteção ao redor do que antes era um cockpit completamente aberto. Desde então, foi creditado por salvar várias vidas em incidentes graves.

Equipes de emergência chegaram rapidamente ao local para resgatar o novato chinês. As fotos mostravam como ficou destruído o carro, inclinando em ângulo no espaço entre a cerca e a barreira com o Helo protegendo o capacete do piloto.

A Fórmula 1 retorna já no próximo final de semana, com a disputa do GP da Áustria, no Red Bull Ring, marcado para acontecer no dia 10 de julho.

Coluna: Esporte Total
Texto by: Roberto Vieira
Jornalista e Comentarista Esportivo



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Top News