Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/07/2022 as 11:30am

Coluna Flavianny Marques

Coluna Flavianny Marques

DOENÇA RENAL E DIETA

Se seus rins não estão funcionando como deveriam, seu médico indicará um nutricionista, que irá prescrever um plano alimentar com quantidades diárias específicas de proteína, sódio e potássio. Manter esses nutrientes sob controle pode ajudar a evitar que a doença renal piore.

Proteína: A proteína ajuda a construir, reparar e manter todas as células do seu corpo e pode ser usada para fornecer energia, se necessário. Quando seus rins não estão funcionando bem, eles não conseguem lidar com tanta proteína. É muito importante que você coma carboidratos e gorduras suficientes para fornecer ao seu corpo toda a energia que você precisa. A proteína limitada que você come será usada para construir e reparar suas células. Seu novo plano alimentar precisará incluir o equilíbrio certo de proteínas, carboidratos e gorduras. As principais fontes de proteína incluem carnes, aves, peixes, ovos, leite, feijão e nozes. Pães, cereais, sementes e vegetais também contêm alguma proteína.

Sódio: O sódio pode aumentar sua pressão arterial e fazer com que você retenha líquidos. Para pessoas com doença renal, sódio e líquidos extras podem se acumular no corpo, o que pode afetar o coração e os pulmões. Seu novo plano alimentar pode incluir um limite diário de sódio. O sódio é encontrado no sal e na maioria dos alimentos processados. Certifique-se de verificar os rótulos de informações nutricionais quanto ao teor de sódio. Verifique também os rótulos dos substitutos do sal antes de usá-los; muitos contêm potássio que também pode precisar ser limitado.

Potássio: Assim como o sódio, o potássio deve permanecer equilibrado em seu corpo. Se seus rins não estiverem funcionando bem, os níveis de potássio no sangue podem aumentar. Altos níveis de potássio afetam seu ritmo cardíaco, portanto, seu novo plano alimentar pode incluir um limite de potássio. O potássio é encontrado em muitas frutas e vegetais, feijão, nozes e laticínios. Os fabricantes de alimentos também serão obrigados a incluir a quantidade de potássio em seus produtos nos novos rótulos de Informações Nutricionais.

Um profissional também pode ajudá-lo com outros aspectos de sua ingestão de alimentos e bebidas para garantir que você obtenha a nutrição necessária. Esses incluem:

Calorias Totais. A ingestão de calorias é importante para manter seu peso em uma faixa saudável.

Fósforo. A função renal deficiente pode fazer com que os níveis de fósforo subam no sangue. Por essa razão, uma restrição de fósforo pode ser necessária.

Cálcio. Um alto nível de fósforo em seu corpo diminui a disponibilidade de cálcio para seus ossos. Seu plano alimentar precisará oferecer o equilíbrio certo entre fósforo e cálcio.

Vitaminas e Minerais (particularmente do complexo B, vitamina C, vitamina D, ferro e zinco). Limitar certos tipos de alimentos para aliviar a carga de trabalho em seus rins pode deixar você sem certas vitaminas e minerais.

O nutricionista pode ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar adequado para você, enquanto o ajuda a gerenciar sua doença renal.

Flavianny Marques

Top News