Publicado em 3/09/2022 as 12:00am
Coluna Arilda Costa
Yara Tupynambá celebra 70 anos de carreira em Nova York Aos 90 anos, artista plástica mineira...
Yara Tupynambá celebra 70 anos de carreira em Nova York
Aos 90 anos, artista plástica mineira faz sua primeira exposição solo na Capital do Mundo
Uma exposição em Nova York, organizada pela galeria Saphira & Ventura, em Manhattan, vai celebrar os 70 anos de carreira e os 90 anos da artista plástica mineira Yara Tupynambá.
Conhecida por seus temas que exploram sobretudo a natureza, o interior do Brasil e as suas raízes em Minas Gerais, a artista vai expor solo na cidade pela primeira vez.
Para admiradores da arte, a mostra é uma oportunidade de vislumbrar a longa trajetória de Tupynambá através das 12 obras que estarão expostas sob um tema que explora a Mata Atlântica brasileira.
Com curadoria de Alcinda Saphira, a exposição terá sua recepção inaugural na sexta-feira, 1º de setembro de 2022, das 18h30 às 20h30 e ficará em cartaz até 12 de setembro de 2022, na Galeria Saphira & Ventura, localizada na 4 W 43rd St. #416 Nova York, NY.
Tupynambá estará em Nova York para prestigiar os convidados da exposição com sua honrosa presença na noite de inauguração.
A exposição tem patrocínio de Alf Investing, AproMed USA, AproMed Brasil, Share, e Maria Madalena.
Sobre a artista
Yara Tupynambá, nascida em 2 de abril de 1932, em Monte Claros, Brasil, é uma artista plástica que começou a carreira estudando com os artistas brasileiros Alberto Guignard e Oswaldo Goeldi.
Ganhou uma bolsa para estudar no Pratt Institute em Nova York, onde recebeu ampla formação e pôde expor seu trabalho a novos mercados.
Ao longo da sua carreira, as peças de Tupynambá sempre chamaram atenção pelo uso notável da técnica e da narrativa com que ela capta o espírito do campo e dos brasileiros de uma forma que parece tradicional, mas surpreendentemente contemporânea.
Participante de diversos salões e bienais de arte moderna, já fez exposições individuais em renomadas galerias e institutos culturais do Brasil.
Tupynambá foi selecionada para representar a arte mineira em diversas ocasiões e participou de exposições coletivas internacionais de arte na América Latina, Estados Unidos e Europa. Ela também já recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Nacional de Pintura.
Ela tem sido um nome significativo tanto em sua cidade, Minas Gerais, quanto no meio artístico brasileiro.