Publicado em 3/09/2022 as 6:00am
Coluna Francisca Benvenuto
Síndrome do impostor: o que é e como pode atrapalhar a sua vida pessoal e profissional. ...
Síndrome do impostor: o que é e como pode atrapalhar a sua vida pessoal e profissional.
Síndrome do impostor é como os especialistas se referem à crença persistente de que a pessoa chegou ao ponto onde você está não através de suas próprias habilidades ou trabalho duro, mas tendo sorte e basicamente enganando as pessoas para que elas pensassem que você é melhor do que você é. Seria as redes sociais um patrocinador dessa causa?
Impostores
Então, se você se sente uma fraude no trabalho, na escola ou na vida, aqui estão algumas dicas sobre como parar com isso e arrasar.
Quando você recebe um elogio sobre uma tarefa bem executada, você responde imediatamente com algo do tipo: “ah, não foi nada”? Ou você realmente acredita que não é capaz de nada e pensa que alguém poderia ter feito melhor do que você? Se a sua resposta foi positiva, atenção: este pode ser um indício de síndrome do impostor.
Renomados profissionais de sucesso como Michelle Obama, Neil Armstrong, Maya Angelou e Tom Hanks já falaram abertamente sobre suas experiências com à síndrome do impostor, que acomete homens e mulheres igualmente.
Se você acredita verdadeiramente que não é boa o suficiente, se apesar de conseguir bom resultados você não se vê pertencente e acredita que suas conquistas aconteceram por sorte ou por qualquer outro motivo menos através de você. Nome disso é crença limitadora das suas capacidades, habilidades e o não merecimento.
Isso pode ter iniciado na infância devido ao alto nível de cobrança principalmente para os tímidos .
Principais sinais da Síndrome do impostor:
1- Sensação de não pertencimento
3- Procrastinação
3- Autossabotagem
4- Ingratidão
5- Autocrítica excessiva
7- Comparação com os outros
8- Não se reconhecer capaz
Como combater:
verificar se os maus pensamentos que você tem sobre si podem ser comprovados;
avalie o próprio trabalho com um olhar técnico, como quem vê externamente;
faça uma pesquisa de satisfação com seus clientes, amigos ou líder;
peça feedback para pessoas que tenham contato com seus projetos, seu trabalho;
não acredite nas mentiras que você conta sobre você.
ATENÇÃO!
Somente um profissional qualificado pode diagnosticar um problema dessa natureza. Se sentiu alguns desses sintomas procure ajuda.
________________________________
#perolasdachica
Você não é uma fraude.
Já é um bom começo parar de se comparar, caso você se pegue encontrando muito mais capacidade no outro do que em você talvez esteja na hora de ter um pouco mais de intimidade com o criador. Medite em oração, o nosso criador não costuma errar nas escolhas.
Você não é um impostor, impostor de fato são esses pensamentos assassinos que querem te fazer acreditar nisso.
Seja diferente dos iguais, a liberdade real está em nossa capacidade de autoaceitação.
Respeite-se!
DICA DE LEITURA
Em Pare de se sabotar e dê a volta por cima, Flip Flippen mostra a importância do autoconhecimento para se alcançar a satisfação pessoal e sucesso profissional.