Publicado em 14/09/2022 as 1:30pm
Coluna Ser Voluntário
Coluna Ser Voluntário
Como o voluntariado pode vender sua causa
Falar de voluntariado faz com que muitos gestores de OSC’s torçam o nariz, pois ainda tem dúvidas se devem ou não abrirem vagas para estes trabalhadores.
Quero deixar claro logo de início que minha modesta opinião é que sim, devem se render a ter voluntários em sua organização, visto todos os pontos positivos que eles trazem consigo.
Bom vamos deixar claro outra coisa, fazer a gestão de gente, voluntário ou não dá trabalho, portanto com voluntários é a mesma coisa, tem que ter gestão, tem que ter paciência e tem que saber lidar, aplicando isso tenha certeza sua causa tem muito a ganhar com um bom grupo de voluntários.
O voluntario dentro de sua causa, é um propagador orgânico do trabalho desenvolvido pela organização, quantos mais voluntários, mais publicidade de graça para sua causa. Oba então vamos lotar de voluntários que teremos muita propaganda. Calma, muita calma nesta hora. Já disse que tem que ter gestão do grupo, sem gestão, corre o risco de ter uma propaganda negativa, e tenho certeza de que isso você não quer.
A propaganda positiva, desejável, só virá com um grupo bem orientado, bem capacitado para suas atividades, bem acompanhando, bem reconhecido, somente assim você terá o reconhecimento de quem você reconheceu e isto virá em forma de atração de novas pessoas e de possíveis parceiros para sua causa.
Não adianta querer que algo feito de qualquer jeito, gere um bom resultado. Tem que saber escolher seu voluntário, tem que ter seleção, tem que ser bem capacitado para entender a missão da OSC, bem como tudo que ela entrega a sociedade, saber sobre seus dirigentes, suas fontes de recursos e sobre o publico atendido, tem que viver transparência no trabalho, tem que fazer com que o voluntario sinta-se como parte da equipe e não como um acessório.
O tempo e o talento do voluntário devem ser exaltados, na medida correta, nem mais nem menos do que realmente é importante e necessário, cabe lembrar que seu colaborador também deve ser reconhecido e lembrado, cuidado para não focar no voluntário e esquecer do restante do grupo que é fundamental para o bom caminhar da organização.
Isto posto, deixo minha sugestão de que o voluntário bem gerido vai fazer um trabalho muito bom de “vender” sua causa da melhor forma e esta forma é a gestão que vai dizer como faz. Então vamos aproveitar da melhor forma possível estes trabalhadores e seus talentos.
Fonte: Por Roberto Ravagnani