Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/09/2022 as 5:30pm

Coluna Francisca Benvenuto

Coluna Francisca Benvenuto

EMPREENDEDORISMO FEMININO ou MASCULINO?

Avaliem comigo, se EMPREENDEDOR é substantivo masculino e quer dizer pessoa que possui capacidade para idealizar projetos, negócios ou atividades; pessoa que empreende, que decide fazer algo difícil ou trabalhoso.

O que seria EMPREENDEDORISMO FEMININO?

A quem defenda que é o movimento que reúne negócios idealizados e cansados por uma ou mais mulheres. Em um sentido mais amplo, também pode ser entendido como iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro de empresas. 

Sendo assim, podemos separar o empreendedorismo em MASCULINO ou FEMININO, podemos? 

Para hoje vou esquecer essa defesa aparentemente feminista e trazer alguns tipos de empreendedorismo que serve tanto para ele como para ela, a forma de gestão tem muito mais a ver, pelo meu ponto de vista como estilo de liderança e não pelo sexo de quem gere um negócio.

Um estudo da Kauffman Foundation denominado Fontes de Esperança Econômica: Mulheres Empreendedoras, em tradução livre, aponta que homens e mulheres abrem empresas pelos mesmos motivos, enfrentam desafios semelhantes. Outros estudos, como o Gender- GEDI, que é o único índice global que mede a atuação das mulheres empreendedoras, nos mostram que as mulheres têm características próprias ao empreender e que compreender essas diferenças é um passo importante para fomentar negócios mais inovadores. 

Conheça quatro tipos de empreendedores e descubra o seu.

1. Empreendedor cético. 

O cético é um dos tipos de empreendedores mais mal vistos no mundo dos negócios. Ele é tóxico quando a pessoa concentra sua energia em colocar a prova o sucesso alheio do que investir no próprio. Ele consegue ser positivo quando alia a sua visão crítica a sua criatividade, conseguindo assim, se esquivar dos erros. Favorecendo o seu negócio.

2. Empreendedor imitador

O empreendedor imitador é um perfil perigoso: tudo o que ele faz é buscar por negócios já existentes ou estratégias que já tiveram sucesso e copiá-las para o seu negócio. Esse perfil com essa conduta pode lidar facilmente com situações de plágio entre outros problemas. Esse tipo de perfil está fadado ao fracasso, pois, toda história de sucesso tem uma história de superação.

3. Empreendedor pesquisador

Com grandes chances de sucesso, esse perfil possui grandes possibilidades de sucesso em seu negócio. Esse perfil busca estudar, alinhar possibilidades com ações estratégicas, busca aprender antes de fazer, pesquisar é seu ponto forte, desta forma se torna um empreendedor com bagagem técnica com uma visão sistêmica do negócio. Um caçador de possibilidades que infelizmente é percebido como problemático quando não sai da teoria. Ele normalmente precisa de ajuda para implantar o lado prático.

4. Empreendedor Carismático

O empreendedor carismático, tem destaque por suas qualidades nos relacionamentos interpessoais. Possuem muita habilidade para influenciar e conquistar pessoas, esse perfil é um facilitador de parceria e consegue atrair investidores e sucesso nos negócios.

Esse perfil precisa tomar cuidado para não acreditar que seu carisma é o grande sustentador do seu negócio bem como a chave mestra para a gestão empresarial.

SE IDENTIFICOU COM ALGUN DESSES?

Aproveite para pesquisar mais sobre, o ato de empreender tem muito mais a ver com o estilo de liderança do que com o sexo ou “ gênero “ de quem empreende.

Para empreender é preciso muito mais que dinheiro e coragem. Uma combinação perfeita é a soma das três principais inteligências: Inteligência Espiritual, Inteligência Emocional e Inteligência Intelectual.

Pérolas da CHICA 

“Uma mulher que empreende é Dona do seu próprio dinheiro e decisões, não mais nem melhor que homem algum ou outras mulheres etc e tal, fica a dica para não defender o que não conhece”. 

Dica de leitura 

LIVRO NÃO RECOMENDADO PRA QUEM NÃO QUER MUDAR DE VIDA OU CRIAR SUA PRÓPRIA EMPRESA!

Uns dos maiores livros de MICHAEL E. GERBER sobre educação empresarial, O MITO DO EMPREENDEDOR é a crença que o trabalho em si resolve todas as coisas.

É a visão que a execução técnica, o trabalho extremamente árduo, será a chave do sucesso. Muitos empreendedores iniciam suas empresas com uma visão. Contudo os desafios do dia a dia os levam a focar em um único aspecto do negócio. Autor: Michael E. Gerber. Editora: Fundamento.

EVENTO ON-LINE E GRATUITO 

De 18 a 24 de setembro 

No perfil @franciscabenvenutooficial 

Top News