Publicado em 16/09/2022 as 11:30pm
Coluna Vanilsa Oliveira
Coluna Vanilsa Oliveira
EMPATIA: UM GESTO DE AMOR À VIDA
Ser empático é saber que a vida é feita de momentos e jamais teremos a sabedoria para distinguir o certo do errado em tudo o que vivemos. Expressar empatia é agir com atenção, cuidado, sobretudo, “ter respeito para com os outros”. É um gesto nobre de se comunicar, com um olhar que envolve, um sorriso que alegra, uma escuta sem julgamentos, um coração que acolhe.
EU COMIGO MESMO: o autorrespeito e autocuidado também é um gesto de empatia, porque para eu compreender o outro, é preciso que eu reconheça minhas próprias emoções e sentimentos. Do contrário, serei mais um daqueles: “faz o que eu digo, e não o que eu faço”.
NA FAMÍLIA: a cada geração vem surgindo novas crenças e costumes, o que funcionava antes, pode ter perdido o sentido hoje. Porém, o respeito generoso para com quem viveu e acredita, é o gesto mais assertivo. A contradição pode prejudicar este relacionamento, por falta de empatia. A compaixão e o respeito constroem laços, enquanto a prepotência afasta as pessoas e destroem lares.
NO TRABALHO: servir, ensinar, colaborar são gestos que agregam no dia a dia do trabalho. Ser bem acolhido e respeitado por sua individualidade, faz com que qualquer trabalhador seja mais produtivo. Saber alocar a pessoa ao cargo e dar feedback sincero, é um exercício de empatia em qualquer nível de liderança.
NA COMUNIDADE: nascemos para viver em comunidade e aprendermos com as adversidades. Se tudo acontecesse do nosso jeito, dificilmente alcançaremos um nível de evolução saudável. O nosso aprendizado seria raso e nossas ações limitadas. O olhar empático para os diferentes gestos, ações e atitudes das pessoas à nossa volta, faz com que crescemos em sabedoria ao olhar de Deus, fazendo a nossa parte enquanto cidadãos do mundo.
ANTIPATIA: é agir com prepotência, é querer ser maior e melhor que o outro, sobretudo, julgar o outro sem saber o que há por trás de cada gesto e ação. Julgar, punir e condenar sem reconhecer os fatos, é um ato insano, capaz de gerar a autodestruição de uma pessoa. Porque uma pessoa antipática, traz consigo uma energia negativa, que afasta as pessoas do seu convívio, fazendo com que se isole por sua conduta desagregadora.
COMPAIXÃO: é um ato de ternura, independente dos fatos “certo ou errado”, existe um ser que merece ser acolhido, ouvido, respeitado. Nem sempre teremos a palavra certa ou uma solução imediata, o fato é que há uma situação que merece a nossa atenção genuína, livre de julgamentos, onde faremos o que está ao nosso alcance e que jamais desmereça o outro.
“Seja uma pessoa que deixa marcas que agregam e edificam a vida. Faça o seu melhor por si mesmo e para o outro.”
Fica a dica!
www.facebook.com/vanilsasilvanomentoriaempresarial
https://www.instagram.com/vanilsasilvano
https://www.linkedin.com/in/vanilsasilvano