Publicado em 13/10/2022 as 9:00pm
Coluna Fica a Dica
Coluna Fica a Dica
O realizador Rodrigo Areias (Portugal) está no júri da Mostra SP deste ano e conta com filmes que produziu dentro da programação do festival
Um dos mais importantes e prestigiados realizadores de Portugal, Rodrigo Areias, estará na 46.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo como um dos jurados. E não vem só - os documentários que produziu, “Kinorama” (Edgar Pêra), “Objectos de Luz” (Acácio de Almeida e Marie Carré) e “Distopia” (Tiago Afonso), estarão colocando o sotaque português na programação do festival, dentro do conteúdo não-competitivo.
Para Areias, da produtora Bando à Parte, é sempre importante estar no Brasil e fazer parte do evento - desta vez conseguiu participar como jurado, já que em outras oportunidades seus filmes estavam participando da mostra competitiva do festival. "É sempre um grande orgulho e prazer estar na Mostra de São Paulo. Não só enquanto diretor - os meus oito longas estiveram presentes, primeiro em competição, e depois como diretor convidado a apresentar os filmes -, mas também como produtor, já que temos filmes convidados todos os anos. É para nós um festival muito importante, não só porque é a nossa entrada privilegiada no mercado brasileiro de distribuição cinematográfica, mas também dada a relação entre Portugal e Brasil, e a forte cooperação e coprodução entre os dois países.
Como produtor e diretor tem ao longo da carreira mais de 25 filmes, entre documentários e ficção. Um dos aclamados filmes do ano passado, “Listen”, longa de drama dirigido por Ana Rita Rocha e produzido pela Bando à Parte, foi vencedor de quatro prémios na 77.ª edição do Festival de Veneza (2020) - o filme venceu o prémio ‘Leão de Futuro’.
Sobre o momento atual, Areias está debruçado nos projetos da sua produtora, a Bando à Parte, inclusive com produção e coprodução com o Brasil. “Estamos trabalhando no filme ´Cinco da Tarde´, de Eduardo Nunes, um grande amigo e um grande cineasta Brasileiro. Os meus 9º e 10º longas como diretor estão em pós-produção neste momento e irão estrear no próximo ano, são “O Pior Homem de Londres”, produzido por Paulo Branco, e “A Pedra Sonha dar Flor”, a partir da obra de Raul Brandão. Iremos ainda estrear os novos filmes de Edgar Pêra e Artur Serra Araújo, e estamos a produzir os novos filmes de Latifa Said, Angelo Torres, Jorge Quintela, Lois Patiño e Matias Piñeiro”.
Sobre a Mostra SP de 2022, Areias faz um apanhado dos filmes que estarão na programação não-competitiva sob sua produção:
- “Objectos de Luz
- “Distopia,
- “Kinorama - Beyond the walls of the real
-Distopia” (2021)
-O documentário “Kinorama
-“Objectos de Luz” (2022)
Sobre Rodrigo Areias
Licenciado em Som e Imagem pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, possui ainda um curso de especialização em Realização Cinematográfica da Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque e o programa de produção Eurodoc. Desenvolveu atividade de formador nos workshops promovidos pela associação Filhos de Lumière.
Confira a Entrevista:
Quando percebeu que o cinema faria parte da sua vida?
Rodrigo Areias: Acho que me apercebi que poderia seguir esse sonho após concretizar um outro sonho, que foi o de ser músico profissional muito cedo na vida. Isso me ajudou a perceber que os sonhos que poderiam parecer incansáveis para um jovem de Guimarães, eram afinal alcançáveis. E então decidi concentrar-me no cinema, e trocar de curso na Universidade e estudar cinema. Mas desde cedo que aquilo que eu queria fazer estava relacionado com o cinema.
Como você se vê aos 44 anos e já dono de uma grandiosa produção audiovisual?
Rodrigo Areias: A precisar de me reformar. Acho que a intensidade com que produzimos tem muito que ver também com o tipo de cinema que produzimos. Sinto a necessidade de ajudar pessoas a alcançarem os seus sonhos.
Você tem parceiros brasileiros em suas produções. Como isso começou?
Rodrigo Areias: A minha relação próxima com o cinema Brasileiro começou com o Festival de Cinema Luso-Brasileiro, onde participei no ano 2000 e depois trabalhei durante vários anos a fazer pré-seleção e durante o Festival criei muitas e fortes amizades com muitos realizadores brasileiros que vieram ao festival ao longo desses anos.
Como é conciliar o trabalho e a família?
Rodrigo Areias: Quando a intensidade de trabalho é alucinante, é difícil conciliar. Mas eu tento passar o mais tempo possível com os meus filhos, por isso levo-os para as filmagens e faço-os trabalhar em cinema desde cedo...
Fazendo uma autocrítica, qual seria o diferencial do seu trabalho como diretor?
Não sei responder a essa pergunta. Sei que faço muitos filmes e de géneros diferentes, e que quero experimentar muitas outras coisas no cinema.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
Gostaria de cuidar de sua saúde mental? Com alguém que fala sua língua e entende a jornada que você passou até aqui como imigrante? Eu posso te ajudar! Priscila de Sousa- psicóloga e performance coach, brasileira e mora em New York City há mais de 13 anos pode te ajudar. Atendimento presencial e on-line! Marque agora uma consulta experimental sem compromisso. Ligue: (917) 539-2508
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
Somente para residentes de NJ- US$225 por mês para comprar produtos e remédios sem receita médica e mantimentos. Obtenha o cartão pré-pago ele é gratuíto. Este é apenas um dos muitos benefícios extras que você pode ter com o UnitedHealthcare Dual Complete® ONE (HMO D-SNP). Veja se você pode obter este plano. Ligue hoje para: Izabella Rodrigues – Falo Português. GOLDEN SOUL AGENCY LLC. Agente Licenciada: 973-281-7876, TTY 711. Email: izabellar@goldensoulagency.com – site: UHCCommunityPlan.com/NJ
Fonte: Por Joacles Costa