Publicado em 6/11/2022 as 4:00am
Coluna Arilda Costa: Entrevista com o dentista da comunidade, o Doutor José Madera
A entrevista desta semana é com um profissional que há muitos anos atende a comunidade...
A entrevista desta semana é com um profissional que há muitos anos atende a comunidade brasileira em Connecticut. A história do Dr. José Madera é similar a de muitos imigrantes, ou filhos de imigrantes, que vieram para os EUA em busca de um futuro melhor. Ele nasceu no Bronx, em Nova York. Aos cinco anos, mudou-se com a família para a República Dominicana, onde cresceu e se formou na Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra. Em 1989, ele voltou para Nova York para frequentar a Faculdade de Odontologia da New York University, onde recebeu seu diploma de Doutor em Cirurgia Dentária. José Madera completou sua residência em Implante Dentário Noblebiocare em 1996.
A vida profissional começou em Manhattan mas ele logo se mudou para Connecticut em busca de uma melhor qualidade de vida para sua família. Em 1994 ele abriu seu próprio consultório em Bridgeport, CT, onde se tornou o primeiro dentista latino na área. Em 1998 ele expandiu para um segundo escritório em Norwalk, Connecticut.
E hoje o Doutor José Madera tem mais de 20 anos de experiência e tem se dedicado a ajudar a comunidade latina desde então.
Doutor Madera, vamos começar pelo fato que o senhor fala bem português. Do espanhol ao português foi fácil?
O fato importante é que desde que inaugurei meu consultório em 1994 em Bridgeport a comunidade brasileira cresceu muito em Connecticut. Então basicamente foi a necessidade de atender essa comunidade que me fez dedicar mais e aprender o idioma. Gosto muito de interagir com os brasileiros e fiz também bons amigos nestes anos todos. Devo dizer também que para aprender a falar bem o idioma, investi algum tempo em cursos online, e claro, contratei alguns funcionários para fazer parte da minha equipe. Dei preferência aqueles que não falavam bem inglês ou espanhol para atender meus pacientes brasileiros e me obrigar a falar português com eles. Deu certo.
Conta um pouco da sua trajetória trabalhando principalmente atendendo imigrantes latinos:
Em 1989 entrei na Faculdade de odontologia em Nova York, e me formei em 1992. Trabalhei em Manhattan por um ano e meio e em 1994 decidi abrir meu próprio consultório em Bridgeport, Connecticut. Desde então estou por aqui. Meu plano inicial, porém, era realmente Tampa, na Flórida. Sempre quis trabalhar com a comunidade latina e um amigo da igreja me disse que Connecticut não tinha dentistas para atender os latinos. Creio que fui um dos pioneiros, se não fui o primeiro a chegar na cidade de Bridgeport.
Não foi difícil tomar esta decisão de ficar por aqui ao invés de ir para a Flórida. Eu decidi abrir meu consultório em um lugar onde eu poderia realmente preencher esta falta de profissionais na área. Agora a situação mudou, mas eu gosto muito de Connecticut e já são muitos anos que estou por aqui.
Você tem 3 filhos, sendo que dois deles seguiram a carreira também de dentista e outro decidiu ser médico. A decisão da carreira deles teve sua influência ou foi uma decisão individual seguir a profissão do pai?
Bem, creio que o fato que eles sempre viram o quanto eu amo minha carreira foi uma influência importante e positiva. Fico feliz de dizer que muito provavelmente foi o exemplo da minha vida familiar e profissional.
Meu filho mais velho, o Doutor Eli Madera, já está trabalhando nos meus consultórios em Bridgeport e Norwalk. Recentemente meu segundo filho, o Dr. Josias Madera, chegou também para trabalhar conosco. Agradeço a Deus pelos meus filhos e pela oportunidade de passar meu legado para eles. Eu realmente sou um pai orgulhoso.
Como está sendo a experiência de dividir o consultório com os seus filhos?
É ótimo. Fantástico! Eles trouxeram para nossa prática novas tecnologias que combinando com minha experiência reafirmam nossa excelência nos tratamentos odontológicos.
O que você mais gosta da cultura Brasileira?
Muita coisa! Não tem como não gostar da cultura Brasileira. Tive a oportunidade de conhecer o Brasil e não é apenas um país lindo, as pessoas tem uma energia e alegria que contagiam e fazem você se sentir parte delas. Como pacientes, eles entendem a importância de um sorriso bonito e é por isso que se preocupam tanto em manter um sorriso saudável, o que é muito importante.
Pelo seu profissionalismo e competência você já recebeu vários prêmios, qual deles te deixou mais orgulhoso?
Já recebi muitos prêmios ao longo da minha carreira, mas o que mais me orgulho mesmo e me faz muito feliz é o fato de dois dos meus filhos seguirem meus passos. Não tem preço, é o maior prêmio que qualquer profissional e um pai pode receber.
Você viaja sempre para participar de congressos e simpósios pelo mundo afora para ficar sempre atualizado com as novas tecnologias e tudo que está acontecendo no mundo da odontologia, qual a tecnologia, na sua opinião, até agora, é a mais revolucionária na sua área e você já está usando no seu consultório?
A tecnologia mais revolucionária que temos atualmente é a cirurgia guiada para implante. Basicamente é um programa de computador que faz uma radiografia 3D da boca, dentes e gengivas dos pacientes. É possível realizar a cirurgia usando o computador determinando a posição e o tamanho exato do implante. A impressora 3D é um guia de transferência que ao colocá-la na boca do paciente, permite replicar o que foi feito no computador. Isso torna a cirurgia para o implante dentário mais previsível e com uma maior taxa de sucesso. Também temos no consultório a chamada odontologia a laser que nos ajuda a realizar certos procedimentos com o mínimo de dor e com melhores resultados.
Quando a implantologia começou a se popularizar você já estava pronto ou teve que fazer outro curso específico?
Em 1996 tive a oportunidade de fazer residência em implantes dentários com a NobelBiocare, empresa fundada pelo Dr. Per-Ingvar Branemark, que é considerado o pai dos implantes dentários. Desde então tenho trabalhado com Implantes, sempre aprendendo e trazendo o mais recente conhecimento e tecnologia para este campo.
Sabemos da importância da saúde bucal para o bem-estar da saúde em geral, porém muitos imigrantes, mesmo trabalhando duro nos Estados Unidos, não têm um seguro de saúde que ofereça a eles um tratamento dentário, você oferece também um plano de pagamento que não pesa tanto no orçamento dos seus pacientes?
É importante precisar a importância de manter sempre uma boa saúde bucal. Dentes não tratados a tempo podem trazer consequências sérias para a saúde. Entendendo o problema dos imigrantes procuramos oferecer planos de pagamentos que permitam ao paciente fazer os tratamentos e pagar parcelado. Usamos empresas terceirizadas em crédito assistencial e elas oferecem planos de pagamento de até cinco anos.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
ATLAS- Seu celular parcelado é aqui. Todas as marcas de Iphone e Samsung. À partir de $22,23 por mês. Ligue para Atlas Celular. Parcelamos seu celular em até 36 vezes sem juros. Ligue: (781) 730-2915.
USEND- O melhor dólar para fazer envios ao Brasil tá no app Usend! Aproveite taxa zero com o cupom BrazilianTimes e envie agora mesmo! www.usend.com
Beneficial Financial- você e a sua família sempre em boas mãos. Somos a empresa mais confiável no mercado de seguros com milhares de clientes satisfeitos em todo o mundo. Seguros de saúde à partir de $90 por mês. Ligue para Luiz Silva: (561) 302-2947.