Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/02/2023 as 8:30am

Coluna Francisca Benvenuto

Coluna Francisca Benvenuto

APODERAMENTO” X EMPODERAMENTO

 

Mas afinal, qual nosso papel? Qual o nosso destino? Esse empoderamento é bom ou é ruim? Para mim, depende. A palavra empoderamento vem de 'dar poder'. Mas que poder é esse? É o poder de disputa de força ou é de novas possibilidades? De luta pela igualdade social? Digo igualdade de receber o mesmo salário se estiver no mesmo cargo e com a mesma capacidade; de denunciar casos de violência doméstica etc. 

Porque quando entramos em um cenário de disputa pelo poder só por ter o poder, nós estamos tratando de uma competição. Não é sobre conquistar algum espaço e ser reconhecida, sobre ser feliz ou igual; é sobre ganhar enquanto o outro perde. E desde quando isso pode ser considerado algo bom? Para o meu mapa moral, essa forma de empoderamento nunca pode ser boa.

Há exemplos na história de mulheres que conquistaram o mundo sem incitar nenhum tipo de disputa, sem precisar ser maior que ninguém ou ganhar enquanto outros perdem. Dois grandes exemplos são os de Coco Chanel e Clarice Lispector. A primeira fundou a Chanel há quase 140 anos atrás e seu legado permanece até hoje. Mas ela nunca utilizou da autoridade em excesso para conquistar algo, tampouco precisou ganhar enquanto outro perdia: seu empoderamento se disse respeito apenas a ela. A acreditar que podia, ir lá, fazer e ponto.

A Clarice, por sua vez, é um dos maiores nomes da literatura Brasileira e sempre enxergou a mulher como um ser provido de total capacidade, mas com características únicas como uma maior capacidade de afeto, de sentimento e ternura, o que automaticamente já retira qualquer possibilidade de competição com os homens, afinal: eles são eles, nós somos nós. Únicos. Ambas pensavam e praticavam o empoderamento consciente, sem riscos de disputa, sem chances de se tornar apenas uma competição por poder.  

E é justamente esse o maior risco do empoderamento feminino como vem sido discutido nos tempos de hoje: que a busca pelo poder, por ganhar a custa de tudo e de todos, minimize nosso destino de ser mulher. De ser forte por natureza, de gerar um novo ser, de ser o lado mais afetuoso do lar e de ser humano, afinal. 

Eu defendo o "Apoderamento". Defendo que as mulheres precisam se apoderar dos meios, precisam descobrir a força que tem dentro de si e serem “donas” das suas decisões e livres de toda e qualquer manipulação emocional nem como apodera-se das suas mentes. 

Que possamos viver sem competições por territórios inexplorados, sem puxar tapete e sem passar for cima de ninguém. Pasme você, existem e como existem mulheres que confundem inspiração com obsessão em ser melhor que a outra.

“Meu desejo é que todas despertem tanta confiança interna, tanto amor e cuidado, que nada além disso importe”. 

Eu demorei cerca de 30 anos para olhar para dentro de mim e reencontrar meus valores, minha essência, alinhar meus talentos e desenvolver habilidades novas, compreendendo cada vez mais que o fracasso faz parte da construção de uma carreira . Isso tudo acontece quando a gente se “ apodera”. 

As oportunidades que abracei foram incríveis, muitas não eram para mim.

A sensação de “ APODERAMENTO “ do meu “EU” me trouxe um novo horizonte , e uma consciência de que o jargão “ juntas somos mais fortes”, não procede entre mulheres que circulam vestidas de sucesso e tropeçam naquelas vestidas de fama.

Conselhos óbvios:

Arrume-se para você!

Seja a sua melhor companhia!

Presenteie-se com flores !

Viva esse relacionamento com você de inteira , se jogue !

Se alguém te elogiar (sem bajular), agradeça com um “eu também me gosto”.

O amor é próprio, não propriedade nem moeda de troca .

#perolasdachica 

Dica de leitura 

Mulheres Cheias de Graça e Mulheres que são uma desgraça 

Esta obra instrui as mulheres a olhar com mais atenção para o perfil de cada mulher apresentada nas Escrituras Sagradas. Em cada uma delas podemos aprender lições que transformarão nossas vidas. De cada uma delas a autora Luzia Pereira, tirou  uma lição em relação as mulheres, que podem  ser portadoras de graça (favor imerecido) ou desgraça (infortúnio). 

A autora 

Ministry Luzia Pereira, mais de 25 obras publicadas, mora em Londres e breve estará de volta a New York para uma tarde de autógrafos de mais outras duas obras. 

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADO EM ORLANDO (FL)- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. DANILO BRACK LAW seu advogado brasileiro na Flórida. Tel: 978-453-7225

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com. Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

Chás e ervas naturais. Compre on-line. Acesse agora: www.diggingnature.com  – ou ligue: (646) 737-4080. Ervas para combater doenças pulmonares, artrite, artrose, lombalgia, gota, tendinite, fibromalgia e traumas. E muitos outros benefícios. Acesse o site e descubra!

Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com

Top News