Publicado em 20/02/2023 as 9:00pm
Coluna Saúde da Mulher
Fibroadenoma - Saúde da Mama
Fibroadenoma - Saúde da Mama
Quando uma mulher detecta um caroço na mama geralmente associa com algo mais grave. O fibroadenoma é uma das causas mais comuns para o aparecimento de nódulos na mama, mas requer atenção imediata de um especialista para obter o diagnóstico correto.
Os seios femininos são formados por uma série de estruturas internas sendo que cada uma possui tecidos e finalidades diferentes.
Normalmente quando pensamos em seios focamos na aparência externa como o formato, os mamilos e principalmente o tamanho. Mas nossos seios são muito mais do que vimos e por isso é tão importante conhecer bem toda estrutura para poder reconhecer quando algo pode estar errado.
Outro fator que devemos estar atentas é que o câncer de mama não é a única doença que afeta as mamas, e por isso devemos conhecer muito bem esse órgão que fica tão junto ao nosso coração, em todos os sentidos.
O fibroadenoma é um tumor considerado benigno, que pode surgir em qualquer fase da vida, mas especificamente entre mulheres mais jovens. No entanto, apesar de conforme o amadurecimento o risco de desenvolver o fibroadenoma diminui consideravelmente, mulheres acima dos 30 anos também podem apresentar um ou mais nódulos.
Entre as mulheres é comum confundir os nódulos benignos relacionados ao fibroadenoma com o câncer, mas somente um mastologista pode confirmar o diagnóstico após exames de toque e exames complementares como a mamografia e a ultrassonografia. Fibroadenoma tem uma textura firme que se assemelha a uma borracha escolar que pode ser movida de um lado ao outro sem dificuldade. Com o formato arredondado ou oval geralmente não causa incômodo ou dor.
O fibroadenoma que atinge uma em cada 9 mulheres também podem ser encontrados nas axilas e os tumors variam de tamanho e geralmente se encontra na parte superior da mama. Na maioria dos casos, o fibroadenoma não necessita de tratamento, somente de acompanhamento semestral ou anual.
Um dos fatores avaliados pelo especialista é o histórico familiar, a idade e condição de saúde e hábitos da paciente. No entanto, quando o médico identifica a necessidade de uma avaliação mais profunda pode encaminhar a mulher para um procedimento cirúrgico para a retirada do nódulo ou tumor, como a biópsia.
Ainda não se conhece exatamente a causa do fibroadenoma, mas existe uma relação com fatores hormonais e por isso afeta mulheres mais jovens em maior número. Os principais sintomas são: o aparecimento de nódulos durante a gravidez ou amamentação; desconforto nas mamas durante o período menstrual; assimetria das mamas devido o peso provocado pelo nódulo.
Amiga do peito - Conhecendo a anatomia da mama Você sabe descrever os seus seios? É possível que você já desejou “melhorar” a aparência da mama, através de procedimentos cirúrgicos, mas dificilmente saiba descrever a anatomia dos mesmos. Não tem como negar que muitas mulheres gostariam de ter seios mais “bonitos” ou “maiores” mas na maioria dos casos são mudanças estéticas.
Independente de como está sua autoestima é importante conhecer como é formado os seios além de saber como fazer o autoexame todos os meses no período certo para certificar que está tudo em dia com a saúde das mamas.
As mamas são formadas por tecido adiposo que armazenam muita gordura que possui a função de isolamento térmico, além de proteger em caso de pancada. Na parte externa encontramos a papila e a aréola mamária. Logo abaixo da pele se encontram as glândulas sudoríparas e sebáceas. Também existem os tecidos moles que são formados de estruturas chamadas de parênquima, estroma, tecido celular adiposo e pele.
Existe uma irrigação que ocorre nas mamas conhecidas como drenagem linfática e suprimento sanguíneo. Os linfonodos axilares são encontrados nas axilas ou na região do braço, pescoço e tórax que são responsáveis pela drenagem linfática do membro superior. O corpo humano possui um sistema de defesa do organismo chamado de sistema linfático que contribui para eliminação das impurezas e exerce função primordial para o sistema imunológico.
É comum que os tumores cancerígenos apareçam nos linfonodos junto às axilas. Por isso que o exame de toque deve também incluir na região em volta das axilas. É possível também que o surgimento de nódulos nessa região, assim como no pescoço tenha relação com outras doenças como o Linfoma por exemplo. Mais um motivo de prestar atenção a qualquer mudança no corpo e a necessidade de manter visitas anuais com o clínico geral.
Em caso de dúvidas ou se você desconfia que tem algo de estranho acontecendo entre em contato com o PCP (primary care doctor) ou seu ginecologista. A palavra mais importante é prevenção.
Então se você se ama de verdade, se proteja.