Publicado em 18/03/2023 as 12:30am
Coluna Arilda Costa: O artista Edward Hopper 1882 – 1967
Edward Hopper era um observador perspicaz do cotidiano, que ele transformava através de sua...
Edward Hopper era um observador perspicaz do cotidiano, que ele transformava através de sua imaginação em obras de arte que carregam sua assinatura, atmosferas enigmáticas e tensas. Um homem reflexivo e individualista, ele estava profundamente sintonizado com a relação do eu com o mundo, e seus trabalhos se concentravam cada vez mais nas realidades psicológicas de seus súditos. Hopper frequentemente se inspirava nos dois locais em que passava a maior parte do tempo: o centro de Nova York, onde morou e trabalhou no mesmo apartamento na Washington Square de 1913 até sua morte em 1967; e Cape Cod, onde, a partir de 1934, manteve uma segunda casa e estúdio.
Como um jovem artista em 1899, Hopper começou a se deslocar de sua cidade natal, Nyack - a menos de 50 quilômetros ao norte de Manhattan - para estudar na New York School of Illustrating e, um ano depois, na New York School of Art. Depois disso, ele começou a trabalhar como ilustrador freelance enquanto continuava a pintar. Financiado por suas atribuições comerciais, Hopper viajou a Paris para três visitas prolongadas entre 1906 e 1910. Durante essas viagens, Hopper esboçou e pintou ao ar livre, criando paisagens urbanas luminosas e vagamente renderizadas que o ajudaram a desenvolver um senso de como enquadrar o ambiente construído ao seu redor.
De volta a Nova York, Hopper estabeleceu sua carreira como cronista da experiência urbana moderna. De 1915 ao início dos anos 1920, ele forjou uma prática rigorosa de gravura, consolidando muitas de suas impressões da cidade e aprimorando suas habilidades de composição para experimentar luz e sombra em preto e branco. A janela se tornou um dos símbolos mais duradouros de Hopper. Em suas gravuras e pinturas maduras, ele explorou seu potencial para fundir as fachadas urbanas que há muito o fascinavam com vistas da vida privada vivida. Ao longo de sua carreira, Hopper explorou a cidade com um caderno de esboços na mão, registrando suas observações por meio de desenhos. Ele descreveu seu processo de esboço no local como trabalhando “a partir do fato”, um esforço para coletar detalhes diretamente do mundo ao seu redor. Enquanto algumas de suas composições foram baseadas em locais específicos, a maioria de suas pinturas foi baseada em uma síntese de elementos de locais díspares, criando um todo imaginado.
Durante este período, Hopper passou seus verões visitando cidades costeiras no Maine e Massachusetts. As obras que ele fez lá refletem sua observação atenta do ambiente natural. Após seu casamento em 1924 com a artista Josephine (Jo) Verstille Nivison, ele continuou a fugir nos meses mais quentes. Juntos, os Hoppers viajaram para Cape Cod e fizeram viagens pelos Estados Unidos e México. Uma série de estudos preparatórios de Hopper para pinturas retratam Jo, que desempenhou um papel ativo como seu único modelo, para o qual ela frequentemente se vestia como personagem e ajudava a obter adereços. A encenação da cena colaborativa dos Hoppers foi parte integrante do processo de pintura de Edward.
De meados da década de 1940 até a década de 1960, Hopper produziu um grupo de pinturas ambiciosas caracterizadas por geometria radicalmente simplificada e cenários misteriosos e oníricos. Essas obras foram inspiradas em locações precisas, mas partem de referências específicas para se transformar em espaços ambíguos de mistério, antecipação e ansiedade. Em um momento em que muitos artistas em Nova York se voltaram para a abstração, Hopper levou suas composições mais longe do que nunca em suas imagens carregadas de cafeterias, teatros, escritórios e quartos de apartamentos.
As primeiras exposições de Hopper foram realizadas no Whitney Studio Club, e seus laços com o Whitney Museum of American Art se aprofundaram ao longo de sua carreira. Sua obra-prima Early Sunday Morning (1930), adquirida poucos meses após sua conclusão, passaria a fazer parte do acervo fundador do Museu. O prédio da Sétima Avenida no qual a pintura foi baseada ficava a uma curta caminhada do estúdio de Hopper na Washington Square. Pintada mais de uma década depois, a composição mais aclamada de Hopper, Nighthawks (1942), também faz referência ao seu bairro, não muito longe do local atual do Whitney no centro de Manhattan. Hopper foi incluído na primeira Whitney Biennial em 1932 e participou de vinte e nove bienais e anuais subsequentes até 1965, bem como de várias outras exposições coletivas. Em 1950, o Whitney organizou a segunda exposição retrospectiva da carreira do artista; desde a morte do artista em 1967, o Museu organizou muitas exposições monográficas, grandes e pequenas, e suas obras foram incluídas em dezenas de exposições coletivas - mais do que qualquer outro artista.
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