Publicado em 12/08/2023 as 3:30pm
Healey declara estado de emergência e pede apoio para famílias migrantes recém-chegadas
Na quarta-feira, dia 16, das 17 às 22 horas, haverá treinamento da OSHA de prevenção de quedas no local de trabalho, em parceria com o Centro do Trabalhador Brasileiro. A taxa é de apenas $20. Faça sua inscrição pelo WhatsApp 617-202-5775. (foto OSHA training –AGO 16)
A governadora Maura T. Healey declarou terça-feira passada estado de emergência devido ao rápido aumento do número de famílias migrantes que chegam a Massachusetts precisando de moradia e serviços e uma grave falta de disponibilidade de abrigo no estado. A declaração serve como um aviso ao governo federal e ao Estado de que o sistema de abrigos não atende as necessidades e que mais assistência é necessária com urgência. Atualmente, existem cerca de 5.600 famílias ou mais de 20.000 indivíduos em abrigos do estado, incluindo crianças e mulheres grávidas, disse a Governadora.
Em uma carta ao secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas, Healey citou as autorizações de trabalho como o principal fator da crise. Ela pediu ao governo federal que tome medidas urgentes para agilizar as autorizações de trabalho e aumentar o financiamento aos estados para ajudar no fornecimento de abrigo e serviços às famílias. Ela pediu aos líderes bipartidários no Congresso que discutam as leis de imigração, que atualmente são punitivas e desatualizadas. Ela também pediu às cidades, instituições de caridade, defensores dos direitos dos imigrantes, organizações religiosas e provedores que continuem a fazer parceria com a administração para atender à necessidade de abrigo e trabalho. Informações sobre como o público pode ajudar estão disponíveis em mass.gov/sheltercrisis. Qualquer pessoa que possa oferecer assistência deve entrar em contato com o estado em abrigohelp@mass.gov ou discando 211, que será monitorado pelo MEMA.
“Funcionários do estado e nossos parceiros têm feito milagres durante esta crise – indo além para apoiar as famílias e usando todas as ferramentas à sua disposição para expandir a capacidade dos abrigos em quase 80% no ano passado. Mas, nos últimos meses, a demanda aumentou para níveis que nosso sistema de abrigos de emergência não consegue atender, especialmente porque o número de famílias que deixam os abrigos diminuiu devido à falta de opções de moradia a preços acessíveis e barreiras para garantir trabalho”, disse a governadora Maura Healey. “Estou declarando estado de emergência em Massachusetts e instando meus parceiros no governo federal a tomar as medidas necessárias para enfrentar esta crise, simplificando o processo de autorização de trabalho e aprovando uma reforma abrangente da imigração. Muitos dos recém-chegados ao nosso estado querem desesperadamente trabalhar e temos demandas históricas de força de trabalho em todos os setores. Também estou convocando todos os nossos parceiros – de cidades à comunidade religiosa, organizações filantrópicas e provedores de serviços humanos – para enfrentar esse desafio e fazer tudo o que puder para nos ajudar a enfrentar esse momento”.
“Nosso sistema de Assistência de Emergência foi projetado para ser um programa temporário de rede de segurança de emergência. Não está equipado para atender a demanda que temos visto nos últimos meses. Embora tenhamos feito esforços hercúleos para expandir a capacidade o máximo possível, chegamos a um ponto em que a expansão é insustentável”, disse a vice-governadora Kim Driscoll. “Sabemos o que será necessário para realmente abordar as causas profundas dessa emergência – aumento rápido da produção de moradias em todo o estado e implementação de uma reforma abrangente da imigração no nível federal, incluindo autorizações de trabalho. Convidamos nossos parceiros no governo federal e em toda a Commonwealth a se juntarem a nós no avanço dessas soluções e no apoio a todas as famílias em Massachusetts.”
A administração também anunciou que a United Way of Massachusetts Bay e a The Boston Foundation lançaram o Massachusetts Migrant Families Relief Fund para ajudar a garantir que os recém-chegados a Massachusetts tenham suas necessidades essenciais atendidas. O Fundo irá implantar assistência financeira de emergência por meio de nossa rede confiável de serviços humanos e organizações de abrigo na Commonwealth para garantir que indivíduos, crianças e famílias tenham acesso a necessidades essenciais (acomodações temporárias, alimentos, roupas, fraldas, itens de higiene, transporte). Financiar oportunidades de subsistência e assistência, como exames de saúde, serviços de tradução, assistência jurídica, autorizações de trabalho, aulas de ESOL e outros suportes de integração socioeconômica e cultural. E apoiar as organizações comunitárias locais que prestam serviços diretos com orçamentos já apertados e recursos humanos. Se você puder ajudar, fale com o Grupo Mulher Brasileira pelo WhatsApp 617-202-5775.
Seguro de saúde
Atenção, o MassHealth está requalificando todas as pessoas inscritas no seu sistema. Você precisa atualizar seus dados e verificar se seu seguro continua válido. Estão cortando gente e às vezes nem sabemos que perdemos o seguro. Estamos recebendo relatos de pessoas que perdeam o seguro ou agora têm outro seguro, ou um seguro mais limitado e só descobrem quando ficam doentes e precisam ver sua médica ou médico.
Estamos aconselhando as pessoas a não deixarem isso para depois, é necessário checar se seu seguro ainda está válido e o melhor é fazer isso pessoalmente. Este fim de semana tem duas feiras que vão ajudar com a requalificação do MassHealth. O GMB pode ajudar, mande mensagem de WhatsApp ou telefone para 617-202-5775.
Festival da Independência
Estamos há um mês do 28º Festival da Independência do Brasil em Boston e estamos procurando quem faça comida baiana. A comida baiana faz muito sucesso no Festival mas estamos com dificuldades para encontrar alguém que queira participar. Aliás, ainda temos vagas para mesas de comida. Fale conosco! Também estamos procurando pessoas que queiram export seus produtos brasileiros, artesnatos, bijuterias, roupas, e agências de informação. Telefone ou Whatsapp: 617-202-5775.
Fonte: Coluna grupo mulher brasileira