Publicado em 13/08/2023 as 6:30pm
O Ouro de Nova Iorque: Onde Encontrar Pessoas Interessantes e Serviços Gratuitos
No artigo, Manhattan: O Lugar de Realizar Sonhos e Ganhar Milhões, discutimos as inúmeras...
No artigo, Manhattan: O Lugar de Realizar Sonhos e Ganhar Milhões, discutimos as inúmeras oportunidades oferecidas em Nova Iorque, e a importância de interagir com a cidade para aproveitar o que ela tem de melhor. Perdeu o artigo? Leia aqui.
Recebi mensagens de leitores curiosos, como esta de Solange, uma brasileira vivendo em Nova Jersey. "Eu vou à Manhattan com certa frequência, mas não vejo todas essas oportunidades descritas no artigo. Como as encontro?"
Solange não é a única. Muitos brasileiros vivendo em Nova Jersey, Connecticut ou periferias de Manhattan afirmam não saberem exatamente por onde começar a se integrar com a cultura local. No artigo em questão, uma das minhas recomendações foi: se você mora e trabalha em outras localidades, arranje motivos para vir à Manhattan entrando para algum grupo profissional ou social. Assim, poderá praticar seu inglês, expandir idéias, curtir programas culturais gratuitos e eventualmente, terá amigos e clientes para apresentá-lo à novas pessoas e até recomendá-lo profissionalmente.
Mas é intimidador conhecer gente nova e se envolver em atividades numa cidade tão grande e glamourosa. Há também muita informação online e até os novatos morando em Manhattan ficam perdidos. Por esta razão, nesta e em edições futuras, fornecerei dicas pontuais de como conhecer pessoas e encontrar serviços (preferencialmente gratuitos) que irão aumentar seu network e ajudar seu desenvolvimento pessoal e profissional na Big Apple.
Para os que falam inglês, uma oportunidade divertida é participar de grupos de discussão e entretenimento no site Meetup.com. Em Nova Iorque, há uma quantidade enorme e variada de temas e faixas etárias formando comunidades pelo Meetup. Você só precisa digitar uma área de interesse; por exemplo: "dança" ou "livros," e o nome do bairro. Para ser mais abrangente, escreva apenas "Manhattan" (funciona para outras cidades também,) e explore o site.
Há grupos online, mas prefira os que se encontram pessoalmente em alguma parte da cidade. Você vai encontrar desde grupos que discutem ficção ou filosofia num almoço de sábado, até os que fazem jardinagem nos parques, ou curtem drinques e um papo descontraído nos bares e restaurantes da cidade. Você escolhe um grupo que lhe interesse e se apresenta para o administrador. Geralmente, eles aceitam sua solicitação de comparecer aos eventos, desde que você se encaixe nas qualificações estabelecidas pelo grupo. Leia as regras e se for a sua tribo, vá em frente e comece a fazer amigos! Várias oportunidades profissionais também surgem desses eventos.
Dica: Normalmente, por serem abertos ao público e a seleção dos membros feita online, os encontros do Meetup são em locais públicos e essas experiências são seguras. Mas fique esperto e evite programas oferecidos na casa de algum membro ou organizador até que os conheça bem.
Já se o seu interesse é adquirir uma noção realista de como é trabalhar na América, uma dica é: se ofereça como voluntário para alguma ONG. Há inúmeras, em várias áreas. Alguns exemplos envolvem auxílio ou entretenimento de adultos e crianças, oportunidades de agir como tradutor, ou cuidar do meio-ambiente. Você não vai ganhar dinheiro naquele dia ou período, mas terá a riquíssima experiência de ter um gerente de projectos te instruindo em inglês, e poderá interagir com pessoas de várias culturas, fazendo amigos e se dando a oportunidade de "cometer erros" no trabalho, sem grandes consequências. Desta forma, quando você for entrevistar e finalmente, trabalhar num emprego real, estará mais relaxado e fluente. Uma ONG que oferece vários trabalhos voluntários fáceis de executar é a New York Cares. Para se voluntariar, basta abrir uma conta no site newyorkcares.org e eles lhe darão as instruções.
Para aqueles que ainda não falam a língua, ou falam, mas preferem fazer parte de uma comunidade que compreenda sua cultura, há esta oportunidade. Fundada em Manhattan durante a pandemia do COVID-19, a Arte & Manhas da Mulher é uma iniciativa sem fins lucrativos, cujo objetivo é fornecer informações e serviços comunitários para mulheres falantes da língua portuguesa em qualquer país. Com membros nos Estados Unidos, Portugal, Brasil, Moçambique e outros locais, o que os une é a língua comum e o desejo de partilhar idéias e conhecimentos. A proposta inicial era tratar da vida familiar durante a pandemia: autoestima, depressão, e violência contra a mulher. Atualmente, são oferecidos também apoio à carreira e ao desenvolvimento femininos, através de especialistas de diversas áreas que colaboraram com este projeto. Alguns dão atendimento presencial, outros palestram e respondem perguntas. Tudo gratuito e em português.
Presencialmente, há três workshops oferecidos em Manhattan (alguns fazem turnês em outras cidades americanas e países): um sobre autoestima, que ensina mulheres a lidar com os desafios de cada grupo etário e se sentirem mais confiantes com sua aparência. Outro que prepara profissionais para entrevistas de emprego. E para mulheres sobreviventes do câncer, há um de autoestima e reinvenção pessoal que inclui um bônus: para quem necessitar, uma especialista licenciada em Nova Iorque oferece micropigmentação paramédica gratuita para desenhar aréolas de mamas reconstruídas, e sobrancelhas perdidas durante a quimioterapia.
Dica: Se for gratuitamente, tente aprender um pouco de tudo. Você pode descobrir um talento oculto ou conhecer alguém que te dará uma super oportunidade. Este círculo de palestras gratuitas 2023 começa em setembro e terá mais de dez especialidades incluindo: empreendedores, psicólogos, músicos, advogados, profissionais de estética e outros, ajudando mulheres que não podem pagar por educação ou consultorias diversificadas, a entender melhor seus problemas e campos de interesse, a fim de focar seus recursos baseadas em decisões bem informadas. Para saber mais sobre os workshops, palestras e receber o calendário de eventos (online e ao vivo) acesse arteemanhasdamulher.com/contato
Nas próximas edições, a coluna VIVER BEM EM NOVA IORQUE vai dar continuidade a este assunto, trazendo mais dicas de desenvolvimento pessoal e profissional para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos. Acompanhe e envie perguntas e sugestões para a colunista acessando PictureCure.com/contact
Fonte: Liza Andrews