Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/08/2023 as 3:00pm

Coluna Uiara: O influenciador digital Lucas Rangel

Coluna Uiara dia 9 de agosto


O Brazilian Times Entrevista conversou com o influenciador digital Lucas Rangel, que ficou famoso na internet com seus vídeos de apenas 6 segundos  para o aplicativo Vine. Consequentemente, ganhando o status de melhor viner do Brasil. 

Rangel se destaca não só pelos conteúdos engraçados nas redes, mas também pelo lado empreendedor! Em 2015, funda junto com o pai, Alex Rangel, a LR Contents, agência de publicidade que além de administrar sua carreira, também amplia o leque de agenciamento para outros influenciadores. Em 2018, criou outra empresa, agora em solo americano, a LR Contents LLC e em 2020, a LR Tech Studio & Films.
Durante a pandemia, começou a cuidar mais e mais da sua pele. Percebendo um nicho no mercado, o influencer inova ao ser um dos primeiros influencers digitais a ter sua linha de skincare, a Essential By Lucas Rangel, lançada em 2022.
No mesmo ano, decidiu unir todas as empresas e criar a própria sede da LR Contents. A empresa fica na cidade natal do influenciador, Belo Horizonte (MG) e teve um investimento de R$12 milhões de reais. Também inovou ao apresentar o Luks, seu boneco virtual do metaverso, que custou cerca de R$214 mil reais. Sabendo do potencial e das novas estratégias de influência, Lucas Rangel foi um dos primeiros influenciadores do mundo a fazer seu avatar para o mundo virtual e digital, mostrando que está à frente das tendências e inovações. Hoje o perfil oficial do Luks, registra mais de 220 mil seguidores no Instagram.

1) Como você começou sua jornada como criador de conteúdo e como surgiu a ideia de transformá-la em um negócio?

Eu comecei essa jornada há quase 10 anos atrás, no Vine, finado Vine. Essa rede social que não existe mais, na época, não tinha muita essa coisa, não tinha modelos, exemplos de você falar assim: “nossa, tem essa pessoa que trabalha com isso e dá dinheiro”, “Isso é uma profissão”. Então eu estava capinando lote com várias outras pessoas, descobrindo tudo que a gente começou.

Na época, era pura diversão, e no decorrer foram surgindo marcas querendo promover algo, eventos. Aos poucos, fomos percebendo que isso poderia se tornar meu emprego e não só uma forma de lazer. Então fomos aprendendo como tornar um negócio rentável.

2) Quais foram os principais desafios que você enfrentou no início da carreira e como os superou?

Cara, Eu Acredito que os desafios do início da carreira são os mesmos até hoje, que é se manter notável, criativo, inovador, eu sinto que são desafios que duram para sempre nessa carreira, porque a internet além de ser muito rápida, todo dia surgem novas pessoas. Então eu acho que um dos grandes desafios é você continuar sendo relevante, sem tentar entrar em polêmicas, em tentar é ir por caminhos que não são os caminhos de uma boa carreira.

Não sinto que não superei e nem sei muito se tenho como superar. Eu acho que é um dia de cada vez.

3) Como você identifica seu público-alvo e como isso influencia a criação de conteúdo?

Bom, hoje eu sei que meu público-alvo, ele é muito extenso, então tem a galera mais nova, mediana, mais velha, é um público que eu estou pra te falar que se ele vai de 6 a 70 anos, é real. Então é muito elástico e eu tento suprir todos eles. Eu não tento encontrar um conteúdo específico que atinja todos. Apesar de alguns conteúdos atingirem, eu tento dosar, então tem algo que eu faço, um conteúdo mais sério, piadas mais sérias, mais desenvolvidas e tem hora que eu faço algumas coisas que eu sei que as crianças vão gostar.

Também tem hora que eu tento focar no público jovem, então eu dou essa mesclada. Eu dou uma passeada porque eu sinto que é quem tem um público elástico assim tem que saber explorar e alimentar todos os níveis dele, todas as faixas etárias. E, de modo geral, o meu conteúdo é para todos.

Eu que eu tento trabalhar o nicho, eu acho que as pessoas podem consumir um pouco de tudo e de modo geral, eu gosto muito de compartilhar a minha vida e eu acho lifestyle não tem idade, então isso também facilita.

4) Quais estratégias de marketing você utilizou para crescer sua base de seguidores/assinantes?

Olha, se reinventar atrai muito público, acredito que é a identificação. Uma coisa que eu prego muito, que é você manter sua essência e ser você, então autenticidade é uma coisa que eu sempre falei sobre.

Não adianta ser um personagem na internet porque uma hora você não aguenta mais ser, não adianta vestir uma máscara fingindo ser algo que você também não é. Então eu, eu, aos poucos fui aprendendo isso, entendendo que eu estava no caminho certo, porque estava sendo eu.

Então, eu acho que as pessoas têm mania de entrar na internet e querer fazer igual, fulano queria receber o treino, sendo que no final o público está atrás de pessoas que são reais e verdadeiras, sem tentar copiar o outro.

O que acontece com muita gente que fala, tipo assim, estou ganhando seguidores, estou conseguindo fazer isso, é aquilo. O problema das pessoas, às vezes é essa falta de autenticidade mesmo, isso não atrai pessoas, pelo contrário, só afasta, não é? As pessoas não vão querer seguir uma pessoa que copia a outra.

5) Que conselho você daria para alguém que está começando na área de criação de conteúdo e deseja empreender nesse campo?

Dedicação em primeiro lugar pois não é um trabalho fácil, não é um trabalho que leva pouco tempo, que você vê resultado da noite, e se você vê resultado da noite por dia, suspeite porque talvez pode ter um dia que você não vai ver mais.

Temos que tomar bastante cuidado com essa coisa “ai meu Deus. Hitei, engajei e achei que é para sempre, porque não funciona assim todo dia.

Assim como na pergunta que eu falei sobre se reinventar todos os dias, é uma dedicação nova, então não tem modelo específico, não tem código secreto, não tem nada que eu possa falar de “faça isso” “então tente esse caminho”.

Cada caminho é um caminho e você entende seu.

6) Como você lida com o gerenciamento do tempo entre criação de conteúdo, vida pessoal e aspectos administrativos do negócio?

Eu brinco que quem decide ser criador de conteúdo não tem mais vida pessoal, porque a internet exige de você 24 por 7. Então 7 dias da semana você está criando, porque internet não tem horário, não tem dia, e ela precisa da sua presença. Você também tem que ser sincero com você mesmo e com as pessoas que te seguem, então, se um dia você não está muito a fim que você fala que não tá afim, se um dia você está mais atarefado ou resolvendo outras coisas pessoais, você fala, mas eu acho que essa divisão é um pouco difícil, a internet não é um escritório, que você bate o cartão e vai embora viver sua vida pessoal.

Para muitas pessoas a vida pessoal é a vida da internet, então o máximo que você pode fazer é encontrar o equilíbrio entre a exposição em privacidade, fora isso, cai tudo no mesmo lugar. Então o meu gerenciamento de tempo é a partir de quando eu entendi que eu amo isso, que eu faço isso e que eu não tenho nem é outra opção, mas porque eu não quero ter outra opção.

E aí, você entende que é um processo às vezes de muito trabalho, mas é um processo divertido e a gente também tem que ser grato pelas oportunidades e privilégios que temos, ter uma agenda maleável, onde a gente consegue trabalhar de qualquer lugar. Então não tem muito como gerenciar esse tempo, mas a gente tem que estar sempre tirando um tempinho ali durante o dia ou entre dias para cuidar da saúde mental, ter lazer e fazer alguma coisa que você gosta. E não só ficar fixado naquela coisa de fazer Stories, Reels e gravar YouTube.

7)  Como você se mantém atualizado sobre as tendências e mudanças no mercado de criação de conteúdo?

 Consumindo muito, e hoje em dia que eu sou um grande criador também, muitas vezes você acaba ditando tendências, então é legal estar por dentro de criar coisas, porque você também dita tendências do mercado. Isso é muito legal, então acredito que, de modo geral, o consumo da internet: feed e explorar, ajuda a entender tudo o que está acontecendo e ficar por dentro das tendências. Se você ficar 4 dias sem consumir, parece que virou outra coisa, é outro assunto, outra pauta, outro filme, outra fofoca. Porque hoje em dia a internet, ela é muito rápida, então se você não consome, certamente ficará por fora de tudo que está acontecendo.

8) Quais são suas metas e planos futuros para o crescimento do seu negócio de criação de conteúdo? Falando em LR Contents e Essencials.

Falando em LR, queremos crescer muito essa questão de cuidar de muitos influenciadores. A gente tem uma abertura incrível com as marcas, nosso braço que produz filmes, tecnologia aplicativo, mas eu quero muito que a gente invista em cuidar das contas das marcas, então, cuidar da conta talvez de uma Coca-Cola, Disney. 00:05:18 Palestrante 2

Claro que essas contas são divididas por diversas agências, então não tem só uma empresa que cuida da Coca-Cola, mas eu acho que seria uma aventura legal e eu gosto muito de publicidade, já tive esse momento em que eu cuidava também de estratégias de marketing na internet para algumas marcas, que envolviam esse tipo de curadoria da minha parte e eu me diverti muito. Tenho vontade de voltar a fazer isso só com a minha agência, então assinar projetos, lançamentos, estratégias de marketing, eu acho que seria muito legal. A gente tem um time muito forte, um time jovem, um time pronto para criar coisas atuais, então eu sinto que seria o próximo passo.

E quanto aos Essentials, estamos discutindo novas ideias e caminhos e querendo abranger para vendas em lojas também. Então vem coisas boas aí também, mas por enquanto está no papel.

9) Quais foram os momentos mais gratificantes da sua jornada como jovem empresário e criador de conteúdo?

Eu acredito que tem vários momentos que são gratificantes para mim, muitos deles irreais que você fala assim, “gente, eu estou vivendo isso?”. Teve uma vez, inclusive, que eu lembro que já carreguei a tocha olímpica, já tive dois programas de TV, fiz diversos comerciais. A primeira vez que eu fui na premiére de Avengers, nos Estados Unidos, então assisti ao filme ao lado dos atores: Tony Stark, Capitão América. Tem momentos que são muito gratificantes e que você sabe que a internet te proporciona isso, por isso que eu sou muito grato com a minha profissão. Acredito também que um momento para mim que foi incrível, foi ver o prédio da minha empresa pronta, isso foi muito incrível, foi de preencher o coração assim, de olhar e falar “meu Deus, isso aqui foi fruto do meu trabalho, fruto das pessoas que trabalharam comigo e acreditaram também nesse sonho”.

10) Como você lida com feedbacks negativos ou críticas construtivas dos seguidores e como isso afeta sua estratégia de conteúdo?

Conteúdo, eu me dou bem com feedbacks e críticas negativas, porque eu acho que é o público ali te falando o que deve ser feito e o que não deve ser feito. Então eu não tenho um grande problema com isso, eu super estou aberto, inclusive as pessoas falam, às vezes eu até entro em debates e levo para os stories para entender, o que ele quer, o que realmente interessa o público, haters, pessoas que só estão ali para xingar e reclamar o feedback ele vem porque a pessoa se importa com você e quer te trazer um ponto de vista dela que muitas vezes você não pensou. A gente tem hora que fica tão na correria produzindo conteúdo que esquece de olhar para fora, e eles vão nos trazer essa devolutiva.

Eu não tenho um grande problema em lidar com isso e isso afeta totalmente minha estratégia de conteúdo, porque se eu estou produzindo algo e tive ideia, as pessoas não recepcionaram da forma que eu imaginei e me dá um feedback de que não gostaram tanto daquilo. Para mim, não tem problema algum em eu mudar e fazer outra coisa, e eu não tenho muito problema com isso, não. Eu sou pau para toda hora e pronto para criar conteúdo e entreter o povo, esse é meu trabalho e não enxergo nada diferente disso, então se eles não gostam eu mudo e faço de outra forma.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Fonte: Coluna Uiara

Top News