Publicado em 27/08/2023 as 12:00pm
Educação Superior accessível à Comunidade. GMB ajuda com MassHealth e RMV
A organizadora Iara Santana (D), a voluntária Helena Barbosa Andrus e a organizadora Mariana Dutra, ambas da Coalizão MIRA, encontraram com a govenadora Maura Healey durante evento que celebrou o acesso justo à educação superior. (foto Clinic)
A aprovação da lei Tuition Equity, ou igualdade educacional, foi celebrada esta semana durante evento em Lawrence que contou com a presença da governadora Maura Heley e da vice-governadora Kim Driscoll. O Grupo Mulher Brasileira marcou presença com a organizadora Iara Santana. Ela testemunhou durante a audiência pública em julho último.
“Moro em Massachusetts há 22 anos e tenho DACA. Escrevo este testemunho como uma membra da comunidade e uma Sonhadora que não apenas conhece as dificuldades da vida da imigrante indocumentada, mas também como alguém que teve a oportunidade de receber seu diploma de bacharel por causa das mensalidades estaduais para os Dreamers”.
Iara concluiu o ensino médio em 2012 e planejou ir para uma faculdade comunitária “porque era a única maneira de continuar cursando o ensino superior da maneira mais acessível possível, na época”. Ainda assim, falou, a mensalidade ainda era três vezes o valor pago por um residente qualificado e isso foi uma barreira para mim. Quando anunciaram que os beneficiários do DACA poderiam pagar a faculdade estadual como residente isso literalmente mudou minha vida”.
Para Iara, “a oportunidade de estender as mensalidades estaduais para imigrantes indocumentados residentes em Massachusetts significa uma mudança de vida para muitos, assim como foi para mim. Cria espaço para profissionais se relacionar com a comunidade onde servem; abre portas para muitas pessoas de todas as idades, que nunca tiveram a oportunidade de ir para a faculdade antes e que desejam muito aprender novos ofícios e habilidades. A extensão das mensalidades estaduais à comunidade indocumentada resolverá o declínio das matrículas nas faculdades e reduzirá as taxas de evasão escolar, investindo ainda mais na educação dos residentes de Massachusetts”.
A lei que acabou de ser aprovada pela governadora Healey dará a estudantes que tenham cursado pelo menos três anos de high school o direito de pagar como residentes do estado em universidades e faculdades estaduais. Para qualificar você precisa ter cursado uma high school por pelomenos três anos ou ter diploma GED (equivalente ao supletivo) de um escolar de Massachusetts,
Agora que a lei foi assinada, o Departamento de Educação vai fazer as regulamentações e ter audiências para ouvir recomendações. Fique atenta(o) às notícias!
Carteira de Motorista
O Grupo Mulher Brasileira quer ouvir sobre sua experiência com o RMV quando você foi fazer sua carteira de motorista. Nós estamos ajudando com agendamento, informação e tradução. Para marcar uma hora com uma das nossas organizadoras, mande WhatsApp para 617-202-5775.
Merenda escolar gratuíta
O orçamento do estado assinado pela Governadora Maura Healey semana passada inclui verba para oferecer merenda escolar gratuita para todas as crianças nas escolas públicas do Estado, independente da renda da família. O programa, adotado na pandemia, agora é permanente e a previsão da presidente do Senado, Karen Spilka, é que vai economizar para os pais até $1,200 por estudante por ano.
Seguro de saúde
Atenção, o MassHealth está requalificando todas as pessoas inscritas no seu sistema. Você precisa atualizar seus dados e verificar se seu seguro continua válido. Estão cortando gente e às vezes nem sabemos que perdemos o seguro. Estamos recebendo relatos de pessoas que perderam o seguro ou agora têm outro seguro, ou um seguro mais limitado e só descobrem quando ficam doentes e precisam ver sua médica ou médico.
Estamos aconselhando as pessoas a não deixarem isso para depois, é necessário checar se seu seguro ainda está válido e o melhor é fazer isso pessoalmente. Este fim de semana tem duas feiras que vão ajudar com a requalificação do MassHealth. O GMB pode ajudar, mande mensagem de WhatsApp ou telefone para 617-202-5775.
Festival da Independência
Estamos há um mês do 28º Festival da Independência do Brasil em Boston e estamos procurando quem faça comida baiana. A comida baiana faz muito sucesso no Festival, mas estamos com dificuldades para encontrar alguém que queira participar. Aliás, ainda temos vagas para mesas de comida. Fale conosco! Também estamos procurando pessoas que queiram expor seus produtos brasileiros, artesanatos, bijuterias, roupas, e agências de informação. Telefone ou Whatsapp: 617-202-5775.
Fonte: coluna mulher brasileira