Publicado em 5/09/2023 as 7:00am
Setembro Amarelo - Criando Esperança Através de Ação
Dia 10 é o dia internacional de prevenção ao suicídio e com isso o convite de hoje é...
Dia 10 é o dia internacional de prevenção ao suicídio e com isso o convite de hoje é conversar sobre o quanto a ação é tão poderosa quanto a esperança.
A coluna Saúde da Mulher, desde de 2018 vem trazendo conteúdos relacionados à saúde e bem estar, incluindo os cuidados com a saúde mental. Nossas emoções devem ser respeitadas assim como as nossas atitudes perante à vida. Porém nem sempre é possível evitar os desafios e perdas que muitas das vezes nos pegam de surpresa. No entanto, se mantivermos uma atenção especial não só com o corpo ou a aparência, podemos fortalecer a nossa mente para enfrentarmos da melhor forma qualquer adversidade. Mas é importante sempre ressaltar que, às vezes, precisamos de ajuda especializada pois não temos que carregar o peso do mundo sozinha. Por isso o Saúde da Mulher existe, para que você não sinta que está sozinha.
Campanha 2023 - Esperança + Ação = VIDA
O mês de setembro faz parte de um movimento mundial que busca prevenir que vidas preciosas se percam por falta de esperança. A vida é o bem mais precioso e isso todos nós sabemos, mas em vários momentos difíceis, os problemas parecem sufocar o desejo de viver abundantemente. Seja a perda de alguém especial, um relacionamento que se rompeu, um diagnóstico complicado, uma crise financeira, uma enorme decepção, ou até mesmo uma mudança hormonal repentina que afeta o humor, todas nós nos deparamos com fatos que podem colocar a saúde emocional em risco.
A campanha de prevenção ao suicídio de 2023 envolve ação, pois mais do que ter esperança é necessário agir. Para quem está sofrendo de depressão geralmente vê a vida de forma turva, como se fosse um óculos embaçado ou um quarto escuro que não permite a entrada de luz. A dificuldade em poder acreditar que a maré vai passar, que a tempestade vai se acalmar e que por isso podemos confiar no dia de amanhã tem levado muitas pessoas a se sentirem isoladas e afundadas em tristeza. Quando alguém chega nesse estágio fica difícil se agarrar na esperança e por isso é necessário que parentes e amigos ofereçam ajuda e encaminhe para um profissional licenciado na área de saúde mental.
Como agir quando alguém está pedindo ajuda?
Quando uma pessoa chega ao ponto de não acreditar no dia de amanhã é fundamental que quem esteja ao lado estenda a mão. Essa é a hora de agir antes que a situação se agrave. Agir neste momento apesar de ser muito importante, pode ser também muito desafiador, tendo em vista que a pessoa que está sofrendo nem sempre pode admitir que está necessitando de ajuda profissional. Por isso, em caso de encontrar barreiras, procure orientação de como oferecer apoio de forma a levar a pessoa a entender que sua intenção é oferecer recursos e acesso que possam superar o estado emocional. Encontre um local e momento apropriado para conversar sobre as emoções, sempre lembrando que deve-se evitar as críticas e frases que mais atrapalham do que ajudam, como: “olhe o lado positivo”, “basta seguir em frente”, “você vai sair dessa”, “você está exagerando”. Ao ouvir afirmações como os exemplos anteriores levam a pessoa a codificar como que não é compreendida, ou que é responsável pelo sofrimento, e isso não é verdade.
Se você está participando da rotina de alguém que está com depressão ou ansiedade, procure levar encorajamento dizendo: estou à disposição de ouvir você quando desejar, creio que possa estar sendo muito difícil, e sou grata por você estar compartilhando seus sentimentos, eu percebo que você não está bem, você gostaria de compartilhar o que está passando na sua cabeça?
Ao oferecer ajuda mantenha uma atitude positiva e escute com atenção plena evitando interromper ou dizer que sabe o que significa.
Devemos lembrar que falar sobre prevenção ao suicídio pode salvar vidas. Infelizmente ainda existe um tabu de não devemos tocar no assunto, porém na verdade dados afirmam que é exatamente o contrário. Quando falamos das nossas emoções para pessoas certas, temos uma nova oportunidade de vermos a vida de uma outra perspectiva. Por isso, não tenha medo de questionar diretamente quando existe uma situação iminente de risco. É necessário também que essa pessoa seja encaminhada para apoio imediato, se for o caso, ligando para o 911 ou para o número de apoio às pessoas em risco de suicídio (988) hotline nos Estados Unidos, e no Brasil (188) CVV.
Para manter a esperança é preciso agir. Se você precisa de ajuda, ligue para alguém pois você não está sozinha.
Fonte: Coluna Saúde da Mulher Lídia Ferreira www.plataformadigitalfeminina.com