Publicado em 7/09/2023 as 9:00am
Times Square in history...
Aos que amam o inesgotável show de luzes, cores e sabores do quadrilátero mais famoso do...
Aos que amam o inesgotável show de luzes, cores e sabores do quadrilátero mais famoso do mundo, há algo a se contar...o que hoje nos parece perfeito, nem sempre foi assim.
A começar pelo nome, que até 1904, era Longacre Square, tendo sido batizado como Times Square em homenagem ao jornal mais lido pelos americanos, o mais que secular The New York Times, que se estabeleceu na West 43th St. naquele ano, onde permanece até hoje.
Resta a questão, portanto: e como era o TS há 50 anos?
Surpreendentemente, nada parecido com a ambiência que vemos hoje.
Nos anos 70, era um lugar difícil com altas taxas de criminalidade, grande número de bares gogos, sex shops por todo lado, lugares de peep shows e teatros de adultos eram as únicas atrações disponíveis à época. E apesar de muitos creditarem a significativa transformação à gestão do Prefeito Rudolph Giuliani, na verdade, sua gênese foi no mandato do Prefeito Edward Koch iniciado 14 anos antes de Giuliani sonhar com o cargo.
Koch, após ter sido Deputado Federal e Vereador por NYC (os cargos nos EUA não tem uma correspondência igualitária no Brasil) com o discurso de lei e ordem, o fervoroso democrata apoiador de Israel, elege-se Prefeito da Big Apple e institui sua plataforma pelos próximos 12 anos em que mantêm-se no poder dando início ao processo de transformação positiva do atual limpo, lindo e reluzente Times Square.
Edward foi sucedido por David Dinkins mais que uma década depois, deixando seu legado na história de um dos lugares mais visitados do mundo, demonstrando com ações, que a boa política faz toda a diferença.
Fonte: coluna cataldi