Publicado em 20/09/2023 as 3:00pm
ADEQUAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS COM CONDIÇÕES CRÔNICAS
Coluna Flavianny Marques
Alimentar crianças com alimentos nutritivos pode ser um desafio nas melhores circunstâncias. Quando uma criança não está se sentindo bem, esses desafios podem se multiplicar. Isso pode deixar os pais inseguros sobre a melhor forma de apoiar o crescimento e o desenvolvimento. Se você se encontra nessa situação, pode lidar com sucesso e garantir que seu filho prospere, mesmo diante de uma condição de saúde grave.
Um modelo não serve para todos: Crianças com doenças crônicas são tão únicas em suas preferências e planos alimentares quanto crianças sem doenças crônicas. A natureza e gravidade de sua condição de saúde, idade, sexo, planos de tratamento, níveis de atividade e muitos outros fatores desempenham um papel nas necessidades nutricionais.
Embora amigos e familiares bem-intencionados possam compartilhar histórias de dietas ou diferentes suplementos que ajudaram outra criança, lembre-se de que esse pode não ser o plano certo para seu filho. Por exemplo, algumas crianças com câncer têm problemas para comer o suficiente para manter um peso saudável, enquanto outras crianças, especialmente após o término do tratamento, enfrentam um risco maior de se tornarem obesas ou com sobrepeso.
As necessidades nutricionais podem mudar: Para crianças com condições que afetam diretamente o trato digestivo, as necessidades nutricionais e medicamentosas podem mudar com o tempo. Por exemplo, crianças com fibrose cística quase sempre precisam tomar enzimas digestivas com as refeições e lanches. Quantos e quais tipos de enzimas podem variar de caso para caso, e o que funcionou no passado pode precisar ser ajustado à medida que a criança cresce, amadurece e as preferências alimentares mudam.
Apoio ao crescimento e desenvolvimento: Para crianças que não estão comendo o suficiente, quanto mais cedo você resolver o problema, melhor. Mesmo uma pequena perda de peso ou falha em ganhar peso como esperado pode afetar negativamente o crescimento e o desenvolvimento. Alguns medicamentos aumentam a necessidade de nutrientes específicos.
O nutricionista especialista em nutrição infantil, acompanhará o crescimento e desenvolvimento de seu filho, alertando você e a equipe médica se forem necessárias medidas nutricionais adicionais.
Apoiando seu filho, removendo o medo: Se seu filho precisar de suporte nutricional especializado, uma das melhores coisas que você pode fazer é expressar confiança nas decisões que você e a equipe de saúde de seu filho tomaram. O medo do desconhecido é normal. Discuta esses medos e preocupações com o nutricionista. Peça ajuda sempre que necessário.
Flavianny Marques