Publicado em 26/09/2023 as 2:00am
Coluna Rita de Cassia: Kaizen
Hoje estamos iniciando nosso bate-papo, e escolhi o nome “Kaizen” para a nossa coluna...
Hoje estamos iniciando nosso bate-papo, e escolhi o nome “Kaizen” para a nossa coluna porque tem tudo a ver com o teor do que pretendo compartilhar com vocês. Explico:
Kaizen é uma palavra de origem japonesa, usada para transmitir a ideia de melhoria contínua, em todos os aspectos.
Na verdade, esse conceito surgiu após a Segunda Guerra Mundial, e envolvia práticas para melhorar as performances na área industrial, porém, os seus princípios passaram a ser utilizados ao redor do mundo e, nas mais diversas áreas. Atualmente, essa filosofia de melhoria contínua envolve a vida em geral – pessoal, familiar, social e profissional. Trata-se de “ser melhor hoje do que você foi ontem e ser melhor amanhã do que você é hoje.”
Para mais informações sobre esse conceito, sugiro os livros do professor Masaaki Imai, ele é considerado o pai do Kaizen, fundou o Movimento e o Kaizen Institute.
O professor Massaaki diz que deve haver, em nossas ações, o espírito de equipe, sabedoria, moral e autodisciplina. E que o trabalho coletivo deve prevalecer sobre o individual; embora sem deixar de atender às necessidades pessoais, mas, no Kaizen, satisfação e responsabilidade são valores coletivos.
Embora, originalmente, fosse voltado para o aspecto empresarial, o conceito principal da palavra “Kaizen” se aplica perfeitamente a todas as áreas. E veio preencher uma grande lacuna sobre a ideia de vida em sociedade. Por isso é adotado no mundo todo.
Eu emprestei o termo “Kaizen” em diversos treinamentos que ministrei. Admiro as culturas que se preocupam com o bem-estar e qualidade de vida. E, portanto, pretendo compartilhar com vocês mensagens que possam acrescentar algo a sua evolução pessoal e social.
O texto de hoje traz uma profunda reflexão sobre dois sentimentos presentes na vida das pessoas.
LITERATURA E TRANSCENDÊNCIA
O texto que escolhi é parte de uma grande obra (1), porém, no momento, vamos observar apenas o recorte abaixo. Ele está escrito na sua forma original, apenas separei os diálogos para facilitar a percepção das falas de dois personagens.
Como o texto é antigo, existem algumas palavras que não fazem parte do nosso dia a dia, mas, o contexto explicará o seu significado.
Sugiro que o leia e que não dispense a visualização que ele vai provocar, ela é muito importante... Procure então, imaginar toda a cena, enquanto você lê o texto abaixo...
“Mas é sestro antigo da Sandice criar amor às casas alheias, de modo que, apenas senhora de uma, dificilmente lhe farão despejar. É sestro; não se tira daí; há muito que lhe calejou a vergonha. Agora, se advertirmos no imenso número de casas que ocupa, umas de vez, outras durante as suas estações calmosas, concluiremos que esta amável peregrina é o terror dos proprietários. No nosso caso, houve quase um distúrbio à porta do meu cérebro, porque a adventícia não queria entregar a casa, e a dona não cedia da intenção de tomar o que era seu. Afinal, já a Sandice se contentava com um cantinho no sótão.
— Não, senhora, replicou a Razão, estou cansada de lhe ceder sótãos, cansada e experimentada, o que você quer é passar mansamente do sótão à sala de jantar, daí à de visitas e ao resto.
— Está bem, deixe-me ficar algum tempo mais, estou na pista de um mistério...
— Que mistério?
— De dois, emendou a Sandice; o da vida e o da morte; peço-lhe só uns dez minutos.
A Razão pôs-se a rir.
— Hás de ser sempre a mesma coisa... sempre a mesma coisa... sempre a mesma coisa.
E, dizendo isto, travou-lhe dos pulsos e arrastou-a para fora; depois entrou e fechou-se.
A Sandice ainda gemeu algumas súplicas, grunhiu algumas zangas; mas desenganou-se depressa, deitou a língua de fora, em ar de surriada, e foi andando...”
INTERPRETAÇÃO
Este texto pode ter inúmeras interpretações, a qual reflexão você foi conduzido/a?
Você já vivenciou, presenciou, ou ficou sabendo de alguma situação semelhante? Não se apresse. Tente responder antes de continuar lendo...
ANÁLISE
Neste texto, o autor utilizou uma técnica chamada personificação, ou seja, criou dois personagens imaginários para representar dois estados mentais: o da sandice e o da razão.
Sandice é um pensamento ou ação onde falta lógica, discernimento ou está fora da realidade.
Razão é sensatez, bom senso, equilíbrio, lucidez, critério, juizo, discernimento, prudência.
TRANSCENDÊNCIA
Podemos tirar várias conclusões, independentemente do que o autor quis transmitir. Em outras palavras, o texto TRANSCENDE a mensagem original. TRANSCENDÊNCIA é quando uma mensagem atinge outros níveis de compreensão, que podem não ser exatamente o que o autor queria transmitir.
CONCLUSÕES
Os dois sentimentos (razão e sandice) podem estar na mesma pessoa, que luta para agir corretamente, quando se sente tentada a fazer algo errado.
Mas também podem descrever comportamentos abusivos, representados pelo personagem “Sandice”, que não tem noção de limite, respeito ou vergonha e pretende invadir a privacidade do personagem “Razão”. E ainda, há o outro lado, o da pessoa que sofre o comportamento abusivo, que não reage ao primeiro sinal de desconforto e acaba procrastinando, até que torna-se necessária uma ação drástica (aqui representada pela “Razão”, expulsando a “Sandice”, que ainda tentava ludibriá-la para continuar com seu propósito egoísta).
Todas as situações abusivas começam com comportamentos discretos (“a Sandice só queria um sótão”), que vamos deixando passar e assim, o abusador vai dominando a situação.
Você gostou dessa reflexão? Contate-me se quiser comentar.
Professora, pesquisadora e escritora, formada em Letras Português e Inglês, com Especializações em Educação de Adultos (PUC/Pr-1988) e em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável-UFPr-2010., lecionou na Rede Estadual, Particular e Superior, desenvolveu vários projetos relacionados a Plantas Medicinais, Qualidade de Vida e Concepção Sistêmica, autora de livros sobre Plantas Medicinais e Comunidades Amazônicas.
(1) O texto faz parte do Capítulo VIII, da Obra de Machado de Assis: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
Contatos:
email: ritanardelli2023@gmail.com.
WhatsApp: +1 857 249-1636.
Instagram: @nardelliritadecassia
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com
Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com