Publicado em 21/10/2023 as 9:00pm
Coluna Debora Corsi: O direito de pensar diferente
Coluna Debora Corsi
A liberdade de expressar uma opinião não deve se tornar uma tortura para quem a ouve. Podemos debater qualquer assunto, desde que o respeito seja o alicerce desse diálogo. Tornou-se um desafio dialogar com alguém que opta por rotular outra pessoa unicamente por suas escolhas. São aqueles que defendem a liberdade, mas carregam consigo 'correntes' que restringem aqueles que ousam compartilhar suas próprias verdades. Parafraseando o pensador francês Voltaire, podemos discordar de tudo que o outro diz, mas é nosso dever preservar o direito do outro de expressar suas palavras.
A cultura do cancelamento tem causado danos significativos, bastando expressar algo que não esteja em conformidade com o pensamento dominante para desencadear uma batalha no mundo virtual e real. Precisamos refletir sobre o que estamos fazendo. Por que a intolerância está em ascensão? Onde se perdeu a nossa essência humanitária?
Em todos os lugares, é evidente que:
- -Estamos transformando nossa própria espécie em inimigos uns dos outros.
- -Utilizamos nossas palavras como armas letais.
- -Defendemos que somente um lado possui a razão.
- -Desacreditamos teólogos, cientistas, juízes e até mesmo deuses com argumentos destituídos de fundamento acadêmico.
- -Excluímos amigos e familiares das redes sociais para apoiar pessoas que sequer conhecem nosso nome.
Será que é assim que pretendemos mudar o mundo? Podemos discordar sobre inúmeras questões, mas não temos o direito de transformar nossas opiniões em discórdia, em nome de uma 'bandeira'. Não faz sentido afirmar que buscamos a paz quando, na realidade, a paz só é possível quando respeitamos aqueles que possuem convicções diferentes das nossas.
O mundo está em guerra porque perdemos a habilidade de nos colocar no lugar do outro, de compreender sua perspectiva. Enfrentamos e vencemos o desafio do COVID-19, mas ainda não encontramos a cura para a intolerância. Conquistamos a capacidade de enviar foguetes para outros planetas, mas não aprendemos a compartilhar a dor alheia. Dominamos diversos idiomas, mas não conseguimos ouvir o clamor da alma. Estamos na era da inteligência artificial, mas não podemos nos esquecer de crescer em sabedoria natural.
O ano de 2023 está chegando ao fim, mas não permita que ele leve consigo sua determinação de ouvir e ser ouvido.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com
Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com