Publicado em 23/10/2023 as 10:30pm
Coluna empreendedorismo: Empreendedorismo de Sucesso x Boa Idéia
coluna empreendedorismo
A maioria das pessoas afirma que desejam ter a própria empresa. Poder ter liberdade para administrar o tempo e ser o próprio “chefe” são as duas principais justificativas para quem sonha em poder ter o próprio negócio. Mas nem sempre basta ter uma boa ideia para garantir o sucesso de uma empresa é preciso muito mais, como inovar.
Muitas pessoas acreditam que basta ter uma boa ideia para poder conquistar um espaço ao sol no mundo dos negócios. Outras afirmam que não iniciaram ainda o sonho de empreender pois estão aguardando a “grande ideia” surgir. Enquanto diversas pessoas tem medo até de compartilhar uma ideia com receio de alguém “roubar” a “grande” invenção. Mas uma coisa é certa, não basta ter uma boa ideia, na verdade não importa muito se a ideia é simples ou incrível, pois sem colocar em prática é apenas uma ideia, nada mais.
Mas é óbvio que para iniciar qualquer coisa, inclusive uma empresa é necessário ter uma ideia que seja funcional, ou seja, que resolva o problema de muitas pessoas. Para transformar uma boa ideia em uma empresa de sucesso é necessário que seja escalável. Seja qual for o investimento disponível, o nicho, o mercado, a ideia deve ser viável e que não dependa de apenas uma pessoa.
A Harvard Business Review publicou em um artigo um exemplo que demonstra a necessidade de desenvolver esse olhar de empresa escalável. Um proprietário de uma empresa de software compartilhou que ama desenvolver produtos e fazer divulgações sobre o mesmo para clientes em potencial por acreditar verdadeiramente nos benefícios dos produtos. Porém, o proprietário confessou que sempre fica extremamente ansioso na hora de fazer a venda. Todas as vezes que se aproximava o momento de oferecer o produto o empresário trava por não saber se a sua ideia foi transmitida como deveria.
Na mesma publicação uma das afirmações importantes é que uma ideia orientada, ou seja, bem definida e direcionada para o resultado oferecido tem que abranger os seguintes pontos: retorno financeiro, pitch do investidor, contratação e escala. O primeiro passo então seria reconhecer os desafios, pois saber quais são as possíveis falhas da ideia assim como os pontos fortes leva a adaptação e reestruturação.
A próxima área que deve ser observada é não perder o foco da proposta e missão da empresa. Por isso é muito importante ter um plano de negócio claro e objetivo, pois ambos interferem em toda estrutura da empresa, seja da parte de serviço, produção, venda e fortalecimento da marca.
O empreendedor tem que ter clareza do que está fazendo e porque está fazendo, assim como toda equipe para que os clientes possam entender o valor do que você oferece. Apesar de todos os desafios que envolvem empreender, cada empresa encontra um caminho único mas que pode ser modificado ao passar do tempo. A tecnologia muda a todo tempo, assim como costumes e necessidades de consumo também. Além da economia e oportunidades de mercado que proporcionam criatividade na hora de criar novas estratégias de vendas.
Mais importante do que uma ótima ideia é a confiança que está no caminho certo e para isso somente através de testes é possível determinar se na hora de passar sua ideia do papel para realidade, possíveis investidores vão acreditar o valor.
Muitos empreendedores desconhecem que existem oportunidades de obter investimento, empréstimos e por isso acabam iniciando um negócio com pouco ou sem recursos financeiros e por isso acabam desistindo sem mesmo dar o primeiro passo. Para isso é preciso não só sair da zona de conforto mas preparar uma estratégia clara e identificar possíveis investidores que venham investir na futura empresa.
Importante também é não se perder no caminho, mas sim aprimorar o objetivo final para que assim possa conquistar o sonho de empreender e vencer os medos e desafios que envolvem ser dono do próprio negócio.
Não existe necessidade de caminhar sozinho, na verdade não se deve andar sozinho como empreendedor. Acessar grupos de empreendedores de outros nichos e principalmente com especialistas de negócios para receber consultoria e orientação pode ser um grande diferencial para evitar tanta dor de cabeça e perda de tempo.
Como empreendedor, uma ideia deve ser somada a ação correta, no momento e lugar certo. Não existe uma ideia genial e sim pessoas que acreditam e investem em ideias de forma genial. Então faça pesquisa, tire todas as dúvidas e invista em networking e consultoria.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com
Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com
Fonte: coluna empreendedorismo