Publicado em 18/11/2023 as 5:00pm
Coluna Arilda Costa: Você, que é imigrante, conhece a importância de ter um seguro de vida “com benefícios em vida” vivendo na América?
Jornalista e consultora licenciada, a brasileira Arilda McClive mora nos Estados Unidos há 23...
Jornalista e consultora licenciada, a brasileira Arilda McClive mora nos Estados Unidos há 23 anos e tem uma longa experiência de trabalho com a comunidade brasileira. Além de colunista do Brazilian Times, há mais de 15 anos, ela trabalha com a Five Rings Financial e alerta a todos brasileiros sobre a importância de ter uma proteção financeira para viver na América.
“Vejo com preocupação o número crescente de campanhas GoFundMe na nossa comunidade pedindo ajuda financeira a pessoas que, sem seguro e sem ajuda de entes queridos neste país, inesperadamente se encontram em dificuldades financeiras que não foram previstas e ou são forçados a assumir responsabilidades que não esperavam.
O fato é que quando optamos por morar fora do Brasil, há uma certa responsabilidade nessa decisão. O seguro viagem, que você é obrigado a adquirir em viagens internacionais, não continua válido além de alguns dias. Depois de chegar e se instalar é preciso considerar que a viagem continua, de outra forma, e com outros riscos. E para isso temos que ter um seguro de vida como parte dos nossos planos neste país. Um ponto muito importante é ter um seguro de vida com benefícios em vida - um seguro que dará cobertura financeira em caso de doença grave ou acidente que poderá deixá-lo incapaz de trabalhar."
Mais do que em tempos passados, vivemos um período de grandes incertezas e devemos considerar riscos de todos os tipos. A verdade é que o impacto da pandemia atingiu a todos, uns mais, e outros menos. Muitas famílias sofreram grandes perdas financeiras com implicações emocionais, estresse e doenças. Entes queridos faleceram, outros ficaram seriamente doentes e ainda estão sofrendo as consequências do que aconteceu. Nem todas estas pessoas tinham um seguro para minimizar as perdas e sofrimentos que deixaram.
Para as pessoas que possuem dependentes financeiros, como filhos e cônjuges, o dinheiro do seguro de vida ajuda a manter o padrão financeiro da família até que consigam se reequilibrar financeiramente. No caso de um acontecimento imprevisto, o seguro permite-lhes a pagar o financiamento da casa com o "mortgage protection", a educação dos filhos na universidade no futuro com a opção de acumulação e outras necessidades. Garante qualidade de vida, independentemente do que possa acontecer.
A cultura americana, diferentemente da cultura brasileira, vê o seguro como um ato de amor e uma manifestação de respeito, prova de inteligência e bom senso. O brasileiro, em geral, contrata apenas seguro automóvel, que é obrigatório, ou eventualmente um seguro de viagem. Mas esquecem que a vida é uma jornada com muitos riscos e acidentes pelo caminho. A vida, saúde, bem estar de alguém, tudo isso vale menos que um carro? O fato é que doenças e acidentes não enviam avisos. Devemos estar preparados.
Quantas pessoas você conhece que gozavam de perfeita saúde, incluindo atletas, jovens e adultos saudáveis, que inesperadamente ficaram gravemente doentes e impossibilitados de trabalhar? O problema se agrava quando o núcleo familiar conta com apenas um indivíduo cuja renda é o sustento de diversas pessoas. Nestes casos, a morte ou a incapacidade profissional do titular dos rendimentos tem efeitos ainda mais devastadores na manutenção do nível de vida dos dependentes. A vantagem de contar com um seguro é que a proteção vai muito além dos casos de morte. O seguro pode cobrir invalidez temporária ou permanente, e doenças graves. Os benefícios podem ser ainda maiores dependendo do tipo de plano de seguro.
Muitas pessoas ainda pensam que o seguro de vida é um privilégio de poucos, mas não é o caso quando se vive nos Estados Unidos. Está ao alcance de todos e custa menos do que você imagina. E mesmo quem ainda não está ainda legalizado no país pode obter um seguro com o "ITIN number".
Morando na América, é fácil comprar coisas e ser consumista. Muitas vezes compramos coisas que se revelam completamente supérfluas. Devemos mudar a nossa mentalidade para priorizar o que é mais importante e ter a segurança financeira de um seguro de vida que, aliás, deveria estar entre as prioridades. Se o seguro de vida ideal para você e sua família ainda não cabe no seu orçamento, opte por um valor menor, com menos coberturas, mas faça um seguro.
O importante é garantir que, de alguma forma, você e seus dependentes, sejam eles cônjuge, companheiro, filhos ou pais, não fiquem desamparados em sua ausência ou na eventualidade de uma tempestade da vida, que é o imprevisto.
Para quem quiser saber mais informações sobre como fazer um seguro adequado dentro do seu orçamento, contacte Arilda Costa McClive através do telefone: 203 308 9148 / e-mail: arildacosta@gmail.com
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170 ou Elizandra: (857) 800-4159.