Publicado em 16/12/2023 as 3:00am
(Coluna Haddad) Cássia Reggae: Um Tributo Musical à Inesquecível Cássia Eller
Na busca por criar uma homenagem singular a Cássia Eller, os produtores Fernando Nunes e...
Na busca por criar uma homenagem singular a Cássia Eller, os produtores Fernando Nunes e Sérgio Fouad embarcaram em uma jornada musical ousada e inovadora, dando origem ao projeto "Cássia Reggae". Nesta entrevista exclusiva, os mentores desse tributo revelam os bastidores do terceiro e último volume da trilogia, proporcionando insights sobre a escolha do reggae como veículo para reverenciar a renomada artista brasileira.
Fernando e Sérgio compartilham as alegrias de colaborar com uma gama diversificada de músicos, desde Djavan, Jota Quest, Carlinhos Brown até Zélia Duncan, revelando momentos marcantes nas gravações e a emocionante experiência de trabalhar com legítimas lendas da música brasileira. Além disso, eles desvendam os bastidores da escolha das músicas e das colaborações específicas, destacando a interpretação única de "Eleanor Rigby," dos Beatles, na voz singular de Cássia Eller. Confira a entrevista:
1. Como surgiu a ideia de homenagear Cássia Eller através do reggae, e qual é a mensagem que vocês buscaram transmitir com esse projeto?
Eu já tinha feito antes uma homenagem reggae a Djavan, chamado JAHVAN, e a Royal Reggae Band e Dadayutte me fizeram um convite para fazer um show inspirado nesse disco.
Aí pensei que poderia seguir na mesma ideia, então chamei o Sérgio Fouad para produzir comigo.
2. Como chegaram nas pessoas que fizeram parte da carreira de Cássia, para colaborar com o projeto?
Eu e o Fernando, trabalhamos com muitos artistas e nós convidamos artistas que fizeram parte da história dela e artistas que têm uma admiração por ela.
3. Como foi a experiência de trabalhar com artistas renomados como Djavan, Zélia Duncan, Jota Quest, Carlinhos Brown, entre outros, no terceiro álbum da trilogia "Cássia Reggae"?
Foi muito gratificante, pois são artistas que admiramos muito e só a Cássia poderia proporcionar essa união! E ver a dedicação destes artistas gravando Cássia foi algo muito especial.
4. Podem nos contar sobre os desafios e alegrias de colaborar com músicos de diferentes estilos e gerações para gravar as canções de Cássia Eller?
Foi muito aprendizado! Artistas que realmente fazem jus ao que são! Não deu nada de trabalho, foi uma energia muito boa.
5. O álbum "Cássia Reggae Vol. 3" traz oito músicas inéditas. Como foi o processo de seleção dessas músicas e qual critério seguiram para escolher as participações especiais em cada uma delas?
Esse projeto foi idealizado pelo Fernando Nunes que me chamou para produzir junto com ele. Algumas músicas se deram pela junção de músicos que já tocaram com a Cássia. Junto conosco tivemos a Royal Reggae Band, que tocou na maioria das músicas, e acrescentaram muito nos arranjos e no projeto de um modo geral.
6. Poderia compartilhar conosco alguns momentos marcantes durante as gravações do álbum, especialmente nas colaborações com Andreas Kisser e Barrett Martin na faixa "Eleanor Rigby"?
O Andreas chegou no estúdio só com a guitarra! Não levou o amplificador, achando que no estúdio teria algum no formato que ele está acostumado, mas não tinha. Havia alguns bons amplificadores lá, mas não tinha aquele com o DRIVE!! Quando ele falou, “vamos com esse mesmo que vai ficar bom”, eu não acreditei! O Andreas tirou um som de guitarra impressionante, sou muito fã dele e depois de ter o privilégio de gravar, virou ídolo! Rsrsr.
7. O terceiro álbum será lançado na primeira semana de dezembro, mês que marca tanto o nascimento quanto a morte de Cássia Eller. Como essa escolha de data influenciou na produção do álbum e qual é a importância desse período para a banda?
Eu e o Fernando começamos esse projeto na pandemia com a pretensão de fazer 11 ou 12 faixas, mas como todos os artistas que fomos convidando e foram aceitando, quando vimos tínhamos 20 faixas, e poderia ter muito mais.
Resolvemos dividir em 3 Volumes e com a burocracia de assinaturas de contrato chegamos à conclusão de que o Volume 3 seria bem interessante lançar no aniversário da Cassia, pois seria nosso presente para ela, retribuindo o presente que ela nos deu, deixado esse legado.
8. "Eleanor Rigby," dos Beatles, na voz de Cássia Eller, é uma das faixas destacadas no álbum. Pode nos contar sobre a escolha e importância dessa música?
Além da interpretação da Cássia no Sotaque Jamaicano, reggae, na música dos Beatles, fizemos um arranjo diferente do original, tivemos que editar a voz para o novo andamento.
Mas vou te dizer o que mais me emocionou foi escutar a voz dela separada e ver o quanto ela era especial!
9. O álbum apresenta interpretações únicas, como a versão afro-latina-indiana de "E.C.T" por Carlinhos Brown e seu filho Migga, e a releitura de "All Star" por Zélia Duncan. Como essas colaborações específicas foram desenvolvidas e qual foi a abordagem criativa adotada?
Na real os arranjos foram feitos pensando nos artistas que iriam cantar, para que se encaixasse perfeitamente no estilo deles, tudo foi saindo naturalmente e nenhum artista pediu qualquer tipo de alteração.
10. Com o lançamento do "Cássia Reggae Vol. 3", a trilogia chega ao fim. Qual é a sensação da banda ao encerrar essa homenagem a Cássia Eller, e como vocês esperam que esse projeto seja recebido pelo público?
Sensação de missão mais que cumprida e orgulhosos de fazer um projeto que reuniu muitos artistas consagrados, esperamos que o público relembre o que foi a Cássia para a música e apresentem para a nova geração o que a Cássia representou.
11. Fernando Nunes mencionou que Cássia Eller é uma "estrela de brilho crescente iluminando todos nós." Como a banda e os produtores enxergam o legado de Cássia Eller na música brasileira e como esperam contribuir para preservar sua memória?
Este projeto está levando Cássia para a nova geração, através de artistas que fazem sucesso atualmente, isso é muito gratificante, pois estamos contribuindo para o legado de Cássia ficar para sempre vivo.
Crédito capa do álbum: Humberto Freitas
Assessoria: Consultório da Fama
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.