Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/12/2023 as 12:30am

Coluna Cataldi

Sabedores que este dezembro completam-se  232 anos da morte do gênio de Salzburgo, e sendo a...


Sabedores que este dezembro completam-se  232 anos da morte do gênio de Salzburgo, e sendo a música meu meio de expressão mais estimado, cuidemos um pouco de Mozart,  responsável por uma das revoluções mais importantes da historiografia da música ocidental.

Sem é claro deixar de acrescentar que Bach, cronologicamente anterior a Mozart, foi também um desses grandes baluartes da música. Porém, este só foi plenamente redescoberto no século XIX, a partir de Felix Mendelssohn, que descobriu a partitura de "A paixão segundo São Mateus" e a regeu, deixando todo o mundo, literalmente, perplexo com a envergadura daquela obra sem igual.

Mozart, no entanto, era um dos raríssimos músicos que conhecia a obra de Bach antes dessa ressurreição do século XIX. Aliás, quem apresentou Mozart às partituras de Bach foi Salieri, que no filme "Amadeus" é retratado como antípoda do gênio, o que é meramente uma licença poética para se criar o conflito necessário à obra audiovisual, já que Salieri e Mozart eram sim,  amigos.
Outro ícone, depois de Mozart, foi Beethoven.

O mestre Heitor Alimonda expôs inúmeras vezes que a importância de Beethoven está grandemente assentada numa parceria que ele tinha com Muzio Clementi, que, além de compositor do "Gradus ad Parnassum", era um dos maiores fabricantes de piano do mundo, residente na Inglaterra. Cada sonata que Beethoven escreveu exigia de Clementi a fabricação de um tipo específico de piano, que pudesse ser compatível à qualidade técnica e musical da obra de Beethoven. Foram 32 sonatas, fora as variações para piano solo, piano e orquestra e piano, coral e orquestra.

Assim, nesta dança atemporal entre notas e emoções, somos desafiados a questionar: quantos gênios permanecem nas sombras, aguardando sua ressurreição? A música, esse vibrante meio de expressão, continua a ser o portal para desvendar os segredos da alma humana. Que este dezembro ecoe não apenas com a memória de Mozart, mas com a provocação de explorar os recônditos inexplorados de cada um de nós.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Top News