Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/12/2023 as 1:30am

Coluna Saúde da Mulher: As Consequências Emocionais Relacionadas Às Doenças Crônicas.

Muitas pessoas reclamam de ansiedade e outros problemas emocionais principalmente quando...


Muitas pessoas reclamam de ansiedade e outros problemas emocionais principalmente quando convivem com algum tipo de doença crônica. Mas o que é possível fazer para evitar o desgaste e como entender certas doenças crônicas e os efeitos emocionais relacionados.

Nos dias que antecedem as festas comemorativas de fim de ano geralmente são cercadas de pressão e atividades que nem sempre são prazerosas.  Estamos mais atentas e alertas aos sintomas que envolvem as doenças crônicas como: diabetes, obesidade e etc. Além disso, ainda enfrentamos as sequelas relacionadas à pandemia da COVID-19, que ainda provoca medo e estranheza para muitas pessoas.

Como doenças crônicas podem  afetar a saúde mental?

Recebemos tantas informações sobre como se proteger para evitar a contaminação do vírus, bactérias, raios nocivos do sol, entre outras. Aprendemos como: lavar as mãos, usar e até fazer uma máscara caseira, a distância ideal das pessoas, como proteger os animais domésticos, o grupo de risco, o tempo de quarentena e etc

Mas por se tratar de doenças crônicas ainda desconhecidas, ou até mesmo as mais comum pouco se sabe os efeitos de curto e longo prazo na mente humana. Em alguns casos, por exemplo, até mesmo os médicos não sabem ainda determinar todos os sintomas que o paciente pode desenvolver como a depressão, ansiedade etc... Infelizmente com isso, as consequências físicas, neurológicas e emocionais também fazem parte de centenas de questionamentos a serem estudados.

O que podemos fazer para nos proteger?

Se você enfrenta, cuida ou é responsável por um parente com algum tipo de doença crônica deve estar atenta aos sinais e possíveis sintomas de que seu emocional não está bem. Se tem dificuldade para dormir ou vive ansiosa, preocupada com as responsabilidades, ou até mesmo se sente sobrecarregada procure ajuda.

Uma em cada quatro pessoas são afetadas por doenças mentais no mundo. São cerca de 450 milhões de pessoas e é uma das principais causas de morte. Os fatores que levam alguém a desenvolver doenças mentais basicamente são: genéticos, ambientais, traumas, abusos de drogas.

Segundo a Organização das Nações Unidas (OMS) cerca de 40% dos países não possuem regulamentos que garantam os direitos de pessoas com doenças mentais e menos de 30% dos países não fazem atendimentos ou tratamentos na área da saúde mental.  Além disso, os países com pouco recursos financeiros apresentam um número ainda maior de pessoas que não têm acesso ao diagnóstico. A pobreza é um fator importante que provoca o sofrimento desnecessário que pode provocar a incapacidade de manter a produtividade e independência desse paciente.

É necessário conhecer mais sobre como identificar os sintomas das doenças mentais. Além disso, é de extrema importância poder ter o direito ao acesso aos profissionais de saúde garantido, assim como também criar espaços para que possamos falar das nossas emoções sem preconceito e tabus para que o estigma esteja relacionado às doenças mentais.

Viver sob pressão, a falta de sono e cercadas pelo medo e as incertezas podem sim gerar: ansiedade, fobias, depressão. Doença mental não é fraqueza mental ou falta de caráter. Doença mental não é uma opção de vida. Ser “forte” não é garantia de estar imune. No entanto, somente um profissional na área da saúde mental tem capacidade para diagnosticar e tratar alguém que está sofrendo emocionalmente.

Se você tem percebido que a tristeza atingiu você de tal forma que a vida parece não ter mais sentido, se seus pensamentos já foram tomados por uma angústia tamanha que você não acredita mais ser possível vencer sozinha. Se a noite para você se tornou um tormento, pois não consegue dormir direito e o choro se tornou um companheiro constante, procure ajuda.

Se está difícil, busque ajuda. Não tenha vergonha ou medo de se cuidar. Acesse o blog da Plataforma Digital Feminina e leia a Cartilha de Prevenção ao Suicídio Diga Sim a Vida, elaborada pela a New England Community Center com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Boston.

Busque ajuda - National Suicide Prevention Hotline (1-800-273-8255)

Centro de Valorização da Vida 188 (www.cvv.org.br)

www.plataformadigitalfeminina.com

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Fonte: Lídia Ferreira

Top News