Publicado em 15/01/2024 as 5:00pm
Como se Proteger de Doenças Respiratórias Contagiosas
Coluna Saúde da Mulher Lídia Ferreira www.plataformadigitalfeminia.com
No mês de dezembro, o inverno entrou em vigor no Hemisfério Norte. Mesmo que você seja apreciadora do frio, é muito importante estar preparada para evitar alguns perigos decorrentes da estação. Se você é mãe pode compreender as duas perguntas a seguir. Qual é a mãe, que ao ver o filho enfermo, não fica preocupada com os riscos de um agravamento do estado de saúde? Qual é a mãe, que já perdeu noites inteiras de sono pois teve que cuidar incansavelmente de um filho doente, enquanto ao mesmo tempo que ainda certificava para que a doença não fosse transmitida para os demais membros da família?
Segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), entre 5% a 20% da população nos Estados Unidos adquirem a gripe do tipo H1N1 por ano. Essa taxa representa mais de 700.000 pessoas que procuram atendimento no setor de emergência por complicações provocadas pela a gripe sazonal [seasonal influenza (flu)]. Isso sem contar com o aumento de 17% dos casos da COVID-19 após as comemorações de fim de ano. A cada estação, acontece uma mutação do vírus da gripe que modifica algumas características, podendo agravar tanto os sintomas, como o tratamento.
Crianças e idosos, além de pessoas que sofrem de doenças crônicas, como: diabete, asma etc... devem manter um cuidado ainda mais rigoroso, pois fazem parte do grupo de risco da forma mais grave da doença. O CDC recomenda que todas as pessoas sejam vacinadas todos os anos contra a gripe, principalmente as pessoas do grupo de risco. Segundo a doutora Anne Schuchat, diretora do CDC, durante uma entrevista a Health News da rede NBC, aconselhou os médicos a iniciarem o tratamento contra a gripe assim que desconfiarem dos sintomas apresentados por um paciente. A doutora Anne ainda explica que ao iniciar o tratamento quanto a gripe, antes mesmo do resultado do exame, poderia evitar o agravamento da doença.
Alguns cientistas acreditam que a uma característica da estrutura do tamanho do cromossomo ajuda a proteger o DNA, proporcionando assim uma maior proteção contra determinadas doenças, como a gripe e os resfriados.
Um estudo realizado pelo o departamento da NeuroImmunology da Universidade de Ottawa, concluiu que os sintomas da gripe se manifestam nos homens de forma mais intensa do que nas mulheres. O estudo, que foi publicado pela a BMF (British Medical Journal) em 2017, afirma que a imunidade do homem é mais fraca, ou seria melhor dizer, mais sensível do que o da mulher. A sensibilidade do sistema imunológico masculino é responsável , principalmente, pela a dificuldade de reação das vias respiratórias. Essa descoberta inclusive explica porque a gripe mata mais homens do que mulheres. Essa afirmação também pode justificar a forma “exagerada” dos homens quando pegam um simples resfriado. O estudo, conclui que os homens em sua grande maioria; quando estão gripados; não estão: com frescuras, dengo, charme etc...
Não devemos acreditar em tudo que lemos na internet! Mas enquanto não surge outra publicação de um novo estudo que possa confirmar ou desmentir a afirmação do estudo citado acima, o importante mesmo é saber quais são os sintomas da Influenza e principalmente da necessidade de receber a dose da vacina contra a gripe.
A vacinação contra a gripe, assim como contra a COVID-19 é muito importante. Apesar de poder provocar alguns efeitos colaterais em comum como: dor, vermelhidão, inchaço no local onde a vacina foi aplicada, além de febre e náuseas, diminuem e muito o risco de complicações e de morte.
Outro vírus que tem causado muita preocupação nos últimos meses é o SARS-Cov 2 vírus, conhecido como a nova variante da COVID-19 e o RSV, responsável pelo aumento de internações principalmente de crianças e idosos. Com sintomas de febre alta, falta de ar e até tontura e vermelhidão na pele. O principal conselho é manter as vacinas em dia, os hábitos de higiene como o uso de máscaras em local público além de lavar bem as mãos.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.