Publicado em 5/02/2024 as 5:00pm
Coluna Deny: Número de mulheres empreendendo nos EUA aumenta e brasileiras são destaque
Diversidade, inovação, perspectivas únicas, criatividade, resiliência aos negócios e mais...
Diversidade, inovação, perspectivas únicas, criatividade, resiliência aos negócios e mais desenvolvimento socioeconômico são alguns dos muitos benefícios que as empreendedoras femininas têm agregado ao panorama empresarial. Se por muito tempo a figura do empreendedor esteve predominantemente associada aos homens, independentemente do setor ou país, o empreendedorismo feminino surge, incentivando as mulheres a assumirem a liderança de seus próprios negócios.
De acordo com pesquisa recente do Yelp, todos os estados dos Estados Unidos atingiram, pela primeira vez desde 2019, um novo recorde histórico na abertura de novos negócios. A pesquisa, que analisa a listagem de empresas em um determinado período, totalizando 762.227 empreendimentos, revelou um aumento notável de 20% em relação a 2022. Entre esses novos negócios, destacam-se incríveis 58 mil empresas lideradas por mulheres, consolidando-as como o grupo demográfico mais proeminente entre os fundadores nos EUA.
Se as mulheres estão liderando o empreendedorismo nos Estados Unidos, é natural questionar como as brasileiras estão moldando esse cenário. Dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA indicam que, em 2021, 57,8% dos brasileiros que emigraram para os EUA eram mulheres. Desde academias de artes marciais até salões de beleza e comércio de roupas, a presença dos brasileiros no território americano é marcante, com mais de 1,4 mil companhias fundadas ou adquiridas por brasileiros desde 2016.
A Flórida, um dos destinos mais escolhidos pelos imigrantes brasileiros, registrou novas patentes para mais de 800 produtos e empresas brasileiras desde 2020, segundo dados da USAID. Além disso, o Serviço de Cidadania e Imigração emitiu 116 mil green cards para brasileiros qualificados nos últimos sete anos.
Um ambiente de negócios mais amigável e igualitário nos EUA, especialmente para as mulheres empreendedoras, cria um potencial de expansão de carreira exponencial para os brasileiros que buscam oportunidades além das fronteiras.
Para entender melhor esse fenômeno, conversamos com Camila Costa, uma publicitária com mais de duas décadas de experiência e atualmente sócia e CEO da iD\TBWA. A executiva compartilha algumas dicas valiosas para mulheres empreendedoras que estão fora do Brasil e buscam expandir suas carreiras nos EUA:
"Quando decidi embarcar nessa jornada entre Brasil e Estados Unidos, entendi como um desafio de trazer algo novo à uma carreira já estabelecida. Sendo uma CEO, ciente da minoria que represento no Brasil e no mundo todo, lutei para contornar a disparidade de gênero na minha carreira. É preciso um apoio mútuo de todos nós para mudar esta realidade. Hoje acredito firmemente que a chave para o sucesso está na resiliência, na capacidade de inovar e liderar com autenticidade. Esses atributos não são apenas cruciais nos negócios, mas também na vida cotidiana. É sobre liderar com propósito e impacto - e isso nós, mulheres, entendemos muito bem."
Quando percebemos que nossa carreira atingiu proporções que ultrapassam os limites do Brasil, é o momento ideal para alçar voo e buscar novos horizontes. Imigrar e empreender no exterior representa uma oportunidade excepcional para os brasileiros integrados a uma comunidade internacional em busca de ampliar seus horizontes, carreira e qualidade de vida, especialmente ao considerarmos os Estados Unidos.
Esse passo corajoso não só impulsiona o crescimento individual, mas também contribui para a diversidade e a vitalidade das comunidades empreendedoras globais. Camila, que mora nos EUA há 2 anos e viaja ao Brasil regularmente, comenta sobre como essa expansão proporciona uma oportunidade de trazer novidades. "Minha presença nos Estados Unidos e no Brasil é uma estratégia que tem dado muito certo. Ao mesmo tempo que respiro o ecossistema de grandes marcas, convivo com profissionais reconhecidos no mundo todo e acompanho as tendências antecipadamente. Também tenho entendido porque dizem que o Brasil é único. É a oportunidade de viver o melhor dos dois mundos. E mesmo com todos os desafios, é gratificante ver o que tenho conquistado e o impacto que tenho gerado."
No âmbito internacional, reconhecer a importância da equidade de gênero é crucial, sendo as mulheres uma das principais forças que impulsionaram a transformação do cenário empreendedor. Ao abraçarmos a equidade de gênero e a inclusão, não apenas promovemos um ambiente de negócios mais justo e ético, mas também abrimos portas para inovação, criatividade e prosperidade. O futuro do empreendedorismo é moldado por nossa capacidade de reconhecer e celebrar a diversidade como força motriz para o progresso econômico e social.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170