Publicado em 19/02/2024 as 11:00pm
Coluna Espaço Empreendedor: O Impacto do Super Bowl Para o Esporte e Para os Negócios
Fonte: Lídia Ferreira info@ieeeonline.com
Não é possível negar o poder que um esporte popular exerce sobre os fãs e jogo econômico que envolve toda uma indústria e que arrasta multidões de consumidores. O que podemos aprender com a máquina de fazer dinheiro e que consagra grandes campeões.
Que todo “bom” americano sabe é que o Super Bowl é o dia mais esperado do ano para milhões de fãs. Mesmo para quem não torce para nenhum dos 32 times da liga da America Football League (NFL) é capaz de reconhecer o poder dessa máquina do mundo dos esportes. Somente no dia da final do Super Bowl, estima-se que cerca de 77% dos americanos assistiram o evento que reuniu, entre outros, celebridades, como Taylor Swift e o cantor Usher.
Eventos como o do Super Bowl representam como um mercado pode mobilizar tanta gente e gerar não só retorno financeiro, mas também polêmica, como a que envolveu Janet Jackson e Justin Timberlake, em 2004 durante o show que aconteceu durante o intervalo da partida, conhecido como halftime. Polêmica e expectativas andam juntas quando se trata de evento popular e como não poderia ser diferente com o maior espetáculo do futebol americano que além de unir torcidas contribui para o fortalecimento de vendas, não só das grandes corporações mas também do pequeno negócio local.
O impacto do Super Bowl
No dia 6 de fevereiro, a Câmara do Comércio Americano (US. Chamber of Commerce) publicou uma matéria escrita por Rachel Ledbetter onde desenvolveu o tema sobre o que o Super Bowl proporciona para as empresas americanas. Segundo Rachel, durante o Super Bowl LVIII, os consumidores de football, não só buscavam entretenimento, mas também experiência. O valor estimado de arrecadação pelas empresas somente devido ao final do campeonato, no dia 11 de fevereiro, foi de $17.3 bilhões de dólares, sendo 80% desse valor em gastos com consumo de bebidas.
Somente na cidade de Las Vegas, onde fica o estádio que sediou a final do Super Bowl, mais de 150,000 mil pessoas viajaram para assistir o jogo. Porém esse impacto financeiro não se limita a um único espaço geográfico. Para os fãs apaixonados pelo o football, 67% assistiram de casa, onde 57% desses pediram delivery nas principais plataformas de entrega. Segundo a Câmara do Comércio, somente no estado de Nevada o Super Bowl representa 385 mil oportunidades de emprego que geram $20 bilhões de dólares em salários e $97 bilhões em impostos.
Mesmo que você não seja consumidor ou fanático pelo o queridinho dos americanos, saiba que os números não mentem assim como o que representa para a economia, incluindo para os pequenas empresas. O outro dado interessante relacionado a alimentação e consumo durante o Super Bowl, somente durante o jogo são consumidos 11.2 milhões de toneladas de chips. A importância desse dado está na relação entre investimento e visão empresarial mesmo para empresas que estão localizadas em estados distantes, nesse caso, Massachusetts.
Claro que como boa torcedora do Patriots ainda é duvidoso o nosso futuro após a saída do Tom Brady. Mas a esperança renasce a cada início de temporada, principalmente agora como novo técnico.
O espetáculo quase mágico porém muito bem calculado é o famoso halftime show. Sem sombra de dúvidas é o momento mais esperado do jogo depois dos últimos minutos do quarto tempo, sem dúvida. É claro, que para quem entende do poder do marketing sabe que os algoritmos chegam ao topo da pirâmide durante os 15 minutos de show, levando assim o valor do anúncio para os patrocinadores ainda mais exuberante. Mas mesmo que sua empresa ainda não chegou no topo da montanha para ter o suficiente para investir tão alto, é possível aprender algumas lições para ficar atento para qualquer oportunidade de promover e conquistar mais espaço no mercado tão competitivo.
Lição número 1: Toda empresa tem que está presente onde o público se encontra
Lição número 2: Não basta investir em quantia mais sim na quantia certa para o público certo
Lição número 3: Não é sobre valores mais sim sobre gerar valor
Lição número 4: Quanto mais experiência seu produto ou serviço proporcionar maior a validação do investimento e melhor chance de fidelização.
Lição número 5: Sempre que o planejamento ocorre no tempo certo, o resultado acontece em curto e até em longo prazo.
Agora que faltam 11 meses para o próximo espetáculo, como que a sua empresa pode se preparar para conquistar o topo do sucesso?
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170