Publicado em 27/02/2024 as 8:00pm
Coluna Saúde da Mulher: Como Se Preparar Para A Menopausa
Fonte: Lídia Ferreira
A menopausa é uma realidade para todas as mulheres que alcançam a faixa etária que marca o término da vida reprodutiva. Responsável por inúmeros tabus, a menopausa não deve ser um bicho de sete cabeças, mas é necessário se preparar para essa fase.
É possível que sua mãe, sua avó e até mesmo suas tias tenham compartilhado os desafios vividos durante o período após o término do período menstrual. Mesmo com o aumento de acesso tanto às informações quanto aos tratamentos relacionados à menopausa, ainda existe muita resistência e falta de conhecimento pela maioria das mulheres e também na área médica.
O assunto é extremamente complexo e extenso, e muitas das vezes difícil de compreender, mas felizmente, cada vez mais aumenta o número de especialistas que estão ajudando a desmistificar os tabus que envolvem a menopausa. No podcast Pod People número 107, apresentado pela psiquiatra, Dra. Ana Beatriz Barbosa que divide a bancada com o psicólogo Alex Rocha entrevistaram o ginecologista Dr. André Vinícius. Durante o podcast, que está disponível no YouTube, o especialista em saúde da mulher desenvolveu por mais de três horas uma aula fantástica sobre como prevenir os sintomas relacionados à menopausa, além das doenças possíveis no pós menopausa.
Desvendando a menopausa
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 cerca de 1 bilhão de mulheres vão estar enfrentando a menopausa (climatério). Dr. André afirmou, durante o podcast, que para o sucesso de qualquer tratamento primeiro é necessário que a mulher crie uma boa relação com o médico. Ambos devem alinhar as expectativas para que seja possível encontrar a melhor opção de tratamento para a mulher. Uma boa comunicação é essencial para que seja apresentada a necessidade da mulher em todos os aspectos da saúde como um todo.
O climatério é um período que ocorre durante a fase entre 40 e 65 anos. Apesar de cada mulher apresentar reações e sintomas diferentes, existem cerca de 76 sintomas da menopausa catalogados pelos médicos. Entre os sintomas mais conhecidos estão: ausência de menstruação, ondas de calor, alterações vaginal, cansaço excessivo, suores noturnos, ressecamento da pele e dos olhos, incontinência urinária, queda capilar e o mais temido de todos, o ganho de peso.
Mas existem outros sintomas menos conhecidos como a perda de massa muscular, esquecimento e problema de concentração, redução da libido.
Se muitos dos sintomas da menopausa ainda não são conhecidos, ainda maior é a falta de conhecimento de opções de tratamento não só para aliviar os sintomas mas também, e principalmente, contribuir para a prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento feminino.
Segundo Dr. André existem diversas opções de tratamento, mas que é preciso tratar a mulher de forma interdisciplinar, onde uma equipe que envolve uma diversidade de especialistas da saúde feminina programa um plano de acordo com o perfil médico de cada paciente. Outra informação importante é poder garantir o direito da mulher a todas informações para que, junto com o especialista possa tomar a melhor decisão de tratamento. Um fator essencial que contribui para fortalecer a qualidade de vida da mulher é o alto cuidado que se inicia ainda durante a gestação.
Dr. André afirma que toda mulher que gerou uma mulher é responsável pelas gerações futuras, pois tanto os hábitos e estilo de vida influenciam não só o próprio corpo quanto os filhos biológicos, especialmente as filhas. Segundo ele, isso se deve a formação do corpo que sofre efeitos ainda no período de formação gestacional, ou seja, todas as escolhas e experiências vividas pelas as nossas genitoras possuem um poder de influenciar como o nosso organismo pode reagir ao longo da vida.
Porém, além do fator genético, o fator ambiental e comportamental também são responsáveis tanto por muitas das doenças quanto pelos efeitos da menopausa. A melhor maneira de proteger a saúde e diminuir os efeitos da menopausa, incluindo o fator de risco, é prestar atenção nos sinais que o corpo dá. “Não dá para deixar o boleto para amanhã.” disse Dr. André. O estilo de vida, assim como o cuidado com a alimentação e o estresse devem ser observados de forma intencional. A alimentação deve ser intencional, ou seja, consumir alimentos que contribuem para o aumento de massa magra, evitar obesidade e excesso de gordura, principalmente na região abdominal. Os cuidados com a saúde devem iniciar ainda na infância da menina e muito antes do desenvolvimento dos hormônios femininos.
Quanto à reposição hormonal, mesmo antes de iniciar o climatério a mulher deve ter uma longa conversa com o médico para começar um diálogo sobre opções adequadas para a condição física e metabólica. O histórico familiar também deve ser avaliado e incluindo a possibilidade de fazer exames específicos de risco de câncer de mama.
Informação pode salvar vidas além de aliviar dores desnecessárias. Manter os exames em dia, assim como as consultas de rotina são importantes, mas como Dr. André afirmou que conhecer o corpo e os sinais são fundamentais.
www.plataformadigitalfeminina.com
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170