Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/03/2024 as 10:00am

Sucesso: O Que Fazer Quando Chegar ao Topo Não lhe Faz Feliz

Fonte: Coluna Liza Andrews

Sucesso: O Que Fazer Quando Chegar ao Topo Não lhe Faz Feliz Sucesso e Felicidade São Compatíveis

Nossas vidas podem acabar fadadas ao insucesso, mas desde que saímos das barrigas de nossas mães, já há alguém fazendo planos para o nosso sucesso. Geralmente, isso vem na forma de pais ou familiares que depositam em nós as esperanças de seus próprios sonhos frustrados.

Aqueles cujas infâncias ou adolescências foram até os anos 90, ainda se lembram de quando havia tempo para brincar e sair com colegas frequentemente. Com o aumento da tecnologia, houve maior desconexão pessoal, e com a alta competitividade para conseguir vagas em faculdades de prestigio, e futuramente empregos, os pais começam mais cedo a cobrar desempenho extraordinário dos filhos.

Nos Estados Unidos, vemos crianças de oito anos cujos dias são inteiramente ocupados fora da escola: aulas de balé, artes marciais, instrumentos musicais, idiomas. Sem dúvida, o desenvolvimento máximo do cérebro humano é desejável. A questão é: a que preço?

A cada ano, reportam-se mais casos de depressão, e a maioria das pessoas —não importa quantas cifras tenham seus salários —ainda reclamam de seus empregos, ou desejariam estar em carreiras distintas. Outras, profissionalmente satisfeitas, dizem que outros aspectos “inevitáveis” de suas vidas lhes causam irritação ou desprazer.

Complicado. Se até os que atingem o topo podem acabar insatisfeitos, valem a pena os riscos e privações da escalada?

A Americana Sarah Knight parece ter descoberto a fórmula para uma vida mais alinhada com nossos verdadeiros desejos. Ou pelo menos, um método que nos últimos anos despertou a curiosidade de muitos. Sarah se formou cum laude em Literatura Americana e Inglesa pela Universidade de Harvard. Conseguiu um emprego numa das principais editoras de Nova Iorque; e ao longo de quinze anos, subiu a escada corporativa e chegou ao aspirado cargo de editora sênior, com vários autores famosos como clientes.

Depois de todos os seus esforços, aquilo deveria ser o grande prêmio. No entanto, Sarah relata que se sentia muito infeliz. O tipo de infeliz que não queria levantar da cama pela manhã, gastar 45 minutos no metrô para chegar ao trabalho, e passar de 8 a 10 horas em sua mesa, para depois dar meia volta e fazer exatamente a mesma coisa no dia seguinte. Segundo ela, após muitas lágrimas e taças de vinho tinto, ela pediu demissão. “Foi uma decisão assustadora. Mas me deu a liberdade de mudar profundamente e viver a vida que eu realmente queria.”

Sarah Knight começou a trabalhar por conta própria e seu artigo “Deixei Meu Emprego Hoje (Você Também Pode)” se tornou viral. Ela criou um método para ensinar como não perder tempo com o que/quem você não gosta e, experiente no ramo, escreveu um livro que se tornou um best-seller.  O título ousado, “A Mágica Transformadora do F*” ensina de forma divertida como atingir o sucesso pessoal e profissional parando de perder o tempo que você não tem com gente que você não gosta, fazendo coisas que você não quer.

A popularidade do livro em diversos países prova que muitas vezes, o que nos preparamos por anos para nos tornar ou fazer não traz a realização que esperávamos. Nestes casos, independente de prestígio ou dinheiro, entramos em crise.

O sucesso pessoal ou profissional deve ser medido apenas por você, por ser intimamente relacionado ao que lhe fala ao coração. Sarah acabou trocando a loucura de Nova Iorque pelas praias da República Dominicana, onde se mudou com seu marido, e deixa um conselho que vale considerarmos. “Troquei o mundo corporativo por ser minha própria chefe. Troquei calças compridas por biquinis, e tempo presa em condução por longas caminhadas na praia. Essa era a vida ideal pra mim, mas você não precisa se mudar para uma ilha tropical para encontrar a felicidade. Apenas organize suas prioridades e não diga ‘sim’ para pessoas e coisas que não lhe são importantes, apenas para ser agradável. Aprenda a dizer ‘não’ polidamente e não mais se sentirá culpado ou obrigado a fazer o que lhe é desprazeroso.”

Em suas palestras, Sarah oferece um exercício prático:

1- Pense em cada departamento da sua vida: trabalho, família, amizades, etc…e liste as atividades normalmente envolvidas em cada um.

2- Observe claramente o que são obrigações reais, como participar de uma reunião com seu chefe, ou almoçar com seus sogros numa data festiva, e o que são convites menores e outras atividades que você pode educadamente se esquivar, dizendo que já tem outro compromisso.

Costumamos fantasiar que magoaremos as pessoas se não formos a cada festinha de colegas que nem temos intimidade (ou gostamos muito), quando na verdade, elas acharão normal. Ou honestamente, se não acharem, não fará tanta diferença. Depois de uma vida de obrigações, ganhar esta clareza na vida adulta pode ser libertador. Não tenha medo de fazer suas listas e cortar alguns ítens que você não deseja fazer. Um segredo é não responder a convites ou propostas de imediato. Peça tempo para consultar sua agenda ou considerar a oferta. Um feedback negativo educado —e em tempo hábil— é mais honesto e apreciado do que um “sim” que lhe causará arrependimentos. O segundo poderá levá-lo à uma experiência desagradável, ansiedade antes do evento; ou pior, uma desculpa ou cancelamento do compromisso na última hora, que o transformarão verdadeiramente num vilão.

Descomplique. Nosso tempo e recursos são limitados. Tente ao máximo usá-los no que lhe desperta interesse. Isso não é egoísmo. Use o bom senso. Lembre-se apenas que pessoas que muito querem agradar tendem a ser as mais infelizes.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Fonte: Coluna Liza Andrews

Top News