Publicado em 11/04/2024 as 12:30am
Coluna Terezinha: Acidente fatal de funcionário, na fábrica de refrigerante em Jundiaí, continua sem resolução
A família do funcionário Alexandre Schragle Roveri, 37 anos permanece aguardando por...
A família do funcionário Alexandre Schragle Roveri, 37 anos permanece aguardando por justiça, especialmente a esposa e os dois filhos. Em 07 de outubro de 2023, Alexandre morreu prensado por empilhadeiras enquanto trabalhava na fábrica de refrigerante de Jundiaí (SP), Coca-Cola FEMSA.
Na ocasião, foi instaurado inquérito criminal, na 1ª Vara Criminal de Jundiaí, a fim de investigar a morte de Alexandre Roveri devido a suspeitas de falhas na manutenção do maquinário da empresa. O advogado responsável pelo caso é Eduardo Lemos Barbosa, especialista em indenizações, e a ação de danos morais e materiais tramita na Vara de Trabalho de Jundiaí.
Conforme o boletim de ocorrência, o fato ocorreu dentro das instalações da fábrica. Enquanto trabalhava, o técnico de manutenção Alexandre, foi "prensado" por duas empilhadeiras. Uma estava parada e a segunda em movimento. Segundo relatos de colegas de trabalho, após o acidente a vítima estava consciente e chegaram a fazer massagens cardíacas no local, porém sem sucesso.
Quando atuava na fábrica, os familiares de Alexandre (esposa e filhos) eram contemplados pelo plano de saúde oferecido pela fábrica. No entanto, quando faleceu, a empresa indicou como beneficiária apenas a mãe da vítima, que abriu mão em prol da nora e netos.
Alexandre deixou a mulher, Jennifer Patrício, com quem era casado há 17 anos, e dois filhos, um menor e outro maior de idade. Segundo a viúva, Alexandre prestava serviços há 16 anos para a empresa e teve a perna “moída”, dentro do setor de trabalho dele. Até o momento, a fábrica da Coca-Cola não prestou assistência alguma para a família.
De acordo com Eduardo Barbosa, “esse foi mais um acidente de trabalho plenamente evitável, onde por uma falha, visivelmente uma falha do maquinário da empresa, gerou a morte desse pai de família e trabalhador”. O advogado relatou que a esposa precisa de assistência médica urgente e passa por sérios problemas de depressão.
Eduardo Barbosa já atuou para vítimas de casos de grande repercussão, como o acidente com o ministro do STF, Teori Zavaski, em 2017; no acidente aéreo com jogadores da Chapecoense; no acidente da TAM, em 2007, e no Air France, em 2009. É o presidente da Comissão Nacional de Responsabilidade Civil do Conselho Federal da OAB.
Relatório
De acordo com o relatório elaborado por fiscais locais, o acidente de trabalho sofrido pelo funcionário Alexandre Schragle Roveri tratou-se de uma sequência de falhas organizacionais, dentre as quais cabe citar: o trabalhador que deveria executar a tarefa de liberação da área para a execução da retirada dos pallets quebrados; ausência de procedimento formal para a parada segura das LVG/AV para a entrada de pessoas alheias ao processo e ausência de treinamento formal dos procedimentos de trabalhos seguros.
Tais inconformidades das medidas relacionadas à prevenção deste acidente de trabalho e à minimização de suas consequências estão associadas às falhas da Gestão de Segurança do Trabalho que parece agir de modo subalterno aos interesses de produção, mesmo em face de irregularidades e infrações que persistem ao longo dos processos fabris.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170