Publicado em 16/04/2024 as 10:00pm
Coluna Saúde de Mulher: Os Riscos Relacionados à Superexposição ao Smartphones.
Fonte: Lidia Ferreira www.plataformadigitalfeminina.com
O uso indevido do celular e também das redes sociais têm levantado muitas polêmicas e até brigas judiciais, principalmente nos Estados Unidos. Até que ponto devemos estar atentas aos riscos desse tipo excesso?
Estudos apontam que a cada ano que passa nós estamos vivendo ainda cada vez mais dependentes e escravizadas da tecnologia ao ponto de não conseguirmos mais “viver sem”. Sabemos que a tecnologia é indispensável para nós nos dias de hoje, no entanto, tudo que perde o equilíbrio coloca em risco a segurança; nesse caso; a saúde mental e física.
Os riscos do uso descontrolado dos smartphones.
Vários estudos mostram como a saúde física e mental tem sido afetada por causa do excesso do uso dos aparelhos de celular. Jane Brody colunista do jornal New York Times escreveu em um artigo de “ a única diferença entre o vício do smartphones e outros tipos de vício é a aceitação social.”
Quando estamos caminhando na rua, jantando em um restaurante ou até mesmo em um local parque público, podemos perceber que o número de pessoas que realmente interagem umas com as outras durante o período em que estão juntas é mínimo. Famílias que não conversam entre si, casais distraídos como se não estivessem presentes, pais e filhos que trocam algumas palavras sempre com algum aparelho eletrônico entre aquilo que deveria ser um momento de lazer ou de diálogo. Mas além desta falta de controle estar afetando as relações, a saúde do corpo e da mente também tem sido gravemente prejudicada.
Sensação de perda e ansiedade excessiva. Medo de não “dar conta” de cumprir com as responsabilidades, caso não fique 24/7 “ligada” no que está acontecendo. Sensação de angústia muito forte só de saber que não tem acesso ao celular, mesmo que por um prazo curto de tempo. Dificuldade de manter o foco é frequente esquecimento de palavras simples ou de atividades corriqueiras. Esses são alguns exemplos do que normalmente as pessoas que sofrem com a dependência do aparelho celular reclamam sobre o comportamento.
As principais causas da dependência ao smartphones.
Com o avanço da tecnologia, o aparelho de telefone convencional passou a ser substituído pelo o telefone móvel que, com o passar do tempo, deixou de ser um meio de comunicação verbal, assumindo também um dos principais veículos de fonte de informação, entretenimento e arquivamento de dados, como fotos, documentos e etc...
Com a possibilidade da utilização como uso de várias ferramentas, como por exemplo: agenda eletrônica, planilha de orçamento, envios e recebimentos de e-mails, chamadas de vídeos, os smartphones ocuparam o espaço que antes precisávamos de vários recursos para acessar todos esses recursos. Mas segundo vários estudos sobre o assunto, o que mais tem levado pessoas à dependência do smartphones é o acesso às redes sociais. Você pode estar em qualquer lugar, basta ter acesso a uma boa rede de internet, conhecida como Wi-Fi (Wireless Fidelity), para poder “conectar” a rede social da sua preferência.
Onde mora o perigo
Antes dos smartphones, para poder nos comunicar com as amigas, por exemplo, era preciso pegar o telefone, encontrar o contato na agenda, ou até mesmo memorizar o número de telefone, discar e torcer para que alguém do outro lado atendesse a nossa ligação. Além disso, marcamos um encontro e, então, podíamos trocar figurinhas”. Agora, com tanta “facilidade” para se comunicar, nem mesmo precisamos escutar mais o telefone tocar, basta enviarmos uma mensagem de áudio resumindo o que queremos dizer. Além disso, não precisamos mais contar o que fizemos no dia anterior, basta “postar” as fotos do que comemos, com quem estávamos, mas sempre “sorrindo” fazendo expressão de “felicidade” e “realizacao”.
Mas o que tem de errado com todas essas mudanças? O perigo está em passar a viver em função do que os outros vão dizer sobre as suas postagens, e também a necessidade, cada vez mais intensa, de estar sempre “ligada” no que está acontecendo do outro lado da tela ao invés de estar com a mente e corpo presente no mesmo lugar. Existe uma armadilha sutil que nos envolve aos poucos, e quando menos percebemos, estamos completamente presas ao que está surgindo no mundo “virtual”. O perigo, infelizmente, também está quando damos mais valor à vida das pessoas que “seguimos” nas redes sociais, acreditando que: aquele sorriso, aquele lugar, aquela mesa farta, representa felicidade e sucesso. Sem perceber, não notamos que a grande maioria das imagens que presenciamos não refletem a realidade que está por detrás daquele sorriso “amarelo” e também da pose forçada que provavelmente foi copiada de alguém, pois está em alta.
Para pessoas que utilizam as redes sociais como veículo para divulgar o trabalho, como eu, existem técnicas, dicas, cursos diversos de como fazer a sua rede social “bombar”. Claro que sabendo manter o equilíbrio, é valioso receber todas essas informações e colocá-las em prática. No entanto, o perigo é quando perdemos a sensibilidade do que realmente importa, ser você mesma e se descobrir como alguém completa independente da opinião ou influência de outras pessoas. Caso você tenha identificado sinais de que necessita de ajuda seja diretamente ou até mesmo para alguém de seu convívio, entre em contato com o médico ou com alguém especializado.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170