Publicado em 21/04/2024 as 9:00pm
Coluna Heloiza: Projeto de Direitos Trabalhistas do GMB completa 14 anos
O projeto de Direitos Trabalhistas do Grupo Mulher Brasileira está completando 14 anos com um...
O projeto de Direitos Trabalhistas do Grupo Mulher Brasileira está completando 14 anos com um saldo muito positivo. Milhares de trabalhadores foram e continuam sendo informados (as) dos seus direitos, recuperaram seus salários roubados, suas horas extras não pagas e muitos outros até se beneficiaram com a regularização do seu status imigratório.
Quando o Grupo Mulher Brasileira começou a trabalhar na área de defesa dos direitos trabalhistas, nossa comunidade caia fácil nas garras de empregadores desonestos e tinham índice alto de acidentes de trabalho. As nossas campanhas de informação e educação e os treinamentos da OSHA, em parceria com o Centro do Trabalhador Brasileiro, ajudaram muito a colocar nossa comunidade em outro nível de entendimento. Com a chegada de mais brasileiras e brasileiros temos a preocupação de fazer a informação chegar as trabalhadoras (es).
IMPORTANTE VOCÊ SABER:
1.Empregadoras (es) não podem se recusar a pagar salário por causa do status imigratório da (o) trabalhador (a). Em Massachusetts é ilegal ameaçar denunciar trabalhadoras (es) para a imigração. O Grupo Mulher Brasileira colabora com a Procuradoria Geral do Estado na investigação e punição de empregadoras (es) que ameaçam trabalhadoras (es).
2.Você sabia que nos Estados Unidos a lei não obriga as (os) empregadoras (es) a pagar: férias, horário de almoço e licença maternidade? Mas as (os) empregadoras (es) são obrigadas (os) a pagar pelo trabalho executado, inclusive pelas horas extras, independente de status imigratório. Em caso de acidente de trabalho, um programa do governo, chamado em inglês, workers’ compensation, paga as (os) trabalhadoras (os) que não podem trabalhar devido ao acidente.
Trabalhadoras Domésticas
Se você é trabalhadora doméstica; seja autônoma ou funcionária, e presta qualquer tipo de trabalho doméstico residencial, como faxineira, babá, nanny e cuidadoras de idosos ou enfermos, você tem direito a um Contrato por escrito, se trabalha mais de 16 horas por semana para a (o) mesma (o) empregador (a). Esse contrato deve incluir a carga horária, o valor do salário-hora e as tarefas a serem executadas. As horas de trabalho incluem o trajeto entre uma casa e outra e até que a trabalhadora esteja completamente liberada pela empregadora ou empregador.
Saiba seus direitos. Fale com o Grupo Mulher Brasileira pelo WhatsApp 617-202-5775.
Clínica de Imigração
O Grupo Mulher Brasileira, em parceria com o Escritório MassaViana Law, de advocacia na área de imigração, fará uma clínica de imigração na quarta-feira, dia 15 de maio, das 16 às 19 horas. A clínica poderá atender 18 pessoas mas será preciso se inscrever. Pessoas interessadas em tirar dúvidas, informar-se sobre opções de processo e outras questões de imigração devem enviar WhatsApp ou telefonar para o Grupo Mulher Brasileira no número 617-5775. Como as vagas são limitadas as pessoas interessadas devem entrar em contato logo.
MassHealth
O Grupo Mulher Brasileira continua com sua parceria com o Health Care For All, pelo menos até setembro próximo, para ajudar com inscrição, renovação e qualquer outra questão dos planos de saúde do MassHealth. Não deixe de verificar se o seu seguro de saúde está em ordem e pode ser usado em um momento de emergência. O Grupo Mulher Brasileira pode ajudar. Fale conosco pelo WhatsApp 617-202-5775.
Carteira de Motorista
Continuamos ajudando também a agendar para tirar a carteira de motorista e com a tradução de documentos. Entre em contato pelo WhatsApp se quiser nossa ajuda: 617-202-5775.
Treinamento para Housecleaners
O Grupo Mulher Brasileira está inscrevendo trabalhadoras domésticas para um treinamento da Cooperativa de Mulheres Vida Verde. O treinamento terá a duração de quatro a seis meses com reuniões semanais e dará uma ajuda financeira para as participantes. Haverá uma seleção pois as vagas são limitadas. As housecleaners interessadas devem enviar WhatsApp para 617-202-5775.
Festival da Independência
Coloque na sua agenda, o 29º Festival da Independência do Brasil em Boston acontece este ano de 3 a 8 de setembro. O Festival ao ar livre será no domingo dia 8, das 13 às 17 horas. O Grupo Mulher Brasileira e a comissão organizador do evento estão procurando brasileiras (os) que queiram vender comida, ter mesa de informação e artesanato. Procuramos também músicos para se apresentar. Entre em conto conosco pelo WhatsApp 617-202-5775.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170