Publicado em 4/05/2024 as 11:00am
Coluna Marisa Abel: 30 Anos sem Ayrton Senna: A Velocidade da Saudade
Fonte: Por Marisa Abel
Ayrton Senna da Silva fez o país do futebol se apaixonar pela Fórmula 1. Emergiu como um mito das pistas, onde cada curva contava uma história de ousadia e superação.
Nossas manhãs de domingo eram mágicas, pois sabíamos que nosso ídolo estaria lá, disposto a superar seus limites para conquistar vitórias. Em 1986, eu ainda era uma criança, quando ele, pela primeira vez, levantou a bandeira do Brasil em uma corrida, que aconteceu em Detroit, aqui nos EUA. Foi uma mensagem ao povo brasileiro, que amargava uma derrota no futebol, perdendo para a França na Copa do Mundo. Foi uma mensagem de esperança e amor, mostrando à nação que ele estava lá para confortar nossos corações, garantindo pódios para o Brasil. Vale destacar que também foi uma pequena “provocaçãozinha”, pois membros da equipe dele eram franceses.
Seu legado transcende as pistas de corrida. Ele personificava a busca implacável pela excelência, desafiando os limites do possível a cada curva, a cada volta. Sua paixão pelo esporte era evidente em sua busca incessante pela vitória. O tricampeão mundial (1988, 1990 e 1991) deixou um legado que jamais será esquecido e, até hoje, é um dos ídolos do esporte mais amados pelos brasileiros e por fãs do mundo todo.
Em 1993, quando venceu o GP do Brasil, minha irmã e eu fizemos um acordo de que no próximo ano assistiríamos ao vivo a corrida do nosso ídolo, mas a curva Tamburello, em Imola, na Itália, bloqueou nosso sonho e levou nosso ídolo para sempre. Na hora do acidente, nossa respiração falhou, o coração bateu acelerado e nossos olhos atentos estavam fixados na TV. Ele mexeu a cabeça, nós tivemos um suspiro de alívio, pensamos: "Ele vai ficar bem". Horas mais tarde, a notícia: nosso ídolo, símbolo de determinação, ousadia e comprometimento… não sobreviveu; tinha partido para sempre. Faleceu no dia 1 de Maio, que no Brasil celebramos o Dia do Trabalho... Trinta anos se passaram, mas o amor e a admiração só aumentara.
Seu legado vai além dos roncos dos motores, continua a inspirar corações com sua bravura e fervor. Uma estrela que para sempre ficará na memórias e nos corações daqueles que ainda aceleram ao ritmo de suas conquistas.
Ele usou sua plataforma para causas maiores, para inspirar e motivar milhões em todo o mundo. Sua fundação continuou seu trabalho filantrópico, trazendo esperança e oportunidades para aqueles que mais precisavam.
Além de campeão nas pistas; ele foi um campeão da humanidade. Sua partida deixou uma lacuna no coração de todos os que o admiravam, mas seu espírito continua vivo em cada curva, em cada corrida, em cada vida que ele tocou.
Ayrton permanece como um farol de coragem, determinação e paixão. Seu legado é eterno, uma fonte perene de inspiração para todos nós. Ayrton Senna pode ter partido, mas sua chama nunca se apagará.
Lembramos de você Ayrton Senna do Brasil, com o coração apertado e os olhos cheios de lágrimas, continuamos reconhecendo o quanto de orgulho você deu a uma nação inteira.
Fotos: Reprodução da Internet
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170