Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/05/2024 as 2:00am

Coluna LIza Andrews: Cineasta Premiada em Cannes Ensinará Brasileiros Como Brilhar nas Telas

Em Novembro, acontecerá o treinamento de talentos e a seleção para o festival “Brazilian...


Em Novembro, acontecerá o treinamento de talentos e a seleção para o festival “Brazilian Cell Phone Cinema,” em Nova Iorque. Criado e ministrado pelo diretor de cinema Karl Bardosh, o curso é patrocinado para divulgar a cultura brasileira no exterior, e será gratuito para os participantes. O evento contará com insights fantásticos de grandes profissionais da indústria, como Zoi Florosz, vencedora do prêmio na categoria curta-metragem filmado em celular, esta semana, em Cannes.

Em nossa entrevista na terça-feira, com Zoi ainda no sul da França, esbarrando em celebridades e comemorando sua premiação, perguntei detalhes sobre a Mostra Internacional de Cinema Celular.  “Este festival de cinema acontece dentro da Marche du Film, paralelamente ao Festival de Cinema de Cannes. E existem segmentos temáticos e subcategorias, como por exemplo: mulheres cineastas e causas humanitárias.”

Pedi que a cineasta nos contasse sobre “Time to Say Goodbye” (Hora de Dizer Adeus), seu curta-metragem premiado, e o que a inspirou.

“O filme foca no mistério dos relacionamentos amorosos e dos nossos sentimentos. Foi inspirado na canção italiana Con Te Partiro, que ficou famosa por Andrea Bocelli.”

Aproveitei para tirar uma dúvida comum com a especialista. “Num curta de menos de dez minutos, onde normalmente há pouco ou nenhum diálogo, parece difícil contar uma história. Ainda mais uma sobre sentimentos profundos. Você poderia descrever para os brasileiros interessados em tentar a sorte em Cannes, como foi o seu processo?”

“Eu usei a música como base de inspiração,” disse Zoi. “Queria descobrir que tipo de história imagino quando a ouço. O que sinto. Que tipo de imagens vejo. Resolvi que a história na tela seria sobre uma mulher e um homem que se amam, se procuram, mas podem ou não ficar juntos.”

Zoi Florosz, uma imigrante, residente em Manhattan, é também uma versátil cantora, atriz e dançarina. “Você atua e canta nesse filme, e a fotografia é belíssima,” elogiei. “Como foi a experiência?”

“Maravilhosa. Faço um dueto com o talentoso cantor húngaro, que atualmente reside em Miami, Giovanni Erb Virgil; e a música foi mixada pelo igualmente talentoso, Ali Kerekes, em Budapeste.”

O curta recebeu o prêmio de “Melhor Canção,” e por suas performances, Zoi e Giovanni ganharam “Melhor Atriz” e “Melhor Ator,” na categoria. Parabenizei a multitalentosa cineasta, e perguntei sobre sua participação no workshop do “Brazilian Cell Phone Cinema,” em Nova Iorque.

Como convidada palestrante, Zoi pretende inspirar os brasileiros que desejam iniciar-se na produção de curtas filmados em telefones celulares. Os melhores curtas serão selecionados para serem exibidos — e possivelmente premiados — em maio de 2025, no mesmo Festival em Cannes, onde Zoi recebeu seus prêmios,

Para quem adora a idéia de aprender cinema, mas nunca pegou numa câmera, Zoi afirma que isso é mais comum do que se pensa; e não um fator preocupante. “Nossas experiências pessoais se traduzem nos meios digitais. A paixão e compreensão que alimento pela música e dança me deram uma perspectiva especial sobre como estes podem ser usados para contar histórias na tela.”

Cantora de formação clássica, com estilos que englobam desde ópera até o jazz e o teatro musical, com performances em vários países, Zoi diz, “Quando decidi estudar cinema, esse rico background me deu um olhar único, que cada um de nós desenvolve com suas vivências pessoais e profissionais. Procure a sua e traga-a para os seus filmes.”

Inicialmente, Zoi diz ter se tornado uma cineasta de videoclipes artísticos e sobre dança, criando em seguida, documentários especiais da PBS, e curtas e longas-metragens.

Seu atual currículo abarca cargos em obras cinematográficas como: produtora, diretora, editora e coreógrafa. “Nós imigrantes trazemos um olhar e uma forma de contar histórias que difere da fórmula dos filmes comerciais de Hollywood. Isso cria um diferencial ímpar,” finaliza.

Vencedora também de outros prêmios: “Angel Film Awards,” em  Monaco; “International Film Festival” e “Winter Film Awards, em Nova Iorque; “Bridges International Film Festival” e “Festival Internacional de Cinema,” em Toronto, Zoi certamente sabe do que está falando. Será um privilégio para os brasileiros iniciando nessa arte, ouvirem suas dicas e testemunho.

Informações Sobre Esta Iniciativa Cultural para a Comunidade Brasileira nos E.U.A

  • O curso será presencial, em Manhattan.
  • Acontecerá em Novembro/2024 - Data e horário a divulgar
  • Apenas para Brasileiros. Nenhuma outra restriçã
  • Curso patrocinado para a divulgação internacional do Cinema Brasileiro. Gratuito para os selecionados.
  • Nenhuma experiência prévia necessá Alunos aprenderão a contar histórias relevantes e editá-las para até 5 minutos de filme. Precisam possuir um telefone celular capaz de filmar e instalar os aplicativos de edição de filmes que serão recomendados.
  • Ao fim do curso, um comitê escolherá os melhores curtas para serem exibidos e concorrerem a premiações em Cannes.
  • Para concorrer a uma vaga neste workshop, envie um email para ArteeManhasDaMulher@gmail.com dizendo quem você é, e por que razão gostaria de fazer este curso. Mínimo de um parágrafo. Não há má Título do email: “Vaga Cine Celular.”

Você receberá retorno sobre sua vaga até 30 de SETEMBRO. Boa Sorte!

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News