Publicado em 28/05/2024 as 7:00pm
Perfume, o toque final de elegância
Os perfumes, com maior ou menor elaboração, fizeram parte de todas as culturas e...
Os perfumes, com maior ou menor elaboração, fizeram parte de todas as culturas e civilizações da história, pois o olfato é o sentido que melhor permite a uma pessoa poder reconhecer. Para se ter uma ideia, em comparação com outros sentidos como a visão -com 5 por cento- ou o tato -com apenas 1 por cento- nada menos que 35 por cento das memórias provêm do que se cheira ao redor.
É verdade que os cheiros abrem a porta para poder sentir emoções específicas que ligam com o passado, mas eles também evocam o presente constituindo outra forma de comunicar. Aromas naturais e frutados ou especiarias constituem uma infinita lista de essências capazes de transportar para um mar ou uma floresta, podendo proporcionar sensação de bem-estar e paz ou ativar para um dia de aventura e ação.
O Intrigante Mundo por Trás dos Perfumes
Mas existe, por trás de um perfume, um processo complexo essencial para alcançar ótimos resultados do mesmo jeito que há mil histórias por trás da sua criação. A história do perfume acompanha a história da humanidade testemunhando e influenciando momentos épicos. Os perfumes, desde a antiguidade, são uma marca de distinção, opulência e arma de sedução. Se diz que foi no Egito onde foi criado o primeiro perfume, quando numa mistura de mirra, óleos e flores nasceu a primeira essência cujo uso depois simbolizaria pertencer a círculos de certa influência em níveis elevados. Quando anos depois gregos e romanos tomaram a Pérsia, logo se familiarizaram com as essências levando-as para a Europa. De lá chegaram a Paris e à Hungria, onde combinadas com álcool vieram à luz as primeiras das que hoje se conhecem como perfumes. Até que a começos do século XX François Coty, considerado o pai da perfumaria moderna, lançou os primeiros perfumes com nomes poéticos e embalagens glamorosas, passando a se tornar um item de luxo vendido no mundo todo.
A Evolução dos Perfumes ao Longo do Tempo
O perfume se tornou conceitual com o passar do tempo, adotando e adaptando as características dos estilos de vida. Associados a produtos de barbear, na década de 1930 quando surgiram os primeiros perfumes masculinos; a rebelião, o movimento hippie e a libertação sexual emoldurados pelo patchouli, nos anos 70; até que em 1994, muito adecuado para a época, chegou ao mercado o primeiro perfume unissex. Desde então os perfumes são a mais bela sinfonia da natureza, e como ela sempre mutável e dinâmica. Malbec Eau de Toilette, de O Boticário, é um perfume vínico de qualidade elaborado com álcool vínico envelhecido em barricas de carvalho francês. Completamente diferente de qualquer outra fragrância eau de toilette masculina, ele traz aromas de inspiração francesa e arte brasileira para uma fragrância que agrada ao paladar refinado. Seu charme amadeirado oferece uma fragrância masculina que combina o calor das notas amadeiradas com o conforto do carvalho e da baunilha, tão fascinante que o preço do perfume Malbec fica completamente de lado. E Malbec faz isso exatamente, criando um aroma masculino atemporal, fresco e convidativo, ideal para ocasiões especiais, a noite, um evento ou um encontro romântico. Da família olfativa amadeirada especiada masculina, Malbec foi lançado em 2004. Nas notas de topo estão cedro da virgínia, pimenta, incenso, limão tahiti, tangerina, cassis, limão verdadeiro amalfi, folha de violeta, bergamota e cardamomo. As notas de coração são cedro, patchouli e sândalo. E musgo de carvalho, âmbar, benjoim e almíscar se encarregam das notas de fundo. Feito para homens que estão prontos para deixar sua marca, Malbec, a coleção de colônia masculina mais vendida de O Boticário, é a primeira fragrância do mundo a usar o mesmo processo de envelhecimento utilizado na criação dos melhores vinhos.
As três etapas
Os melhores perfumes são compostos por aproximadamente 50 ingredientes que, dependendo de suas proporções, lhe darão as notas características numa espécie de pirâmide. Começando pelas notas de cabeça, que permanecem por vários minutos e que são fornecidas pelos elementos mais voláteis como as essências com notas cítricas, laranja, limão, tangerina, bergamota e toranja -das mais utilizadas em fragrâncias masculinas e femininas para dar uma liberação fresca. Todas as notas cítricas estão associadas a sensações revigorantes, frescas e limpas.
As que formam o corpo das fragrâncias são as notas do coração, que permanecem por várias horas. Entre elas estão as florais, totalmente essenciais na perfumaria e principalmente utilizadas em fragrâncias femininas mas podendo estar presentes também em alguns perfumes masculinos. O espectro floral é muito amplo, indo desde notas florais vegetais frescas, acordes florais-frutados juvenis, até sofisticados buquês -como jasmim, rosa e violeta- e fragrâncias florais voluptuosas e sensuais -como as flores brancas-. Todas as notas florais estão associadas a sensações de sensualidade, feminilidade e delicadeza. E por último as que carregam os elementos mais remanescentes e pesados, as notas de base, que são as que duram várias horas e até dias. A família amadeirada, com seus variados aromas como as notas secas de cedro, notas opulentas de sândalo, notas terrosas quentes de patchouli e notas esfumaçadas de vetiver são os melhores exemplos das notas de fundo que trazem associadas às sensações de masculinidade, força e sensualidade.