Publicado em 10/06/2024 as 9:00am
Coluna Saúde da Mulher
Lídia Ferreira www.plataformadigitalfeminina.com Prevenção - Câncer do Colo do Útero ...
Lídia Ferreira
www.plataformadigitalfeminina.com
Prevenção - Câncer do Colo do Útero
Assim como vários outros tipos de câncer, um dos maiores desafios para centenas de milhares de mulheres no mundo é identificar os primeiros sintomas além do acesso aos exames preventivos.
No ano de 2022, o câncer do colo do útero fez 350.000 vítimas no mundo, enquanto 650.000 foram surpreendidas com o diagnóstico. Considerado o quarto tipo de câncer que mais mata mulheres, ainda existe muito a ser feito para garantir acesso à prevenção para todas nós, principalmente para mulheres de baixa renda, que são as mais prejudicadas.
O que é o câncer do colo do útero?
O câncer do colo do útero também é conhecido como câncer cervical, que é uma formação de anomalia de células na cérvix, um canal entre o útero e a vagina. A cérvix é uma proteção contra agentes infecciosos, como uma barreira que impede possíveis ataques contra o útero. Outra função importante é facilitar a passagem dos espermatozóides até as tubas uterinas.
Um dos maiores riscos contra a saúde da mulher é o vírus do HPV, o Papilomavírus Humano, que de forma silenciosa, pode comprometer não só a gravidez mas também outros órgãos e tecidos diminuindo as chances de sucesso de tratamento.
O HPV é transmitido durante as relações sexuais devido a exposição a pele ou mucosa infectada, que caso não tratado rapidamente pode desenvolver para o câncer do colo do útero. Apesar de ser a principal causa, o HPV não é o único responsável por esse tipo de câncer. Outros fatores, como obesidade, fumo, histórico familiar e até mesmo o uso de longo período de contraceptivos também estão entre as causas do câncer de colo do útero.
Principais sintomas
Somente através de exames laboratoriais, entre outros, podem determinar a existência tanto do HPV quanto da existência de malignidade de possíveis células cancerígenas. Mas é preciso estar atenta aos sinais e principalmente, manter o teste do HPV de acordo com a orientação médica, assim também, como forma de prevenção a vacina contra o mesmo vírus que deve ser administrada no início da adolescência, principalmente antes da primeira relação sexual.
Para identificar os principais sintomas é necessário conhecer e manter uma conversa franca com o ginecologista. Alguns desses sintomas são:
- Dor e desconforto durante as relações sexuais - sexo é para proporcionar prazer e não provocar dor ou qualquer desconforto, seja físico ou até mesmo emocional;
- Secreção vaginal fora do comum;
- Sangramento ao urinar - caso apresente sangue na urina deve procurar investigar;
- Sangramento após menopausa;
- Descontrole da bexiga;
- Anemia;
- Dor persistente na parte baixa das costas.
A palavra chave e mais importante é a prevenção. Se você está com um ou mais sintomas citados acima, deve agendar uma consulta o quanto antes com o especialista para tirar todas as dúvidas. Além disso, se você tem filhos e filhas entre 9 e 15 anos, converse com o pediatra sobre a vacina contra o HPV. Se cuide.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170