Publicado em 15/06/2024 as 8:00pm
Coluna Liza Andrews: Quem Canta Seus Males Espanta: Viva Melhor com a Terapia Musical
Viver em qualquer cidade grande não é fácil. Mais trânsito, pressão profissional, risco...
Viver em qualquer cidade grande não é fácil. Mais trânsito, pressão profissional, risco de violência. Numa metrópole cosmopolita como Nova Iorque, onde circulam bilhões de dólares por ano, a pressão para tudo—desde cuidar da família e da saúde, até entregar resultados que garantam a segurança do seu emprego —pode ser esmagadora.
No caso dos imigrantes, que acrescentam a este combo, driblar desafios culturais e linguísticos, é comum se ouvir falar de exaustão mental e depressão.
Os médicos, que geralmente atendem em consultas-relâmpago de 15 minutos, não estão equipados para descobrir a razão real do mal-estar de cada indivíduo. Como numa fábrica, para atender mais e com maior rapidez, eles tendem a prescrever para todos os pacientes que reclamam de sintomas parecidos a mesma solução mágica: antidepressivos.
Será que todos nós estressados e ansiosos precisamos disso? Segundo estudos como o NIMH-Clinical Research Branch Collaborative Program on the Psychobiology of Depression, existe a depressão clínica e a circunstancial. A primeira precisa ser medicada, enquanto que a segunda tem a possibilidade de se reverter, inteira ou parcialmente, com mudanças no estilo de vida.
Algumas maneiras naturais de se atenuar as tristezas e a exaustão do dia-a-dia são: a prática de exercícios físicos, bom sono e uma alimentação nutritiva (sim, há indícios que a má nutrição cause depressão.) Mas entrevistei um especialista em terapia musical que explica o efeito da música no corpo e mente humanos, e como esta alternativa pode aumentar seu nível de felicidade geral.
Charles Albert Gomes é professor de canto e coach vocal, com alunos no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Canadá. Segundo o especialista, a música ouvida possui um efeito calmante ou positivamente estimulante. Em entrevista recente, na MNN TV americana, Charles sugeriu que não esperássemos pelos dias ruins. “Façam diferentes playlists com músicas que te acalmem, alegrem e animem para exercitar. Assim, quando o nervosismo, o baixo-astral, ou até mesmo a preguiça de ir para academia baixarem, você encontrará em suas seleções musicais verdadeiras aliadas.”
Na experiência do professor, quando se tenta cantar, o envolvimento —e os resultados positivos—são ainda maiores do que quando apenas ouvimos nossas canções favoritas. “Quem canta seus males espanta,” afirma ele, convicto de que há grande verdade por trás do ditado popular.
Estudos acadêmicos e empíricos concordam que uma das principais vantagens do canto para a saúde mental é o alívio do estresse. Quando cantamos, nosso corpo libera endorfinas, substâncias químicas responsáveis por promover sensações de prazer e bem-estar. Isso ajuda a reduzir os níveis de ansiedade, proporcionando alívio muscular e cerebral.
No campo emocional, o canto pode melhorar a autoestima e a autoconfiança. Ao cantar, nos conectamos com nossa voz interior e expressamos nossas emoções de forma autêntica. O canto também pode ser uma forma de autoexpressão e empoderamento. Algumas pessoas relatam se sentirem mais assertivas e engajadas cantando; outras, mais estimuladas, explorando uma faceta “artística” antes desconhecida.
O professor Charles enfatiza outro aspecto importante. “Já tive muitos alunos que melhoraram consideravelmente seu grau de felicidade e disposição para encarar a vida ao se engajarem não apenas no canto, mas na socialização que o canto pode trazer.”
Cantar em grupo, num coral ou numa aula, cria laços sociais e fortalece o senso de comunidade. Tal conexão pode levar a uma maior sensação de pertencimento e redução da solidão. O canto em grupo também estimula a cooperação e a colaboração, promovendo um ambiente de apoio mútuo.
Outro uso terapêutico do canto é como forma de expressão emocional; uma maneira de lidar com traumas e dificuldades não facilmente verbalizadas. Se cantar tornar-se um veículo para liberar emoções reprimidas, ele será uma preciosa ferramenta na cura de feridas emocionais.
Finalmente, o canto pode melhorar a concentração e a memória. Principalmente pessoas acima de sessenta anos deveriam cantar com frequência. Esta atividade, além de demandar vigor dos pulmões e dos músculos abdominais —o que é excelente na terceira idade— requer alto nível de atenção e foco. Quando estamos cantando, precisamos estar presentes no momento e prestar atenção às notas, à melodia e à letra da música. A concentração intensa requerida nesse processo ajuda a exercitar a mente e fortalece nossa capacidade de concentração.”
O canto também envolve coordenação entre a mente, o corpo e a voz. Para cantar corretamente, é necessário controlar a respiração, a postura e a articulação das palavras. Essa coordenação entre diferentes habilidades motoras e mentais estimula o cérebro, e contribui para o desenvolvimento da memória. Ao praticar o canto regularmente, estamos constantemente repetindo melodias e palavras. Essa repetição fortalece as conexões neurais e facilita que lembremos de outras informações no futuro.
É claro que cada indivíduo possui suas próprias habilidades e características cognitivas e os benefícios de qualquer terapia —especialmente as alternativas—irá variar. De maneira geral, o canto oferece uma oportunidade de exercitar a mente, estimular o cérebro e desenvolver habilidades cognitivas importantes. Ao praticá-lo com regularidade—em aulas ou cantarolando no chuveiro— podemos desfrutar de todos os benefícios físicos e emocionais que essa divertida atividade tem a oferecer.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170