Publicado em 10/07/2024 as 2:30am
Coluna Claudia Cataldi: Beleza ou Morte!
A exemplo da frase proferida por Dom Pedro em 1822, que não nos deixou opção, senão a...
A exemplo da frase proferida por Dom Pedro em 1822, que não nos deixou opção, senão a Independência, temos visto a obsessão pela beleza tomar vulto similar. Quem não conhece ou pelo menos já não leu a respeito de alguém cheio de planos, saúde e vida, que no afã da eterna juventude, foi em busca de um procedimento estético e, não tomando os devidos cuidados em sua escolha, morreu?
Obsessão, segundo definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é perturbação mental, preocupação constante e excessiva com uma ideia...
Belos, todos queremos ser. O problema só acontece quando se deixa de aceitar a inexorabilidade: o tempo passa para todos.
Prometo, todos. Sem exceção.
Temos visto pessoas literalmente deformadas, com lábios inflados, como se tivessem sido cheios pela bombinha de encher pneus de bicicleta, cuja dona, segue voltando ao consultório a pedir mais e mais para manter um aspecto jovial. E via de regra, quem já atingiu esse patamar, acresce cílios postiços imensos, dignos de fazer inveja até a Maga Patológica, a feiticeira personagem arqui-inimiga do Tio Patinhas.
Ora! Na busca da beleza eterna, encontram justamente o contrário, caracterizando outros aspectos ainda não abordados, como a insegurança e a falta de autoestima.
Claro que a sociedade, com sua ditadura de aparência atual, impõe padrões de beleza inalcançáveis, que em muito contribuem para que os menos satisfeitos busquem procedimentos que prometem soluções mágicas. Mas, até que ponto vale a pena arriscar a saúde em nome da beleza?
E para seguirmos com os exemplos dos nossos personagens infantis, podemos traçar um paralelo com os contos de fadas. No desejo de ser a mais bela de todas, a Rainha Má de "Branca de Neve" foi ao extremo para eliminar sua concorrência. Da mesma forma, na vida real, a busca pela perfeição estética pode levar a comportamentos destrutivos, como transtornos alimentares, uso de substâncias perigosas e cirurgias desnecessárias. A perseguição por um ideal inatingível pode transformar uma jornada pelo belo em uma corrida cujo fim será a eternidade...
Claudia Cataldi é Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, apresentadora de tv e Especialista em Governança e Compliance