Publicado em 15/07/2024 as 1:00pm
Coluna Esportes: BOTAFOGO NA LUTA PELO TÍTULO
Com convincentes 3 a 0 sobre o Atlético Mineiro, no Rio, no último domingo, dia 7 de...
Com convincentes 3 a 0 sobre o Atlético Mineiro, no Rio, no último domingo, dia 7 de julho, com gols de Luiz Henrique, Cuaibano e Savarino, o Botafogo deu nova demonstração de que é realmente um forte candidato ao título brasileiro que lhe escapou em 2023. Com o resultado, chegou aos 30 pontos, um atrás do líder Flamengo – que empatou com o Cuiabá, no sábado, no Rio - e está igual ao Palmeiras, que bateu o Bahia por 2 a 0 no fim de semana. O São Paulo – que no sábado superou o Bragantino por 2 a 0 - e o Bahia, com 27 pontos, cada, fecham o dominante top 5 do Brasileirão.
Números à parte, o Botafogo do técnico Artur Jorge vem mostrando um futebol vistoso no atraque, combinado à solidez defensiva. Uma das estrelas do elenco é Luiz Henrique, cuja contratação em fevereiro custou 20 milhões de euros, ou cerca de R$ 106,6 milhões, na cotação da época. No domingo, coube ao camisa 7 assinalar o primeiro gol do triunfo sobre o Atlético Mineiro.
“Teve esse treinamento ontem para chutar de fora da área, os atacantes fizeram isso, eu, Júnior Santos, Tiquinho, Eduardo… Graças a Deus pude ser feliz nessa batida bem linda – afirmou, ao comentar seu quarto gol pelo Botafogo na temporada.
Para o técnico Artur Jorge, o gol de Luiz Henrique abriu o caminho para uma vitória sobre um dos times que vinha sendo considerado um dos favoritos ao título no começo da temporada:
“Luiz Henrique fez um bonito gol, que abriu o jogo. Materializou a nossa superioridade. Quando consegue finalizar, ele tem sempre essa possibilidade de fazer belos gols.”
No Brasileirão de 2023, o Botafogo teve uma campanha fantástica no primeiro turno. Terminou o turno com 47 pontos contra 34 do Grêmio. Entretanto, acabou perdendo o título na reta final do returno. Foi superado pelo Palmeiras, que terminou sendo o bicampeão, e acabou em quinto, atrás de Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro e Flamengo. A decepção da vibrante torcida alvinegra foi enorme. Mas agora, a equipe parece sólida o suficiente para superar os rivais e levar a taça. Portanto, imaginar uma festa alvinegra no fim do ano não é absurdo, mesmo diante de rivais com elencos mais valiosos, como os de Flamengo e Palmeiras, por exemplo.
Se o Botafogo vai realmente bem, um de seus coirmãos cariocas, o Fluminense, continua muito mal. Na lanterna, em 20o lugar, com apenas 7 pontos. O Corinthians é o 17o, com 12, Grêmio e Atlético Goianiense têm 11. O Fluminense é uma grande incógnita. Como pode estar tão mal um elenco campeão da Libertadores da América em novembro, da Recopa Sul-Americana, em março, e já classificado para a próxima fase da Libertadores-2024, em maio?
Em meio à crise técnica, a diretoria tricolor fez o que todos os clubes brasileiros fazem. Demitiu o então treinador, Fernando Diniz, que liderou o grupo nas conquistas da Libertadores e da Recopa. O novo técnico é o experiente Mano Menezes, que dirigiu a seleção brasileira entre 2010 e 2012 e na conquista do ouro olímpico em Londres-2012. Em dois jogos sob seu comando, contra o Internacional, no Maracanã (1 a 1), e o Fortaleza (derrota por 1 a 0), no Castelão, Mano buscou escalar um time mais jovem que o de Diniz e o interino Marcão. Entretanto, os resultados ainda não vieram. As duas próximas partidas serão também fora de casa, contra Criciúma e Cuiabá, antes de voltar a jogar no Maracanã, contra o Palmeiras na 19a e última rodada do primeiro turno.
“Vamos jogo a jogo. Os jogos todos têm um caráter extremamente decisivo. Vamos jogar dois e depois temos uma parada de dez dias que vai ser muito valiosa. Vamos nos dois jogos com o mesmo pensamento de hoje. Não temos que pensar em depois, temos que fazer ponto em todos os jogos, ter essa ambição de equipe. O comportamento que o time mostrou hoje na disputa de jogo é um bom indício do que vamos ser fora. Vai ser difícil para gente e também vai passar a ser difícil para os outros”, declarou Mano Menezes.
Outros resultados: Juventude 3 x 0 Grêmio; Cruzeiro 3 x 0 Corinthians; Vitória 2 x 1 Criciúma; Atlético-GO 1 x 2 Athlético-PR; Internacional 1 x 2 Vasco.
Legenda Foto 01
Foto divulgada no site do Borafogo
VINÍCIUS JÚNIOR E O PEDIDO DE DESCULPAS
A seleção brasileira está digerindo o sabor amargo da eliminação nas quartas de final da Copa América, na derrota para o Uruguai, nos pênaltis, por 4 a 2, depois de um empate sem gols, no sábado, dia 6. Astro da equipe e candidato a ser eleito o Melhor Jogador do mundo na atual temporada, o atacante Vinícius Júnior - que desfalcou a seleção por estar suspenso com dois cartões amarelos – usou as redes sociais para pedir desculpas à torcida verde e amarela.
“Falhei ao tomar dois cartões amarelos evitáveis. Novamente assisti à eliminação do lado de fora. Mas, dessa vez, por culpa minha. Peço desculpas por isso. Sei ouvir as críticas e as mais duras, acreditem, vêm de dentro de casa. Minha trajetória na seleção, felizmente, está só começando. Ao lado dos meus companheiros, terei chance de recolocar nossa Seleção no lugar que merece”, escreveu o craque em seu Instagram nesta terça, dia 9.
Vinícius Júnior foi punido com o segundo amarelo no jogo com a Colômbia (1 a 1), pela fase de grupos, ao dar com a mão no rosto de James Rodriguez, logo aos seis minutos de jogo. O primeiro cartão amarelo havia saído na rodada anterior, contra o Paraguai, por reclamação, aos 38 do segundo tempo.
O técnico Dorival Júnior, por sua vez, deu uma entrevista exclusiva ao site Globoesporte.com, no qual fez um balanço da participação brasileira na Copa América. Segundo ele, o futebol brasileiro vem enfrentando alguns anos difíceis:
“Não acontece do dia para a noite. Eu acho que nós tivemos aí alguns anos bem complicados. Os últimos fizeram com que nós tivéssemos algumas dificuldades. É o momento em que chegamos a uma apresentação logo em seguida, dois compromissos muito difíceis, com Inglaterra e Espanha. Logo em seguida, um período de observações contínuos, com campeonatos no Brasil e fora dele. Isso tudo é um processo. Às vezes, as pessoas não entendem o que é o processo ou os processos dentro do futebol.”
Passada essa eliminação, a equipe nacional vai virar a chave para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A seleção brasileira está em sexto lugar, e somente seis times conquistam a vaga direta para a competição. Em setembro, a tabela prevê os duelos com Equador, em cidade brasileira a ser escolhida, e no Paraguai, fora de casa. A expectativa é que até lá Neymar – em recuperação de lesão nos ligamentos do joelho esquerdo - já tenha se recuperado e esteja à disposição do treinador.
“Olha, é tudo que nós estamos trabalhando. Para que o protagonismo se divida. Estamos procurando fazer com que todos nós chamemos um pouco mais da responsabilidade para que ali na frente o Neymar possa complementar ou completar tudo isso. Nós precisamos fazer com que o Neymar tenha tranquilidade para poder jogar dentro das suas melhores condições. Que ele busque ser mais uma peça, naturalmente, porque é um jogador muito importante, diferenciado, acima da média”, enfatizou Dorival.
Para esta futura seleção, ele acredita que um companheiro importa para Neymar será o meia-atacante palmeirense Estevão, vendido recentemente para o Chelsea.
“O Estevão é um menino que no momento da convocação ainda não era titular da Sociedade Esportiva Palmeiras, hoje já vive um momento diferente. Todos serão observados, todo jogador brasileiro, em qualquer parte do mundo, vem sendo observado”, anunciou, antes de concluir:
“Nós não paramos. Esse trabalho é um trabalho contínuo. É um trabalho delicado, minucioso, para que ele não erre. Eu acho que a maioria dos jogadores que foram convocados aí tiveram a aceitação de um modo do público. Nós estamos sendo bem criteriosos em tudo isso. Saímos de uma Copa América fortalecido, eu garanto isso.”
Legenda foto 02
Foto divulgada no Instagram de Viny Jr
ALISON LIDERA LIGA DIAMANTE
O brasileiro Alison dos Santos conquistou neste domingo, dia 7 de julho, mais uma vitória na Diamond League (Liga Diamante), o principal circuito mundial do atletismo. A menos de um mês para o início das Olimpíadas de Paris, o campeão mundial de 2022 e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 (disputadas em 2021, devido à pandemia do coronavírus) venceu os 400m com barreiras da etapa da capital francesa, no Estádio Sébastien Charléty, no tempo de 47s78.
Em segundo, ficou o estoniano Rasmus Mägi (47s95) e em terceiro, o jamaicano Malik James-King (48s37). Piu, como é conhecido o medalhista olímpico, se manteve invicto em 2024 na sua principal prova com o quarto triunfos em etapas da Diamond League.
"Fizemos uma corrida sólida hoje. O tempo pode ser melhorado, mas estamos no caminho certo para continuar trabalhando para o que vem pela frente. Estou feliz por ter conseguido executar hoje o que temos treinado", comemorou Alison. "Vencer aqui [em Paris] aumenta a confiança para os Jogos. Tenho dosado ao longo da prova para poder finalizar forte. A única coisa que me impede de ir bem nas Olimpíadas é não descansar o suficiente. Temos feito todo o trabalho, agora preciso ter paciência para ver os resultados chegando".
Este é o quarto triunfo na Diamond League neste ano, nas quatro em que esteve presente. Antes, Piu havia vencido em Doha (Qatar), Oslo (Noruega) e Estocolmo (Suécia). Ele não correu apenas em Eugene, nos EUA, em maio. Seu próximo compromisso no torneio será na etapa do Principado de Mônaco, dia 12 de julho, quando irá duelar novamente com o norueguês Karsten Warholm, atual campeão olímpico.
Alison tem a segunda melhor marca do mundo nesta temporada, com os 46s63 que lhe renderam a vitória na etapa de Oslo da Diamond League, superando o norueguês Warholm. O americano Rai Benjamin é o líder do ranking com os 46s46 da seletiva olímpica dos Estados Unidos. Os três medalhistas dos Jogos de Tóquio são os favoritos ao pódio também nas Olimpíadas de Paris. A classificatória masculina dos 400m com barreiras de Paris está programada para o dia 5 de agosto. As semifinais estão programadas para 7 de agosto (quarta-feira) e a final está agendada para 9 de agosto (sexta-feira).
TOQUE DE BOLA
NEYMAR - Em visita a uma loja do seu clube Al-Hilal, da Arabia Saudita, nesta segunda, dia 8, Neymar autografou 60 camisas do time saudita, que foram colocadas à venda por valores entre 2.500 e 5.500 Rial saudita, que corresponde a R$ 3.600 e R$ 8.020 (no câmbio atual). O jogador assinou 20 camisas azuis, 20 brancas e 20 pretas. De acordo com o clube, a camisa número 10 das três cores será a mais cara, custando pouco mais de 8 mil reais, seguida da primeira camisa de cada cor, que custará 3.500 Ryal Saudita (R$ 5.100).
LA EM MINAS
CRUZEIRO - O apoiador Lucas Silva será desfalque do Cruzeiro para o jogo contra o Grêmio, nesta quarta-feira, dia 10, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória de 3 a 0 sobre o Corinthians no último domingo, dia 7, no Mineirão. Com a suspensão automática de Lucas Silva, Ramiro e Filipe Machado são as opções mais prováveis para compor o meio de campo. O triunfo sobre os corintianos foi o sexto do Cruzeiro como mandante no Campeonato Brasileiro – 100% de aproveitamento – e com isso, o time subiu para a sétima posição da tabela, com 23 pontos.
ATLETICO - Em má fase, o Atlético levou gols em todos os últimos 10 jogos da equipe no Campeonato Brasileiro. A marca negativa deixou o clube com a terceira pior defesa da Série A, com 23 gols sofridos, ao lado do Fluminense e à frente apenas de Vitória (24) e Vasco (26). No último domingo, dia 7, perdeu para o Botafogo por 3 a 0, no Rio. Em partidas anteriores, levou quatro gols de Palmeiras (4 a 0), Vitória (4 a 2) e Flamengo (4 a 2), na sequência. O Galo é o 12º colocado, com 18 pontos. Nesta quinta-feira à noite, o alvinegro vai receber o São Paulo.
AMERICA - O América é o melhor mandante em pontos da Série B do Campeonato Brasileiro. Quase todos os pontos conquistados pelo Coelho foram em casa. No fim de semana, contra o Operário, no Independência, os 2 a 0 fizeram o time chegar aos 25 pontos, 20 dos quais ganhos em Belo Horizonte. Vice-líder na tabela, a equipe alviverde não perdeu em casa. Dos oito jogos em casa, o Coelho venceu seis e empatou dois., com 14 gols a favor e quatro contra.