Publicado em 15/07/2024 as 5:30am
Coluna Mulher Brasileira: "Amanhã teremos a clínica do MassHealth no GMB. Aproveite!
Celebração da carteira de motorista O GMB celebra o primeiro ano da entrada em...
O GMB celebra o primeiro ano da entrada em vigor da lei da carteira de motorista!
Amanhã, no GMB, estaremos disponíveis para discutir os planos de saúde do MassHealth. Também podemos ajudar com a obtenção da carteira de motorista e traduções. Entre em contato pelo WhatsApp 617-202-5775
No último dia 8 de julho, comemoramos o primeiro aniversário da lei da carteira de motorista para todos os residentes do Estado de Massachusetts. Apesar do calor intenso, um grupo entusiasmado de pessoas, incluindo legisladores, líderes comunitários, trabalhadoras e trabalhadores, compareceu à State House para celebrar essa data histórica. Parabéns à comunidade imigrante do estado por essa conquista importante e justa, que promove o bem-estar, a mobilidade e contribui para a saúde mental das nossas comunidades.
Vale lembrar os números: Em dezembro passado, quando a lei completou seis meses de existência, o Departamento de Trânsito (RMV) divulgou ter emitido 88.077 permissões para dirigir, 51.850 novas carteiras e 32.739 transferências. Isso representou um aumento de 243% nas permissões e 116% nas novas carteiras em relação ao mesmo período de 2022. Nos primeiros 12 meses de vigência da lei, o RMV emitiu 180.992 permissões, 125.775 novas carteiras e 53.559 carteiras transferidas de outros estados, o que significa um aumento de 163% nas permissões e 133% nas novas carteiras.
As próximas perguntas são: Quanto o estado lucrou com esta lei? O número de acidentes de carro com imigrantes diminuiu? As pessoas estão dirigindo com mais segurança, uma vez que não precisam mais temer serem paradas pela polícia e entregues à imigração? Estamos aguardando que o Estado e o RMV forneçam esses dados.
Carteira de Motorista e MassHealth:
Continuamos ajudando com o agendamento para obtenção da carteira de motorista, tradução de documentos e com os planos de saúde do MassHealth. Entre em contato pelo WhatsApp se precisar de nossa ajuda: 617-202-5775. Neste sábado, dia 13 de julho, estaremos no Grupo Mulher Brasileira das 11h às 14h para fornecer informações sobre seguro de saúde, agendar a obtenção da carteira de motorista e responder outras dúvidas que possa ter. Apareça!
Direitos Trabalhistas:
O Grupo Mulher Brasileira oferecerá treinamentos sobre as leis trabalhistas e os direitos das trabalhadoras domésticas. Trabalhadoras e trabalhadores têm direitos independentemente de seu status imigratório. É importante que nossa comunidade entenda que as leis aqui existem para beneficiar a classe trabalhadora. As autoridades trabalhistas estão empenhadas em impedir e punir o roubo de salários, horas extras, assédio e exploração no local de trabalho. O Grupo Mulher Brasileira iniciará treinamentos e clínicas para que trabalhadoras e trabalhadores tenham um espaço confidencial e privado para trazer seus casos e queixas.
Outro assunto abordado nos treinamentos é o seguro por compensação, que garante aos trabalhadores o recebimento de 60% de seu salário caso sofram acidentes de trabalho. Muitos trabalhadores da construção e trabalhadoras domésticas se acidentam sem relatar que foi no trabalho ao hospital. Este seguro foi criado pelo governo federal para garantir uma renda às famílias caso o provedor sofra um acidente. Trabalhadoras e trabalhadores não devem abrir mão desse benefício, que é pago pelo governo. Informe-se com o Grupo Mulher Brasileira pelo WhatsApp 617-202-5775.
Treinamento para Housecleaners:
O Grupo Mulher Brasileira está inscrevendo trabalhadoras domésticas para um treinamento na Cooperativa de Mulheres Vida Verde. O treinamento terá duração de quatro a seis meses, com reuniões semanais e oferecerá suporte financeiro às participantes. As housecleaners interessadas devem enviar mensagem via WhatsApp para 617-202-5775.
Festival da Independência:
O 29º Festival da Independência do Brasil em Boston ocorrerá este ano de 3 a 8 de setembro. O evento ao ar livre será no domingo, dia 8, das 13h às 17h. O Grupo Mulher Brasileira e a comissão organizadora estão buscando brasileiras e brasileiros interessados em vender comida, ter mesas de informação e artesanato, e músicos para se apresentar. Entre em contato pelo WhatsApp 617-202-5775.